Jump to content

(Dúvida) Nasceu!

eirique

Recommended Posts

Gente, depois de duas posturas (3 ovos em cada) e nenhum filhote, finalmente nasceu o primeiro filhote de Canela com Pérola! Ele nasceu em 18 dias - exatamente hoje- e ainda há dois ovinhos no ninho, mas sem chances de nascer outros, já que são ovos pequenos demais e redondos. A minha dúvida é em relação a estes ovos: quando eu poderei removê-los? 

Screenshot_2018-09-13-16-33-19.png

Concordo. Se não estão galados devem ser retirados, para que o casal não se desgaste inutilmente.Desta forma o casal dará a devida atenção para o filhote que nasceu. De preferência, retire um a um, quando eles se distrairem. Mas faça a ovoscopia para ter certeza de que não há embriões.

Edited by CARONE
Complemento
  • Obrigado 1

Faça a ovoscopia só para saber se estão galados, NÃO  retire os ovos eles vão servir de apoio para o filhote, apenas retire os os ovos quando o filhote estiver maior conseguindo se equilibrar sozinho.

• Obrigado 1

3 horas atrás, Tadeu debon disse:

Faça a ovoscopia só para saber se estão galados, NÃO  retire os ovos eles vão servir de apoio para o filhote, apenas retire os os ovos quando o filhote estiver maior conseguindo se equilibrar sozinho.

Tem o lado bom e o lado ruim de não retirar os ovos, eu conheci o lado ruim. Não retirei os ovos não galados, resultado a fêmea continuou chocando ele inutilmente e parou de alimentar os filhotes (não percebi) já nascidos, morreram  todos de fome  .

• Confuso 1
  • Triste 2

Agradeço a ajuda, pessoal! Eu vou deixar os ovos só por hoje, somando dois dias. Amanhã retiro-os e ponho mais serragem. 

Vi o quão desgastante para a ave é esse período de choco. A mãe sempre foi a mais gordinha das calopsitas que tenho, mas nesse período ela perdeu peso, penas do rabo e está visivelmente cansada. O macho a ajuda muito - durante o período de choco não saiu do lado dela.

2 horas atrás, eirique disse:

Agradeço a ajuda, pessoal! Eu vou deixar os ovos só por hoje, somando dois dias. Amanhã retiro-os e ponho mais serragem. 

Vi o quão desgastante para a ave é esse período de choco. A mãe sempre foi a mais gordinha das calopsitas que tenho, mas nesse período ela perdeu peso, penas do rabo e está visivelmente cansada. O macho a ajuda muito - durante o período de choco não saiu do lado dela.

Sim. Foi o que eu disse. Não são raros os casos em que a fêmea morre chocando os ovos, principalmente no caso de posturas sucessivas. Os filhotes nascem com a reserva de nutrientes para cerca de 2 dias, mas os pais devem iniciar a alimentação assim que o filhote começar a pedir. Fique atento. A maravalha (ou serragem) serve para ajudar a aquecer o filhote e ao mesmo tempo ajuda a "firmar" as patinhas dele, evitando que cresçam deformadas.

• Gostei 1

Oi! Eu estou fortalecendo a alimentação dos pais com ovos cozidos esfarelados com um pouco de fubá. Eles devoram tudo! Eu poderia trocar o fubá por um pouco de pó de papinha para filhotes? Eu tenho um pacote fechado de papinha da Nutral, e pensei em misturar um pouco ao ovo cozido. 

Olá,

Eu costumo acrescentar papa de filhotes no ovo cozido, até porque ele tem probioticos que auxiliam na digestao de filhotes e é muito mais rico em vitaminas.