Jump to content

Calopsita com comportamento estranho


Leonardo_Bispo

Posts Recomendados

Boa Noite, Meu nome é Leonardo e faz 16 dias que eu ganhei uma Calopsita Silvestre fêmea, e eu vim aqui para pedir ajuda, informações, orientações sobre um acontecimento com minha calopsita que está me deixando um tanto quanto preocupado, explicarei a situação toda do começo, espero que não se incomodem pelo tamanho da explicação; bom vamos lá

    Eu moro no Rio de Janeiro e o unico lugar perto de minha casa para comprar uma calopsita é na Feira de Duque de Caxias, pois onde moro praticamente não tem criadouro de aves; lá eu comprei minha primeira calopsita, como já disse, uma calopsita silvestre fêmea, com aparentemente 3 meses de vida (ainda tem mancha marrom no bico e penas não completas). Já faz 16 dias que ela está comigo; o problema é que desde o dia 30/07 (dia em que começou uma frente fria aqui no Rio de Janeiro) ela está meio triste, fica no fundo da gaiola ou no puleiro dormindo o dia inteiro, encorujada, não quer brincar com os brinquedos que fiz pra ela (brinquedos esses que ela adorou desde o primeiro dia que ela brincou); e antes do dia 30/07 ela estava muito feliz brincando, piando, se divertindo com os brinquedos dela, eu estava levando ela para tomar banho de sol e quando ela via a calopsita da minha vizinha ela ficava gritando praticamente, durante essa semana não levei ela para tomar banho de sol porquê pra quem não sabe, quando chega uma frente fria no Rio de Janeiro, o sol não aparece nem com uma reza e dez louvores juntos, então, já viram como é né? VOLTANDO AO ASSUNTO ANTERIOR, ela estava muito feliz, como toda calopsita é, e desde o dia 30/07 ela so quer dormir, e dormir, aparentemente ela não esta doente, as excretas estão normais (uma parte verde, outra parte de urato e outra parte de água), os olhos dela não estão lacrimejando, respiração aparentemente normal sem nenhum chiado e está se alimentando e bebendo água, o problema é que ela essa semana não quis fazer nada, só quis praticamente comer, beber água, dormir e cagar, eu ja tentei dar papinha a ela, ela aceita a papinha o problema é que quando ela come a papa, suas excretas saem amarelas (o que no caso eu acho normal, pois a papa é amarela) e sai misturada com a parte branca e a urina e também ela fica fazendo um piado como se fosse um filhote de calopsita pedindo comida/papinha só que com pequenos intervalos entre os piados. Isso tem haver com a mudança climática? isso é manha? é uma fase que toda calopsita tem em época de frio? ela pode estar com alguma doença grave? Desde já agradeço a atenção de todos, qualquer informação, opinião, ajuda, dica é muito bem vinda, deixarei 4 fotos e 1 video linkados pelo Imgur aqui nesse topico, se puderem analisar ficarei muito feliz e agradecido pois esse é meu primeiro contato com calopsita, um abraço a todos  

Fotos e Videos: https://imgur.com/a/6S2TU0F

Link para compartilhar
Share on other sites

O clima ta frio e onde ela ta tem vento? Pode ser isso.

Maas....vindo de onde veio, uma feira que geralmente vendem calopsitas em condições ruins, pode ser que ela esteja doente e só apresentou sintomas agora. Eu levaria no veterinário pra ontem.

Link para compartilhar
Share on other sites

O problema, amigo, é que perto de minha casa não existe nenhum veterinário para aves ai já viu né? e também onde ela fica quase não bate vento, só quando tá muito frio mesmo. Hoje apareceu um solzinho aqui onde moro ai eu levei ela pra tomar sol, ela melhorou um pouco o ânimo mas o barulho de um filhote pedindo papa continua

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom levar ela em um veterinário de aves, é sempre a melhor opção mesmo.

Mas eu notei o jornal na gaiola, o jornal é tóxico por causa da tinta e pode matar, então troque por papel toalha ou folha sulfite... qualquer papel/folha sem tintas. Outra coisa, você tem certeza que ela come bem sozinha? Talvez seja bom continuar dando a papinha, pelo menos um pouco, ela me parece novinha ainda.

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite Christina, é isso que estou fazendo, estou continuando a dar papa para ela, pois ela só consegue comer 3 coisas: painço, canjiquinha (milho picado em outras regiões) e alpiste, acho que por mais uns 1 mês e meio ou até menos, darei papa para ela, e também estou pensando em dar farinhada, pois sei que é muito bom para aves (sendo pássaros de bico torto ou não). E pelo oque eu vejo o jornal não é muito o problema pois ela não come o jornal nem fica roendo, porém, para tirar minhas duvidas.... amanhã substituirei o jornal por folha branca, pois nunca se sabe né. Para ela e todas as outras aves que tenho estou dando vermifugo (hoje foi o ultimo dia) e depois de 1 semana darei sulfato ferroso (suplemento vitamínico) da linha avitrin, pois ele tem muitas vitaminas que podem estar faltando para ela e minhas outras aves serem um tanto quanto saudáveis.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 months later...

Bom dia Leonardo,

tenho duas calopsitas e uma delas é portadora de micoplasma. Talvez sua fêmea seja portadora  e por isto muito sensível a mudanças de tempo, por isto, você deve dar um antibiótico dissolvido na água de 6 em 6 meses para reforçar seu sistema imunológico se for o caso. Eu utilizei o Tylotrat gotas, 10 gotas a cada 50 ml durante 4 dias. Mas deve existir um veterinário especializado em silvestres próximo de você afinal Caxias sempre foi um local de venda de aves. É bom ir logo pois se for mais grave deve até tomar azitromicina. O meu macho teve que tomar porque já estava com chiado. O seu veterinário deve sempre escutar a respiração da sua ave com estetoscópio. Aliás quero saber se ela está bem.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...