Jump to content

Reprodução, filhotes, cuidados, mutação


Napuglielli

Posts Recomendados

Olá, sou nova por aqui, e estou com dúvidas enormes! Enfim, eu tenho um casal de calopsitas, adquiri a fêmea antes do macho, uns 4meses depois mais ou menos adquiri o macho, a fêmea é uma Lutino e o macho Albino, recentemente comprei um ninho e eles já botaram 3 ovos, os dois estão comigo a 1ano e pouquinho.

1- a chance de nascer pelo menos um filhote dessa ninhada são grandes ou pequenas?

2- da pra saber qual mutação os filhotes podem nascer?

3- ouvi dizer que os ovos nascem em até 22 dias isso é verdade? Se não, quanto tempo os ovos devem permanecer no ninho?

4- Se depois do tempo (por exemplo 22dias) não nascer nenhum filhote, devo retirar os ovos?

5- não esperava que ela botasse tão rápido assim, então nem coloquei nada dentro do ninho, comprei serragem mas tenho medo de por e eles estranharam é acabarem rejeitando os ovos, acha que devo por a serragem ou deixar do jeito que está?

Só isso pessoal, espero que me ajudem!!! Obrigada!

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

é normal eles formarem casal rapido, calopsitas são bem faceis de reproduzir.

os ovos provavelmente estão galados, qual a idade do macho?

os ovos demoram de 18 a 25 dias pra nascer depois que a fêmea começa a chocar.

a serragem se vc quiser colocar pode por que ela não abandona não, é até melhor pq quando os bebes nascerem tem menos chance de ter problemas nas pernas dos filhotes.

a mutação depende do que a fêmea porta, por exemplo se ela portar cb nascem filhotes machos e femeas albinos,se ela não portar cb nascem machos e fêmeas lutinos e todos portarão cb

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

22 minutos atrás, gianbonin1 disse:

é normal eles formarem casal rapido, calopsitas são bem faceis de reproduzir.

os ovos provavelmente estão galados, qual a idade do macho?

os ovos demoram de 18 a 25 dias pra nascer depois que a fêmea começa a chocar.

a serragem se vc quiser colocar pode por que ela não abandona não, é até melhor pq quando os bebes nascerem tem menos chance de ter problemas nas pernas dos filhotes.

a mutação depende do que a fêmea porta, por exemplo se ela portar cb nascem filhotes machos e femeas albinos,se ela não portar cb nascem machos e fêmeas lutinos e todos portarão cb

Obrigada *---* ... Mas oq é cb?

Link para compartilhar
Share on other sites

Napuglieli,

Seu casal sao lindos.

É mais comum o filhote nascer no 21°dia, mas pode ter leve variaçao para mais ou para menos. Como é a primeira postura do casal alguns erros podem acontecer, entao nao fica triste se nao nascer todos os filhotes. O casal pode nao chocar os 3 ovos, ou o macho pode nao ter fecundado todos, e outros fatores... é comum nao nascer ou nao vingar todos os filhotes na primeira postura do casal.

Uma maneira de saber se todos os ovos possuem embriao e fazendo uma ovoscopia e para isso voce pode usar o youtube para aprender, é facil e rapido. Tem um montao de videos lá, é só digitar "ovoscopia em calopsitas".

Sobre retirar os ovos que nao nascerem filhotes existe uma abiguidade de informaçao. Muitos criadores aconselham que retire para que o casal nao se desgaste chocando um ovo que nao tera filhote, pois nao parece mas é desgastante para o casal esse periodo. Mas tem gente que prefere deixar porque o ovo serve de apoio para os filhotes que nascerem. Os filhotes quando nascem sempre ficam abraçadinhos para se esquentarem e os filhotes mais velhos costumam usar os ovos dos que nao nasceram para se apoiarem para facilitar ao receber comida dos pais. 

Entao fica para voce pensar sobre isso. 

No seu caso eu deixaria pois sua calopsita teve poucos ovos em relacao a media. 

Pode colocar a serragem sim. Eles nao abandonam por isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...