Jump to content

Ovos


Sonia Schunk

Posts Recomendados

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Acho que a saúde de minhas calopsitas fêmeas pode ser prejudicada.

Tika e Teka colocaram ovinhos quase juntas, mas na ausência de macho os ovos não vão gerar filhotes. Tenho outra calopsita que pode ser macho, mas é filhotinho, 2 meses, portanto sem possibilidade de acasalamento, até pq as duas ignoram o pichuchu o tempo todo.

Pois bem, minha dúvida é se devo retirar os ovos e ninhos, pq faz muito tempo que estão chocando e elas mal saem para comer e beber. Fezes com aparência de diarréia.

Tem um tempo certo para tirar os ovos? Elas podemficar irritadas ou doentes se eu retirar? 

Preciso de ajuda... ?

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Sonia Schunk disse:

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Acho que a saúde de minhas calopsitas fêmeas pode ser prejudicada.

Tika e Teka colocaram ovinhos quase juntas, mas na ausência de macho os ovos não vão gerar filhotes. Tenho outra calopsita que pode ser macho, mas é filhotinho, 2 meses, portanto sem possibilidade de acasalamento, até pq as duas ignoram o pichuchu o tempo todo.

Pois bem, minha dúvida é se devo retirar os ovos e ninhos, pq faz muito tempo que estão chocando e elas mal saem para comer e beber. Fezes com aparência de diarréia.

Tem um tempo certo para tirar os ovos? Elas podemficar irritadas ou doentes se eu retirar? 

Preciso de ajuda... ?

Como não nascerão filhotes, elas vão se desgastar inutilmente. Não ficarão irritadas e muito menos doentes se você tirar os ovos. Ficarão doentes se passarem muito tempo chocando e sem se alimentarem direito.De qualquer forma, se houver mais de 01 ovo tire aos poucos, um de cada vez, e de preferência quando ela se distrair. Você pode tirar o ovo, ela vai sair, se exercitar e se alimentar. No começo ela até vai procurar os ovinhos. Se ela ficar muito ansiosa você pode colocar o ovo de volta e depois retirar novamente, e no dia seguinte retirar novamente, e ir dando mais intervalo entre por e retirar. Mas em geral elas aceitam bem a retirada dos ovos, e de certa forma se sentirão aliviadas por não terem que ficar direto no ninho. A grande quantidade de fezes (excreta) é porque elas não defecam no ninho, por questão de higiene, então seguram ao máximo. Por último, se não há um casal retire o ninho, caso contrário isto as estimulará a colocar mais ovos.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...