Jump to content

Comportamento de macho


liz

Posts Recomendados

Boa noite, tenho três Calopsitas. Uma delas tem 3 anos e ate então eu jurava que era macho. Porém tenho visto ela com meu outro macho fazendo carinho um no outro e hoje vi ela levantando o rabinho para ele. Gostaria de saber se isso é normal, se vocês já tiveram macho cm esse comportamento, ate porque ela nunca botou ovinho.

Link para compartilhar
Share on other sites

É comportamento de fêmea. Nunca vi um macho com este comportamento. Poste uma foto da ave. Dependendo da mutação dá pra saber o sexo só pelos padrões de cores, com exceção de albinos, lutinos e arlequins.

É comportamento de fêmea. Nunca vi um macho com este comportamento. Poste uma foto da ave. Dependendo da mutação dá pra saber o sexo só pelos padrões de cores, com exceção de albinos, lutinos e arlequins.

Há relatos de tentativa de cópula entre calopsitas do mesmo sexo, como ocorre em grande parte do reino animal, mas são casos extremamente raros, geralmente quando as aves ficam confinadas em espaço muito pequeno ou quando há domínio de uma ave em relação a todas as demais aves no recinto.

Link para compartilhar
Share on other sites

Então, também nunca vi. Ela tem 3 anos e nunca botou ovinho e quando era mais novinha chegou a cantar, entao pra mim era macho, ai eu comprei um macho cara branca e ela parou, so o cara branca que canta. Agora eu tenho visto um fazendo carinho no outro e cantando baixinho e hoje teve esse ocorrido, fiquei confusa.

fotor_6tag_230217-120921.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, liz disse:

Tenho varias fotos dele, mas não consigo carregar aqui. A cauda dele é listradinha, mas nunca levei isso em conta porque so silvestres que da para ter certeza por isso.

Sim. Dizem isso, mas já tive um casal de arlequim e o macho tinha as penas cinza e a fêmea listrada. Acredito que é porque eles possuem silvestre na linhagem. Comigo sempre funcionou. É claro que para ter certeza só mesmo com exame de DNA, mas vejo bastante informação na foto que você postou, no sentido de que se trata de uma fêmea: quando a fêmea vive só ela costuma cantar, mas quando é introduzido um macho no recinto ela costuma parar de cantar. As penas listradas da cauda são outro indicativo. Mais indícios são as manchas cinzas predominando na cara e principalmente no peito (nos machos há predominância de amarelo no peito). Você pode colocar um espelho na frente da ave. A fêmea costuma mostrar desinteresse, mas o macho costuma explorar sua imagem no reflexo, se detendo mais tempo em frente ao espelho. Volto a dizer, certeza mesmo só com DNA ou esperando ela botar um ovo, mas a minha convicção de que se trata de uma fêmea chega próximo a 85%. Vou defender isso até o fim. rsrsrs.

Link para compartilhar
Share on other sites

2 minutos atrás, liz disse:

to querendo colocar um ninho para ver no que da, se não der nada vou fazer o DNA. Tenho outra femea na mesma gaiola, tenho que tirar ela para colocar o ninho?

Depende.Não necessariamente. Mas se for mesmo um casal, eles podem ficar agressivos tentando proteger o ninho, podendo até mesmo machucar a outra fêmea. Depende também do tamanho da gaiola. Se for pequena a fêmea "solteira" vai ficar muito próxima do ninho e vai parecer uma ameaça constante para o casal.

Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, liz disse:

Minha gaiola é bem grande, mas tenho uma menor que uso para viajar, vou deixar ela separada então, tenho medo de machucarem, ela e filhote ainda, so tem 7 meses. Muito obrigada pela ajuda, depois posto aqui o que deu!

Estou aguardando ansiosamente. E digo mais...olhando a foto dá pra ver que tem cara de menininha. Espero não "queimar a língua" kkkkk. Vamos ver se estou bom de palpite.

Editado por CARONE
Complemento
Link para compartilhar
Share on other sites

Em ‎19‎/‎09‎/‎2018 at 21:56, CARONE disse:

Sim. Dizem isso, mas já tive um casal de arlequim e o macho tinha as penas cinza e a fêmea listrada. Acredito que é porque eles possuem silvestre na linhagem. Comigo sempre funcionou. É claro que para ter certeza só mesmo com exame de DNA, mas vejo bastante informação na foto que você postou, no sentido de que se trata de uma fêmea: quando a fêmea vive só ela costuma cantar, mas quando é introduzido um macho no recinto ela costuma parar de cantar. As penas listradas da cauda são outro indicativo. Mais indícios são as manchas cinzas predominando na cara e principalmente no peito (nos machos há predominância de amarelo no peito). Você pode colocar um espelho na frente da ave. A fêmea costuma mostrar desinteresse, mas o macho costuma explorar sua imagem no reflexo, se detendo mais tempo em frente ao espelho. Volto a dizer, certeza mesmo só com DNA ou esperando ela botar um ovo, mas a minha convicção de que se trata de uma fêmea chega próximo a 85%. Vou defender isso até o fim. rsrsrs.

Boa noite, acho que tinha razão, o meu macho cara Branca começou a querer galar ela, decidir colocar um ninho. A principio deu tudo certo, mas agora ela entra no ninho e se ele quer entrar da briga, e a mesma coisa com ele. Não sei o que faço...

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, liz disse:

Boa noite, acho que tinha razão, o meu macho cara Branca começou a querer galar ela, decidir colocar um ninho. A principio deu tudo certo, mas agora ela entra no ninho e se ele quer entrar da briga, e a mesma coisa com ele. Não sei o que faço...

Hahaha. Que legal! Parabéns. Mês passado, depois de alguns anos, um dos meus casais iniciou postura. A fêmea colocou apenas 02 ovos e achou que essa era a única obrigação dela. O macho ficava sozinho no ninho, e à noite abandonava o ninho para dormir com a fêmea. Ou seja, deu pra ver que não ia dar em nada, por falta de experiência do casal. Acho que depois que sua fêmea colocar os ovos ela irá aceitar a ajuda do macho. Com o tempo eles adquirem experiência. 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, CARONE disse:

Hahaha. Que legal! Parabéns. Mês passado, depois de alguns anos, um dos meus casais iniciou postura. A fêmea colocou apenas 02 ovos e achou que essa era a única obrigação dela. O macho ficava sozinho no ninho, e à noite abandonava o ninho para dormir com a fêmea. Ou seja, deu pra ver que não ia dar em nada, por falta de experiência do casal. Acho que depois que sua fêmea colocar os ovos ela irá aceitar a ajuda do macho. Com o tempo eles adquirem experiência. 

Obrigada, fiquei com medo de um machucar o outro.

  • Confuso 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...