Jump to content

Olho machucado [Periquito]


Pedro Linhaus

Posts Recomendados

Bem, sei que o fórum é voltado para as calopsitas mas vim aqui correndo para pedir ajuda pro meu Periquito. Abaixo está a história completa, a pergunta é a parte em negrito.

Eu tenho 5 periquitos, 2 fêmeas e 3 machos. Eu decidi separa-los em gaiolas para cada sexo, pois vi em uns vídeos e posts em alguns fóruns que até podia.
Tudo estava correndo muito bem, eu fiz isso em maio por ai, pois todos eles são família, e eu queria evitar o incesto entre os periquitos (Quando a família estava junta eles estavam começando a formar casais). Enfim, duraram muitos meses bem, os machos estavam bem parceiros, até que no ultimo dia 19, eles brigaram e o pai (Periquito mais velho) acabou co mo olho machucado, eu lavei com soro, e depois joguei um pouco de Água de sal com um pouco de vinagre, para desinfectar e ajudar a cicatrizar,  machucado foi feio porém ele não chegou a ficar cego, e logo eles voltaram a ficar em paz, tentei encontrar alguma gaiola para separa-los mas não consegui, dois dias depois, quando já estava cicatrizando e o pai já conseguia ver, eu fui verificar como estavam, e eles haviam brigado NOVAMENTE, o machucado estava aberto de novo e percebi que o Pai havia sido cegado, cacei uma gaiola antiga, limpei a gaiola e logo separei, fiz o mesmo procedimento antes feito e ele ficou bem, durante os cuidados com o machucado eu percebi que ele abriu o olho, que estava em perfeito estado. 

Hoje ele está melhor mas percebi que ele não abriu o olho desde quando eu troquei ele de gaiola. Acho e tenho quase certeza que ele ficou cego de vez.
Fiquei sabendo que há uma espécie de colírio que pode faze-lo recuperar a visão (Vi em um post de fórum) e tb vi que tem Cirurgia para isso. Queria saber se é verdade, se essas histórias são verdadeiras, eu consigo fazer com que meu periquito volte a ver? 

Se puderem ajudar, obrigado desde já!


Nota: Apenas um olho foi machucado, o outro está em perfeito estado.
 

Editado por Pedro Linhaus
Adição de Nota e Tag.
Link para compartilhar
Share on other sites

Em 24/07/2018 at 15:24, Pedro Linhaus disse:

Bem, sei que o fórum é voltado para as calopsitas mas vim aqui correndo para pedir ajuda pro meu Periquito. Abaixo está a história completa, a pergunta é a parte em negrito.

Eu tenho 5 periquitos, 2 fêmeas e 3 machos. Eu decidi separa-los em gaiolas para cada sexo, pois vi em uns vídeos e posts em alguns fóruns que até podia.
Tudo estava correndo muito bem, eu fiz isso em maio por ai, pois todos eles são família, e eu queria evitar o incesto entre os periquitos (Quando a família estava junta eles estavam começando a formar casais). Enfim, duraram muitos meses bem, os machos estavam bem parceiros, até que no ultimo dia 19, eles brigaram e o pai (Periquito mais velho) acabou co mo olho machucado, eu lavei com soro, e depois joguei um pouco de Água de sal com um pouco de vinagre, para desinfectar e ajudar a cicatrizar,  machucado foi feio porém ele não chegou a ficar cego, e logo eles voltaram a ficar em paz, tentei encontrar alguma gaiola para separa-los mas não consegui, dois dias depois, quando já estava cicatrizando e o pai já conseguia ver, eu fui verificar como estavam, e eles haviam brigado NOVAMENTE, o machucado estava aberto de novo e percebi que o Pai havia sido cegado, cacei uma gaiola antiga, limpei a gaiola e logo separei, fiz o mesmo procedimento antes feito e ele ficou bem, durante os cuidados com o machucado eu percebi que ele abriu o olho, que estava em perfeito estado. 

Hoje ele está melhor mas percebi que ele não abriu o olho desde quando eu troquei ele de gaiola. Acho e tenho quase certeza que ele ficou cego de vez.
Fiquei sabendo que há uma espécie de colírio que pode faze-lo recuperar a visão (Vi em um post de fórum) e tb vi que tem Cirurgia para isso. Queria saber se é verdade, se essas histórias são verdadeiras, eu consigo fazer com que meu periquito volte a ver? 

Se puderem ajudar, obrigado desde já!


Nota: Apenas um olho foi machucado, o outro está em perfeito estado.
 

Pedro, infelizmente quando cega, não há maneira de voltar a enxergar. Nunca passe nada além de soro fisiológico na região dos olhos. Sal e vinagre acabam cegando a ave também. Nem em humanos usamos isso!. Pensa sempre na ave como se fosse você. Olhos são compostos por partes muito delicadas. Se estão brigando, separe. Coloque em outra gaiola com um periquito que não brigue com ele. Melhor ficar triste na adaptação do que cego. Sinto muito. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Não usarei mais Vinagre e Sal, porém, eu acabei tratando ele com isso, graças a Deus ele voltou a enxergar, com 5 dias de tratamento caseiro ele abriu os olhos, em 2 semanas o ferimento secou e curou, hoje, as penas já estão quase totalmente nascida se ele voltou a ver, mesmo assim, obrigado pela dica, já separei de gaiola e procurei não brigar com nenhum dos dois. Obrigadão e abraços! :D

Editado por Pedro Linhaus
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 10 months later...
5 horas atrás, Mariez disse:

Olá gostaria de saber se ele ficou fraco quando tava machucado. O meu brigou tbm é esta na msm situação é ele tá mto fraco só quer ficar escondido na minha mão

Leve no veterinário.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Mariez disse:

Olá gostaria de saber se ele ficou fraco quando tava machucado. O meu brigou tbm é esta na msm situação é ele tá mto fraco só quer ficar escondido na minha mão

Olha, o meu ficou meio amoado por um tempinho, ele n procurou água nem comida, só ficava no poleiro. Aproximei as vasilhas de água e comida e ele bebeu e comeu um pouco. No outro dia ele já estava mais ativo.

 

Mas bem, se vc perceber que ele está muito mal e se vc tiver condições, o mais recomendado é levar ao veterinário

Segue alguns cuidados que tive com o meu:

Deixei bastante comida e água a disposição.

Espreiava 2x no dia uma mistura de água, vinagre e sal no ferimento.

Dei 1 gota de dipirona na água pra passar a dor.

 

Sei que esse método não é o mais seguro pra saúde dele mas em algumas semanas o olho já tinha cicatrizado e aberto novamente.

Sempre considere levar ao veterinário, se possível.

Espero ter ajudado!

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 11 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...