Jump to content

Calopsita vomitando sementes


LuizaBR

Recommended Posts

Boa noite,

Tenho 7 Calopsitas que são filhotes ainda, não tenho muita experiência. Uma das minhas calopsitas, Ágata (toda preta, ultima da esquerda da foto do perfil) teve um problema no pé no primeiro dia que peguei, veio assim da criadora, parece que o ninho era muito alto e quando saiam, caiam no chão e machucavam. Levei pra criadora e ela ficou quase 1 mês com ela cuidando e a patinha dela melhorou mas ainda 1 dedinho dela parece estar paralisado e ela não tem muita força nesse pé...

O que está acontecendo é que ontem e hoje ela tem vomitado direto, As fezes dela parece boa, ela as vezes brinca mas a maioria das vezes fica sempre quietinha "isolada" das outras calopsitas ela tbm gosta muito da ossiba. Ela come bastante (fica as vezes uns 20 minutos comendo sem parar) e ai depois de um tempo ela vomita apenas sementes. Ontem ela vomitou 3 vezes muitas sementes e hoje vomitou uma vez, depois comeu e vomitou denovo.

Estou sem dinheiro para levar em um veterinário, pois aqui a consulta é muito cara.

Dou uma seleção de sementes sem marca, é apenas um saquinho de 500 gramas. não é a granel. elas comem apenas algumas e eu complemento dando Hidrovit de 7 em 7 dias (dou 7 dias depois paro 7 dias).

Vou enviar algumas fotos fotos de como ela está se puderem me ajudar. Obrigada.

 

sXDvE6W.png 

Ela fica sempre assim quietinha, fica olhando em volta e não gosta que pegue ela (ainda estou tentando amansar).
Na patinha esquerda dela tem 3 dedinhos na frente pq esse menorzinho é o que está paralisado.

 

GfDaedI.jpg

Essas sementes que eu dou, coloco junto extrusadas com frutas da nutrópica.

 

l4ys76A.jpg

Esse o cocôzinho dela, parece normal pelo que eu pesquiso, as vezes sai um verde bem clarinho. está meio gosmento.
Já vi vários tópicos falando o que seria diarreia nas calopsitas e nunca tenho certeza.

Link to comment
Share on other sites

Ela tá vomitando e ficando muito tempo quietinha não é um bom sinal, pode ser doença.

Não é bom ela comer tanto ossiba assim, retire ele imediatamente.

Ela já come sementes sozinha a muito tempo? Pq se for novinha pode ser q não esteja conseguindo quebra a semente e por isso regurgita.

As fezes me parecem normais, diarreia sem dúvida ela não está, porém não é so diarreia as fezes podem ter várias outras alterações. 

Meu conselho é que leve ao veterinário, pois aqui não tem muito o que agente pode fazer para ajudar nesses casos.

Link to comment
Share on other sites

Oi @LuizaBR então n dxa ela comer o ossiba por uns dias e ver se ela vomita. Tenho uma calopsita que come mt ossiba ate vomitar e ai vomita as sementes MT gulosa kk... Agr eu dou mais vigio, e não deixo ela comer mt. 

Mais tenta isso n deixa ela comer a pedrinha q ela vai parar de vomitar..  Se n parar pode ser outra coisa, ai so levando no veterinário msm pra saber oq é..

Link to comment
Share on other sites

ela não come taaaanta ossiba. mas ela fica raspando quando tá perto. acho que talvez pq seja fácil, molinho... @Natália J ela teve o problema na patinha e quando ficou com a criadora ela dava muita papinha e os pais tbm alimentavam ela. então ela não come sementes há muito tempo não. talvez seja isso mesmo que ela pode estar acostumada com papinha sem ser sementes e não tá conseguindo digerir. o que eu fico preocupada é que ela tá bem. ela as vezes reage mas fica mais tempo quietinha, se eu tento pegar ela corre, então ela parece ter força e tbm consegue escalar um pouco a gaiola pra ir pros poleiros mais alto.

o que eu posso fazer pra ela acostumar com as sementes? dou papinha pra ver se ela reage melhor e observar se ela vomita a papinha tbm? aí terei certeza que são as sementes que ela não tá acostumada. 

obrigada @Bruna matos vou evitar que ela coma a ossiba por um tempo e observar

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...

Important Information

We use cookies to improve your browsing experience on the portal. By using Clube das Calopsitas, you agree to the cookie monitoring policy. For more information on how this is done, visit Cookies Policy.