Jump to content

Calopsita gritando o dia inteiro


Mari FBC

Posts Recomendados

Boa noite, gente,

Adquiri à mais ou menos 3 semanas, uma calopsita que fez 2 meses na minha casa. Quando fui buscá-la o criador me disse que ela estava comendo papinha 2 vezes ao dia, mantive essa rotina por umas 2 semanas e no final de semana que passei na casa do meu noivo, ela começou a rejeitar a papinha da manhã naturalmente e eu a retirei na segunda, quando retornei à minha casa.

Foi quando os problemas começaram: Faísca antes era uma calopsita tranquila e carinhosa, agora grita o dia inteiro. Está insuportável, eu fico triste, pois ele estava me ajudando a tratar um início de depressão e atualmente estou extremamente frustrada e triste, pois sei que ele está infeliz também.

Seguindo as orientações do criador, voltei com a papinha da manhã, porém em menor quantidade (10ml) e mantive a da noite normalmente e inseri novos alimentos, sendo que ele só gostou da couve. Ele come sementes misturada com extrusada, no entanto a choradeira continua....

Preciso realmente de ajuda, não sei se é por conta da papa, mas meu medo é isso continuar pra sempre... Tenho uma calopsita de 10 anos, o Farofa e o Faísca é o primeiro que trato na papa...

Pode parecer bobeira, mas eu realmente preciso de ajuda...

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Não é bobeira não. É uma situação muito delicada. Você fica pouco tempo com ele durante o dia? Quando pequenos eles são muito carentes. Ele te imagina como uma mãe pra ele.Faça o teste.....ele só grita quando você sai do campo de visão dele? Quando você reaparece ele pára de gritar? Pode ser que ele grite quando o farofa sai de perto. É uma possibilidade. Se ele grita constantemente, tente descobrir o que o está incomodando. Algo não está legal para ele. Ponha bastante brinquedo pra ele se distrair e não ficar entediado. Tem que testar alternativas. Por exemplo....por o viveiro perto da janela para ele ver a movimentação nas ruas. Ficar mais tempo com ele, etc. Se ele grita sem parar, veja se não tem algo machucando a patinha dele...e por aí vai. Se fosse a personalidade dele, aí seria complicado, mas é muito pouco provável que seja isso. 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Então, ele e o Farofa não estão juntos, porque ele está doente.

Ele grita (aquele grito de filhote pedindo papinha) quando eu estou perto, quando eu saio, ele grita me chamando ou depois de um tempo, quando ele escuta minha voz; só que quando eu vou pegá-lo, ele chia e chia e chia muito, não para, nem com carinho, nem com brinquedos, o problema é quando eu chego perto, ele chora, eu solto e ele continua chorando.... Achei que era o desmame, mas mesmo depois da papa ele continua fazendo aquele grito... Achei que poderia ser a mudança de ambiente, porque vim pra casa do meu noivo, mas isso começou quando ele voltou pra casa, se o problema fosse a mudança de ambiente, ele teria começado na casa do meu noivo e não no retorno...

Eu estudo a noite, então eu fico o dia todo livre, mas estou tentando "educar" ele a não soltar quando ele grita (quando ele para eu solto e se ele volta a gritar eu prendo ele de novo) e entender que quando ele obedece o shhhhhhh, ele ganha carinho e pode subir no meu ombro.

Preciso muito de ajuda, porque eu amo o meu Faisquinha demais...

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Oi Mari,

Pelo seu relato parece que há erros desde o inicio e educar colocando-o na gaiola quando volta a chorar esta errado. Calopsitas nao aprendem como caes. Tambem nao significa que esta triste e doente. Calopsita doente nao faz barulho, ela fica na verdade bem quieta.

Vamos lá... o erro inicial começou no criador que te vendeu uma calopsita de 2 meses comendo 2x ao dia mais de 10ml. Uma calopsita com 60 dias ja deveria estar comendo sozinha. Calopsita com 30 dias ja consegue voar porque com 45 dias no maximo os pais as expulsam do ninho para que os filhotes os acompanhem e aprendam com eles a procurar comida, normalmente o macho os ensinaria e com muita pressa para poder voltar ao ninho e tentar uma nova postura com a femea e para isso ele precisa dos filhotes independentes. Entao com 60 dias uma calopsita ja deve comer sozinha porque os pais naos os tratariam mais. Sendo assim, voces viciaram um comportamento na sua calopsita em obter comida por meio de facilidade (papa). Conforme o filhote vai crescendo a capacidade de guardar a comida dentro do papo diminui porque ele encolhe e seu metabolismo acelera para força-la a ficar sempre em busca de comida (sementes). Com 45 dias a sua calopsita deveria comer 2x ao dia 10ml, aos 55 dias 10ml apenas de noite. Como vcs estenderam por mais tempo e ainda superior a 10ml vcs dilataram o papo da sua ave. É isso que esta acontecendo. Ela esta viciada e com manha. 

Outro erro foi voce nao ensinar a hora de quando voce vai dar a comida, criar uma linguagem. Exemplo: quando eu dou a papa para os meus filhotes eu faço um assovio especifico, assim eles se abituam a saber quando eles vao receber a comida de mim e quando eles ouvem esse assovio especifico eles começam a chiar porque sabem que eu vou dar comida, na natureza os pais tambem fazem isso para que os filhotes nao peçam comida na hora que quer.

Parece que vc tbm teve erro com imprinting (desenvolvimento comportamental)

Eu poderia citar outras coisas tbm, mas para nao ficar mais extenso vou falar o q vc pode fazer para agilizar esses problemas de desvios que vc teve com a sua calopsita.

Reduçao de papa: incluindo mudança de como vc da a papa, e fazer uma papa diferente da que vc esta dando para ajudar o desmame.

Mudança de habitos com vc, sua calo e sua calo adulta. Vc precisara do Farofa para te ajudar com esse problema.

Introduçao de novos alimentos: alguns sao mais ideais que outros para o processo

Caso vc leu até aqui, me chame no whats para eu saber mais alguns detalhes  e poder ajuda-la. #-#-#-#-#-#-#-#(EDITADO PELA MODERAÇÃO)

Ja criei muitas fofurinhas e desenvolvi com os anos tecnicas de manejo com os filhotes porque eu gosto de treina-los. Me solidarizei com seu desespero pq ja passei por isso. Essa vontade de ter e amar e parece q esta saindo tudo errado. Mr chame se quiser. Abcs!

 

Editado por Marco Aurélio
Proibido postar números de telefone. Para isso por favor envie mensagem privada.
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.