Jump to content

Qual a idade, mutação e gênero da minha calopsita


Carol6425

Posts Recomendados

Boa noite, eu gostaria de ajuda pra estimar a idade da minha calopsita, é a primeira ave que eu tenho, e ela é bastante arisca, eu queria descobrir a idade pra ter um pouco de noção do quão complicado vai ser amansar ela, a pessoa que me deu disse que era fêmea, mas depois outra pessoa viu e disse que era macho, não sei se dá pra identificar isso só vendo ela, sem um exame e tals, e se alguém mais experiente pudesse me ajudar com a identificação da mutação eu ficaria absurdamente agradecida, porque, honestamente, vendo fotos das mutações eu acho muitas que parecem com ela (provavelmente por minha falta de experiência) (Seguem os links de fotos dela)

 

IMG_20180825_203113.jpgIMG_20180825_151417_950.jpgIMG_20180908_163901_397.jpgreceived_504995096592847.jpgScreenshot_20180908_233637.jpgreceived_271550260128281.jpgIMG_20180825_203121.jpg

Editado por Marco Aurélio
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Oi Carol,

A sua calopsita é muito facil de identificar a mutaçao. É um arlequim. 

Não é possivel distinguir a idade e tambem nao há exames que seja capaz disso. Apenas é possivel dizer que é um adulto que já passou de 1 ano, sendo notavel pela crista da sua calopsita que é grande e ja esta com o formato bem curvado (ondulado bem marcado). Até 6 meses as calopsitas tem um rostinho de bebe ainda, depois ela passa por uma muda de penas que a deixa mais bonita e por volta da 3° muda de penas(+ou- 1 ano e meio) a crista fica com o formato e tamanho que a sua esta apresentando nas fotos e continuara assim até o fim da vida. Entao nao tem como fazer a precisao de idade. Apenas que é um adulto que ja passou da terceira muda. Pode ter 1 ano e meio, assim como 5 ou 10 anos...

Sobre o sexo, nesse padrao (Arlequim) não é possivel dintiguir por foto, mas existe o exame de sexagem (custa em media R$20.00) e voce pode contratar esse serviço pela internet no site do laboratorio Sao Camilo. Porem, como sua calopsita já é adulta é possivel saber o sexo atraves do comportamento que ela apresenta. Os machos costumam assoviar, cantar, imitar, enquanto as femeas nao apresentam facilmente disposiçao para isso. Elas sao mais recatadas. Se sua calopsita sabe cantar alguma musica, imita ou começar a imitar algum som da casa, possivelmente é um macho. As femeas "nornalmente" apenas assoviam o som natural da especie. Uma dica: deixe um espelho proximo porque se for um macho possivelmente ele emitira mais sons e assovios para chamar a atençao para saber se o reflexo trata-se de uma calopsita femea, mas deixe o espelho por algum tempo, não é logo de cara que começara a cantar. 

Sobre amansar sua calopsita, independente de idade e sexo voce consegue amansar, só que leva tempo. Levara meses, sera o dia-a-dia no convivio com a familia e interaçao Solta. Passaro na gaiola nao amansa. Ela deve dormir na gaiola, se alimentar nela, mas tem que ficar solta com a familia para interagir por muitos meses e ie ficando mansa.

 

Dica: 

Na foto da gaiola vi que a calopsita come por cima do pote de agua, mude porque ela defecara e beberá agua defecada. Mude a disposiçao dos potes porque nao pode ficar debaixo dos poleiros e nem o comedouro acima do bebedouro. Aquele pote metalico voce poderia colocar a agua, e colocar o pote de comida no fundo da gaiola em local que ela nao tera poleiro por cima para poder defecar. Um pote menor para comer bem onde esra aquela vasilha de agua seria melhor.

Outra dica: coloque algum brinquedo na gaiola para ela desestressar quando estiver na gaiola. Até porque ela nao tem compahia e calopsita nao é passaro de ficar sozinha. Na natureza elas vivem em casais ou bandos, mas nunca sozinhas e isso tambem ajudara em amansa-las. 

Se quiser alguma ajuda pode chamar no whats que é de gratis -#-#-#-#-#-#-#-# Cuide bem dessa Calopsita que ela é muito bonita.

 

 

 

Editado por Marco Aurélio
Proibido postar telefone nas postagens. Confira as regras do fórum por favor.
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

A mutação é Arlequim, não dá pra identificar o sexo pela mutação dela. Ela assovia algo? Os machos aprendem a cantar/imitar sons... as fêmeas geralmente não cantam, mas pode acontecer. Um exame de sexagem resolve a dúvida. Aparentemente ela tem mais de 1 ano de idade, ou quase isso. Olhei suas fotos e ela não me parece tão arisca assim, você consegue colocá-la em seu ombro... Existem as intocáveis mesmo hahah. Eu acho que a sua com a convivência e paciência de sua parte, ela pode amansar ainda mais. Muito linda ela, parabéns!

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

5 horas atrás, Brunorviana disse:

Oi Carol,

A sua calopsita é muito facil de identificar a mutaçao. É um arlequim. 

Não é possivel distinguir a idade e tambem nao há exames que seja capaz disso. Apenas é possivel dizer que é um adulto que já passou de 1 ano, sendo notavel pela crista da sua calopsita que é grande e ja esta com o formato bem curvado (ondulado bem marcado). Até 6 meses as calopsitas tem um rostinho de bebe ainda, depois ela passa por uma muda de penas que a deixa mais bonita e por volta da 3° muda de penas(+ou- 1 ano e meio) a crista fica com o formato e tamanho que a sua esta apresentando nas fotos e continuara assim até o fim da vida. Entao nao tem como fazer a precisao de idade. Apenas que é um adulto que ja passou da terceira muda. Pode ter 1 ano e meio, assim como 5 ou 10 anos...

Sobre o sexo, nesse padrao (Arlequim) não é possivel dintiguir por foto, mas existe o exame de sexagem (custa em media R$20.00) e voce pode contratar esse serviço pela internet no site do laboratorio Sao Camilo. Porem, como sua calopsita já é adulta é possivel saber o sexo atraves do comportamento que ela apresenta. Os machos costumam assoviar, cantar, imitar, enquanto as femeas nao apresentam facilmente disposiçao para isso. Elas sao mais recatadas. Se sua calopsita sabe cantar alguma musica, imita ou começar a imitar algum som da casa, possivelmente é um macho. As femeas "nornalmente" apenas assoviam o som natural da especie. Uma dica: deixe um espelho proximo porque se for um macho possivelmente ele emitira mais sons e assovios para chamar a atençao para saber se o reflexo trata-se de uma calopsita femea, mas deixe o espelho por algum tempo, não é logo de cara que começara a cantar. 

Sobre amansar sua calopsita, independente de idade e sexo voce consegue amansar, só que leva tempo. Levara meses, sera o dia-a-dia no convivio com a familia e interaçao Solta. Passaro na gaiola nao amansa. Ela deve dormir na gaiola, se alimentar nela, mas tem que ficar solta com a familia para interagir por muitos meses e ie ficando mansa.

 

Dica: 

Na foto da gaiola vi que a calopsita come por cima do pote de agua, mude porque ela defecara e beberá agua defecada. Mude a disposiçao dos potes porque nao pode ficar debaixo dos poleiros e nem o comedouro acima do bebedouro. Aquele pote metalico voce poderia colocar a agua, e colocar o pote de comida no fundo da gaiola em local que ela nao tera poleiro por cima para poder defecar. Um pote menor para comer bem onde esra aquela vasilha de agua seria melhor.

Outra dica: coloque algum brinquedo na gaiola para ela desestressar quando estiver na gaiola. Até porque ela nao tem compahia e calopsita nao é passaro de ficar sozinha. Na natureza elas vivem em casais ou bandos, mas nunca sozinhas e isso tambem ajudara em amansa-las. 

Se quiser alguma ajuda pode chamar no whats que é de gratis -#-#-#-#-#-#-#-# Cuide bem dessa Calopsita que ela é muito bonita.

 

 

 

Muito obrigada! Eu já pedi o kit do exame de sexagem, então espero poder descobrir isso logo! É uma pena não poder ter muita idéia da idade, mas vou trabalhar pra amansar ela e pra ela confiar em mim! Aquele pote de água embaixo eu coloquei porque quando ela chegou ela tomou banho (?) nele, ou pelo menos brincou lá, ela tem um segundo pote metálico que é a água que ela bebe, no pote de baixo, até agora, só vi ele brincar. Vou colocar brinquedos sim, muito obrigada pela dica 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

5 horas atrás, Christina disse:

A mutação é Arlequim, não dá pra identificar o sexo pela mutação dela. Ela assovia algo? Os machos aprendem a cantar/imitar sons... as fêmeas geralmente não cantam, mas pode acontecer. Um exame de sexagem resolve a dúvida. Aparentemente ela tem mais de 1 ano de idade, ou quase isso. Olhei suas fotos e ela não me parece tão arisca assim, você consegue colocá-la em seu ombro... Existem as intocáveis mesmo hahah. Eu acho que a sua com a convivência e paciência de sua parte, ela pode amansar ainda mais. Muito linda ela, parabéns!

Ela inicialmente não assobiava muito, agora tá aprendendo (até com facilidade) a fazer "fiu-fiu". Ela não parece arisca nas fotos XD Ela até sobe no ombro, fica na perna e essas coisas, mas ODEIA mãos, as vezes, muito raramente, ela sobe na mão, se estiver de bom humor, e fora da gaiola a um tempo. Mas num geral quando ela vê uma mão ela fica tenta bicar, as vezes com menos força, e as vezes com mais força!

Muito obrigada pela ajuda 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

10 minutos atrás, Carol6425 disse:

Ela inicialmente não assobiava muito, agora tá aprendendo (até com facilidade) a fazer "fiu-fiu". Ela não parece arisca nas fotos XD Ela até sobe no ombro, fica na perna e essas coisas, mas ODEIA mãos, as vezes, muito raramente, ela sobe na mão, se estiver de bom humor, e fora da gaiola a um tempo. Mas num geral quando ela vê uma mão ela fica tenta bicar, as vezes com menos força, e as vezes com mais força!

Muito obrigada pela ajuda 

Se a parte de baixo da cauda for toda cinza, há uma enorme probabilidade de ser macho. Se for listrada ( preto e amarelo), seria fêmea. Embora não seja um critério 100% científico, comigo sempre funcionou. Não quero te desanimar, tenho calopsitas que adoram ficar em meu ombro mas não aceitam carinho. Dificilmente vai mudar. Mas cada um demonstra carinho de um jeito. Tenho certeza de que ele se sente acolhido por você. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

8 horas atrás, CARONE disse:

Se a parte de baixo da cauda for toda cinza, há uma enorme probabilidade de ser macho. Se for listrada ( preto e amarelo), seria fêmea. Embora não seja um critério 100% científico, comigo sempre funcionou. Não quero te desanimar, tenho calopsitas que adoram ficar em meu ombro mas não aceitam carinho. Dificilmente vai mudar. Mas cada um demonstra carinho de um jeito. Tenho certeza de que ele se sente acolhido por você. 

Obrigada pela ajuda! A parte de baixo da cauda dela é pontilhada (?) Definitivamente não é de cor sólida! Bom, ela confiando em mim, se sentindo acolhida e sendo feliz eu já estou feliz! 

IMG_20180909_092423.jpg

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

21 minutos atrás, Wesley Coelho disse:

@Carol6425 Só para acrescentar, acredito que seja um macho, pois na parte das costas há manchas de um perolado que se desfez, e apenas os machos perdem o pérola após a muda de penas. 

kkkk agora a coisa ficou séria. Se você estiver certo, então não é um Arlequim. Seria um Pérola macho. Mas me parece uma ave adulta, e nos casos dos machos pérola, as manchas brancas são bem definidas e se destacam do cinza.Talvez você esteja certo. Difícil dizer. Mas continuo apostando em uma fêmea Arlequim.Vamos aguardar para ver se mais alguém tem um opinião.

  • Confuso 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

7 horas atrás, Carol6425 disse:

Obrigada pela ajuda! A parte de baixo da cauda dela é pontilhada (?) Definitivamente não é de cor sólida! Bom, ela confiando em mim, se sentindo acolhida e sendo feliz eu já estou feliz! 

Sim. Pra mim, é uma fêmea. Minha Arlequim tem este padrão nas penas da cauda. Comigo nunca falhou. Depois me fale sobre o resultado do exame. Espero não queimar a língua kkkkk. Não saber a idade é realmente complicado. Mas quando as calopsitas ficam mais velhas, a pele da pata fica mais grossa e esbranquiçada, o bico vive descascando e cresce rapidamente.Quando a ave está no fim da vida o bico cresce absurdamente, chegando quase a tocar o queixo da ave. Nesta ocasião, saberemos que chegou a hora. É tudo o que dá pra saber. Mas a sua ave é uma jovem adulta. Tem muito amor pra dar e receber. Confirmando tratar-se de uma Arlequim, seria uma Arlequim Light (ou clara). Arlequim é a mutação mais antiga que existe. Data de 1949, nos EUA. Em grande parte das mutações dá pra saber o sexo simplesmente pela cor da ave, desde que já tenha trocado de penas uma vez, ou seja, seria uma ave adulta. Mas, no caso dos Arlequins, Lutinos e Albinos, isto não é possível, pois quando adultos ficam com a mesma coloração. Mas se a dúvida ainda te assola, faça um outro teste: Ponha o dedo gentilmente na pélvis da ave (aqueles ossinhos ao lado da cloaca). As fêmeas possuem um espaço maior (a ponta do dedo) para que possa colocar ovos.

 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

4 horas atrás, CARONE disse:

kkkk agora a coisa ficou séria. Se você estiver certo, então não é um Arlequim. Seria um Pérola macho. Mas me parece uma ave adulta, e nos casos dos machos pérola, as manchas brancas são bem definidas e se destacam do cinza.Talvez você esteja certo. Difícil dizer. Mas continuo apostando em uma fêmea Arlequim.Vamos aguardar para ver se mais alguém tem um opinião.

haha

Não completei, mas eu concordo que seja um Arlequim. Porém digo que é um Arlequim Pérola. Dizem que os Arlequins Pérolas demoram mais a perder o perolado, mas também perdem. E o que vejo nas costas são resquícios desse perolado. Em alguns ficam essas manchas, outras são mais fortes, em outros você jura que nunca houve um perolado ali. Varia.

  • Obrigado 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

3 minutos atrás, Wesley Coelho disse:

haha

Não completei, mas eu concordo que seja um Arlequim. Porém digo que é um Arlequim Pérola. Dizem que os Arlequins Pérolas demoram mais a perder o perolado, mas também perdem. E o que vejo nas costas são resquícios desse perolado. Em alguns ficam essas manchas, outras são mais fortes, em outros você jura que nunca houve um perolado ali. Varia.

Pera, se for um pérola, ainda vai perder mais dessas manchas conforme for ficando mais velho?

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Nao, ele continuara assim. Sua calopsita se for femea é uma arlequim pura e se for macho tbm é um arlequim, mas tbm pode ter a mutaçao perola junto, sebdo um arlequim-perola. Como disseram acima os machos perdem o perolado quando ficam adultos, mas carregam tbm a mutaçao perola podendo transmiti-la aos filhotes. Só que a sua calopsita ja é adulta entao nao vai mudar mais nada, continuara assim agora, e ela nao é perola é um arlequim no maximo arlequim-perola e para nao te confundir pense nele ou ela como um arlequim.

Sobre a cauda  ser rajada só se aplica nas mutacoes silvestre e cara branca. Para identificar a femea em arlequins nao pode aplicar esse criterio da calda e mesmo que tenha perola ou nao tbm, nao mudaria em nada isso. 

Se sua calopsita esta fazendo o "fiu-fiu", entao é um macho. Femeas adultas nao aprendem assovios novos. Coloque no youtube o assovio fiu-fiu para ver se ele corresponde, ja vi gente dizer que a calopsita faz fiu-fiu mas era na verdadr o som caracteristico da especie que as femeas tbm fazem

Coloque-o de frente a um espelho para ouvir fiu fiu. Tbm na frente de um espelho grande coloque-o em seu dedo e faça-o subir em seu dedo repetidamente. O reflexo do espelho ajudara pois o mesmo tendera a querer imitar a "outra" calopsita que esta vendo. Faça isso 3x por dia por 10 minutos cada sessao. As calopsitas conseguem se concentrar no que estao aprendendo por ate 15 minutos e depois disso se dispersam, entao nao faça horas isso com ela 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.