Jump to content

mãe batendo no filhote


adriana lessa

Posts Recomendados

filhote com 15 dias a mãe entra no ninho e fica dando bicadinhas nele, está dando feridinhas nele, não vejo ela alimentando-o, durante a noite ela dorme com ele o tempo todo....já o pai alimenta ele, fica alguns períodos durante o dia com ele no ninho mas a noite não dorme no ninho....coloquei o ninho sem a tampa no fundo da gaiola e juntei a mãe, na mesma hora ela foi pro ninho e bicou o filhote de novo...separei a mãe em outra gaiola que fica ao lado, ela está desesperada gritando o dia todo,  já o pai continua alimentando o filhote mas não dorme no ninho com ele, será que fiz certo? alguma sugestão de como proceder?

Link para compartilhar
Share on other sites

18 minutos atrás, liz disse:

O bom seria você ajudar o macho a alimentar o filhote, para não sobrecarregar o pai.

o problema é que trabalho em forma de plantão, até posso ajudar a tratar nas minhas folgas, mas duas vezes por semana passo 24 hs fora e não tenho ninguém para me ajudar, o que eu tenho feito é estimular o pai a comer muito, dou coisas que ele gosta e dou na mão que percebo que ele come mais, mas quando estou trabalhando não sei o que acontece..rs

é a primeira cria do casal e última, não quero mais  que criem, deram muito trabalho, brigando o tempo todo, durante o choco tive que fazer revezamento entre eles, agora com filhotes a mãe começa com isso de bicar o filhote, vejo muitos posts parecidos, será que é normal essa dificuldade toda? será que é por inexperiência do casal? ou isso acontece  porque as calopsitas muito mansas?

Link para compartilhar
Share on other sites

Como é a primeira vez deles pode ser inexperiência mesmo. Conheço criadores que tem casal de Calopsitas mansas e criam muito bem os filhotes. Como você não tem muito tempo e complicado ter filhotes mesmo, eles requerem muita atenção, principalmente se quiser que sejam mansos..

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

16 horas atrás, adriana lessa disse:

o problema é que trabalho em forma de plantão, até posso ajudar a tratar nas minhas folgas, mas duas vezes por semana passo 24 hs fora e não tenho ninguém para me ajudar, o que eu tenho feito é estimular o pai a comer muito, dou coisas que ele gosta e dou na mão que percebo que ele come mais, mas quando estou trabalhando não sei o que acontece..rs

é a primeira cria do casal e última, não quero mais  que criem, deram muito trabalho, brigando o tempo todo, durante o choco tive que fazer revezamento entre eles, agora com filhotes a mãe começa com isso de bicar o filhote, vejo muitos posts parecidos, será que é normal essa dificuldade toda? será que é por inexperiência do casal? ou isso acontece  porque as calopsitas muito mansas?

Concordo com a Natália e com a Liz. O jeito é encontrar quem o alimente na papa. Talvez pagando um pet anjo ou deixando o filhote hospedado em um Pet Shop Especializado em aves silvestres. Sei que o custo não será pequeno, mas é só por alguns dias. O macho só costuma ficar no ninho durante o dia. Pode ser coincidência, mas tenho notado que os machos são mais disciplinados com os filhotes do que as fêmeas, embora não seja uma regra. É importante o filhote ser alimentado pelos pais, porque neste processo  ele reforça o seu sistema imunológico e adquire anticorpos que prevenirão doenças na fase adulta, mas ao alimentar sozinho o filhote o macho se desgastará excessivamente, além de poder ter problemas nutricionais, pois, de certa forma, está dividindo a alimentação dele com o filhote. A propósito, se você descobrir um meio para que eles não procriem mais, pelo amor de Deus, compartilhe isso comigo!!! 

Editado por CARONE
Ortografia
Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutos atrás, liz disse:

Carone, caso não queira mais filhotes não coloque o ninho e jogue fora os ovinhos que eles colocarem. Acasalar eles sempre vão.

Eu sei Liz! Fui um pouco irônico, porque evitar que eles acasalem é como evitar que o Papa reze. O problema maior não é o que fazer com os ovos, mas sim procurar evitar posturas seguidas. Mês passado perdi uma Pérola que estava comigo há cerca de 12 anos, com um ovo retido. Quando percebi já era tarde demais.

Editado por CARONE
Complemento
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, CARONE disse:

Eu sei Liz! Fui um pouco irônico, porque evitar que eles acasalem é como evitar que o Papa reze. O problema maior não é o que fazer com os ovos, mas sim procurar evitar posturas seguidas. Mês passado perdi uma Pérola que estava comigo há cerca de 12 anos, com um ovo retido. Quando percebi já era tarde demais.

Desculpa, não percebi, so quis ajudar. Sinto muito por ter perdido sua calopsita.

Link para compartilhar
Share on other sites

Meu casal está na primeira postura, com 5 ovinhos e todos galados! Hoje completa 16 dias do primeiro ovinho, porem ontem a tarde percebi que o casal estava do lado de fora do ninho, sai e quando cheguei a noite estavam ainda ao lado de fora, olhei de madrugada e estavam dormindo fora do ninho ainda, acordei hoje 5:30 e vi que continuavam fora, botei farinhada, ração, troquei a agua, eles entravam no ninho olhavam e saia nao ficam.. Antes eles nao saiam de la.. O que pode ter acontecido? Será que abandonaram? Estou desesperada, sera que vou perder 5 bbs? (Fiz ovoscopia de novo hoje de manhã e estavam vivos se mexendo no ovinho!!! )

Link para compartilhar
Share on other sites

3 horas atrás, Gabrielly Araújo disse:

Meu casal está na primeira postura, com 5 ovinhos e todos galados! Hoje completa 16 dias do primeiro ovinho, porem ontem a tarde percebi que o casal estava do lado de fora do ninho, sai e quando cheguei a noite estavam ainda ao lado de fora, olhei de madrugada e estavam dormindo fora do ninho ainda, acordei hoje 5:30 e vi que continuavam fora, botei farinhada, ração, troquei a agua, eles entravam no ninho olhavam e saia nao ficam.. Antes eles nao saiam de la.. O que pode ter acontecido? Será que abandonaram? Estou desesperada, sera que vou perder 5 bbs? (Fiz ovoscopia de novo hoje de manhã e estavam vivos se mexendo no ovinho!!! )

Gabrielly, tente fazer uma incubadora, tem videos mostrando fazer com uma lâmpada mesmo, é provável que eles tenham abandonado e você tera que alimentar eles.

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, liz disse:

Gabrielly, tente fazer uma incubadora, tem videos mostrando fazer com uma lâmpada mesmo, é provável que eles tenham abandonado e você tera que alimentar eles.

Agora de tarde eles estão no ninho mas saem toda hora, chocam um pouco e saem..

Link para compartilhar
Share on other sites

19 minutos atrás, Gabrielly Araújo disse:

Agora de tarde eles estão no ninho mas saem toda hora, chocam um pouco e saem..

Fica monitorando a temperatura, vê se os ovinhos estão quentinhos, o bom é você já ter uma segunda opção, caso eles larguem mesmo você tem como manter os ovinhos

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...