Jump to content

(Dúvida) Nasceu!


eirique

Posts Recomendados

Gente, depois de duas posturas (3 ovos em cada) e nenhum filhote, finalmente nasceu o primeiro filhote de Canela com Pérola! Ele nasceu em 18 dias - exatamente hoje- e ainda há dois ovinhos no ninho, mas sem chances de nascer outros, já que são ovos pequenos demais e redondos. A minha dúvida é em relação a estes ovos: quando eu poderei removê-los? 

Screenshot_2018-09-13-16-33-19.png

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo. Se não estão galados devem ser retirados, para que o casal não se desgaste inutilmente.Desta forma o casal dará a devida atenção para o filhote que nasceu. De preferência, retire um a um, quando eles se distrairem. Mas faça a ovoscopia para ter certeza de que não há embriões.

Editado por CARONE
Complemento
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Tadeu debon disse:

Faça a ovoscopia só para saber se estão galados, NÃO  retire os ovos eles vão servir de apoio para o filhote, apenas retire os os ovos quando o filhote estiver maior conseguindo se equilibrar sozinho.

Tem o lado bom e o lado ruim de não retirar os ovos, eu conheci o lado ruim. Não retirei os ovos não galados, resultado a fêmea continuou chocando ele inutilmente e parou de alimentar os filhotes (não percebi) já nascidos, morreram  todos de fome  .

  • Confuso 1
  • Triste 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Agradeço a ajuda, pessoal! Eu vou deixar os ovos só por hoje, somando dois dias. Amanhã retiro-os e ponho mais serragem. 

Vi o quão desgastante para a ave é esse período de choco. A mãe sempre foi a mais gordinha das calopsitas que tenho, mas nesse período ela perdeu peso, penas do rabo e está visivelmente cansada. O macho a ajuda muito - durante o período de choco não saiu do lado dela.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, eirique disse:

Agradeço a ajuda, pessoal! Eu vou deixar os ovos só por hoje, somando dois dias. Amanhã retiro-os e ponho mais serragem. 

Vi o quão desgastante para a ave é esse período de choco. A mãe sempre foi a mais gordinha das calopsitas que tenho, mas nesse período ela perdeu peso, penas do rabo e está visivelmente cansada. O macho a ajuda muito - durante o período de choco não saiu do lado dela.

Sim. Foi o que eu disse. Não são raros os casos em que a fêmea morre chocando os ovos, principalmente no caso de posturas sucessivas. Os filhotes nascem com a reserva de nutrientes para cerca de 2 dias, mas os pais devem iniciar a alimentação assim que o filhote começar a pedir. Fique atento. A maravalha (ou serragem) serve para ajudar a aquecer o filhote e ao mesmo tempo ajuda a "firmar" as patinhas dele, evitando que cresçam deformadas.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oi! Eu estou fortalecendo a alimentação dos pais com ovos cozidos esfarelados com um pouco de fubá. Eles devoram tudo! Eu poderia trocar o fubá por um pouco de pó de papinha para filhotes? Eu tenho um pacote fechado de papinha da Nutral, e pensei em misturar um pouco ao ovo cozido. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...