Jump to content

Calopsita com 3 meses bicando demais a orelha e sinais da pele...


Bruno Almeida

Posts Recomendados

Boa noite.

Sou novato e comprei uma calopsita considerada mansa. Ela vem no meu dedo e aceita carinho. Mas quando vai para meu ombro bica a orelha de doer (chegou a tirar sangue de tanto bicar meu brinco) e sinais da pele com muita rigidez. Chego a gritar de dor e  por vezes perco a paciência. Existe alguma forma de corrigir esse comportamento ??

Agradeço a todos.

Bruno.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Sua Calo está fazendo carinho (pelo menos os meus fazem isso). Sempre que chego em casa já troco de casaco e tiro brincos pois sei que eles querem carinho.

Os brincos geralmente chamam a atenção deles, assim querem pegar e acabam bicando forte a orelha. Acredito que se você tirar o brinco ele pode até bicar mas será mais tranquilo, acho que vale a  pena tentar.

Ninha*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde Ninha.

obrigado por responder, achei que ninguém iria. Realmente tirei os brincos e ele melhorou. Mas quando percebeu o buraco na minha orelha ainda deu um pouquinho de trabalho. Queria saber de vc se não for muito incômodo saber se o comportamento dele melhora com o avançar da idade. Pois os sinais da pele quase me arrebentam de dor quando ele bica. Tenho que começar a dar algum comando (chamar a atenção dele) ou ele se acalma com o tempo ?

Obrigado pelo interesse. 

Bruno Almeida.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia,

Olha, meu Nicko que já tem mais de 3 anos bica bem fraquinho quando quer fazer carinho ou mais forte quando tem sono ou fome, é a forma de pedir atenção... quando bica ta pedindo algo. É interessante observar pois toda reação das calopsita quer dizer alguma coisa e quando são atendidos geralmente se acalmam! Já o Dave que está conosco a menos de um mês, gosta de bicar fraquinho o pescoço e orelha do meu esposo, percebemos que é uma reação de carinho.

O pouco de conhecimento que tenho com calopsitas percebo que a observação do comportamento é muito importante pois cada ave é diferente, com o tempo você vai descobrir o que ele está querendo com essas bicadas.

Espero ter respondido.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

Se você repreendê-la toda vez que ela fizer isso, dizendo NÃO e dando um leve assopro no rostinho dela, depois de um tempo a tendência é ela associar "bicar orelha" com "assoprão na cara" e mudar de comportamento. Depois de alguns meses, com um pouco de sorte e se ainda restar orelha, pode ser que tudo se resolva. Ou então coloque um colar de elástico ou pano no pescoço para chamar a atenção da ave para o colar...talvez com um pingente artesanal de madeira para que ela encare como um brinquedo. Só evite pingentes de metal ou qualquer outro material que possa ser extremamente tóxico para sua ave. O jeito é procurar alternativas até que algo funcione. Mas se lembre sempre de que ela não faz isso por maldade. Boa sorte!

Editado por CARONE
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite.

Agradeço a todos que me deram resposta. Uso uma toalha enrolado no meu pescoço e camisa comprida com ele. No meu pescoço não encontrei nenhuma alternativa. Por ser ele muito novinho vou apostar que com o tempo ele não associe esse comportamento mas de bicar as pintas vermelhas (meu corpo esta cheio). Espero que ate o verão isso aconteça pois a temperatura vai ficar insuportável para mim ao fazer o que faco hoje. Ele terá que se reeducar. Embora passe muito amor, carinho e presença para ele terei que me desfazer. Tudo depende do que ele vai se adaptar. Sei que ele não tem culpa e esta se comportando como uma ave, mas tenho que ser assertivo e com a realidade de que estou fazendo tudo para ficar com ele.

Um abraco a todos.

Bruno Almeida.

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Nao tem pq se desfazer do animal.
É só não deixar subir no seu ombro ou ficar o tempo todo com ele na mão.
Pode-se muito bem treina-la e ensina-la a fazer truques, ter outros comportamentos e outras interações que não sejam ficar com ela na mão o tempo todo.
 só ter dedicação e interesse em treina-la. Na internet é cheio de tutorial.

Link para compartilhar
Share on other sites

Elas costumam fazer isso mesmo por curiosidade. Elas não tem a capacidade de definir com precisão o que dói e o que não dói, apenas use a mão para afasta-la da área "atacada" e chame a atenção dela com "Não pode" e coisas do tipo, jamais grite ou bata na sua calopsita para corrigir. Você também pode treina-la a não fazer isso.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 1 ano depois...

Meu Nino também tinha essa mania quando era novinho. Agora já está com 2 anos, e este tipo de inconveniente está bem raro. Eu fui conversando com ele, dizendo que isso machuca a mamãe, e que não pode fazer! Eu também finjo que choro, e grito ai ai ai!!!!!

Ele começou a entender que isso machuca, então, como ele me ama, foi parando de me machucar.

Filhotes de todas as espécies (cachorros, gatos, calopsitas, humanos...) podem e devem ser educados, com paciência e amor. Eles são todos inteligentes, e capazes de aprender, se você se esforçar para educar.....

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...