Jump to content

Casal joga para fora filhotes?


Brunah

Posts Recomendados

Bom,a pouco tempo botei minhas duas calopsitas lutino juntas,com o ninho, tenho 5 calopsitas e as separei ( Casal com casal e uma sozinha ) por que vi as lutino cruzando, entao como queria muito viver a experiência de ter um filhotinho de calopsita em casa,as coloquei juntas,passou muito tempo e finalmente veio o primeiro ovo,não nasceu,mas eu acabei percebendo que tinha mais ovos no ninho,fiquei super animada achando que iriam nascer muitos filhotes...mas depois de muito tempo não nasceu. Levei as minhas calopsitas para cortar as asas e aproveitei para falar com a Veterinaria do que estava acontecendo,entao botamos uma luz contra os ovos e vimos que a maioria não estavam galados mas tinham 1 ou 2 que tinham muita chance,ou seja,o embrião dentro do ovo era visível com a luz. Entao cheguei em casa e refiz o que a vet. fez e joguei os ovos não galados fora,os que tinham embrião eu deixei. Passou mais um tempo,e um dia eu estava escutando da gaiola das minhas calopsitas um piu,muito pequeno e baixinho,achei q alguma calopsita estava piando,quando fui ver, tinha um filhote no chão (onde ficar o jornal) na gaiola depois daquela grade que fica no chão. Fiquei desesperada não sabia que estava acontecendo mesmo,mas como eu não tinha nenhuma experiência com filhotes peguei ele e tentei cuidar,fiz uma papinha improvisada eu taquei no liqüidificador a comida da calopsita e coloquei com agua eu meio que entupi o bichinho,deixei ele numa caixa com uns paninhos macios dentro e com uma luz bem forte virada para a caixas e para não bater no olho do bichinho cobri um pouco o olho dele, ou dela '-' Um dia depois eu vi que aquela papinha era um veneno mas era tudo que eu tinha,não estava preparada! Eu dei soro para o bichinho e vi que dava certo ( Não era soro de remédio '-' ) Mas depois de um tempinho nasce um irmão :D para dificultar mais um pouco minha vida,porem eu gostei e os botei  juntos,no dia seguinte levei eles ao veterinário e ele disse que eles estavam bem! Que estavam saudáveis,e ai comprei uma papinha,mas a vet disse que e muito dificil sobreviver longe dos pais desse jeito,nessa parte fiquei triste :'(  Fui dando a papinha e fiz um ninho "SUPER" para eles,com a palhinha do ninho,com paninhos e uma barreira separando a "caminha" aonde eles dormiam e de dia botava no outro espaço e fiz um buraco na caixa pra botar a luz e com um tipo de paninho transparente pra não bater muito neles,bom estava bem quente! Estava tudo organizado,estavam quentinhos,com papinha,e em um bom "ninho" mas vi que o "mais velho" estava ficando fraco,e não queria comer! Fiquei estranhando muito...ja no outro dia eu fui olhar o ninho e encontrei o irmão mais velho parado,estava gelado e dando os últimos pios :'( eu vi que ele estava muito gelado entao peguei ele e o aproximei da luz para ver se melhorava,não deu certo,ele deu o ultimo piu e não falou (piou) mais...uma coisa triste e que quando ele morreu o irmãozinho dele estava em cima dele,parecia estar triste,não sei se bebezinhos de calopsita ja sentem isso,mas foi triste...fiquei abalada e com medo,dava vontade de não cuidar mais dele e desistir,mas eu não desisti,continuei cuidando dele e enterrei o irmaozinho dele. Mas eu tentei,dei minhas forças para ele conseguir sobreviver mas,no final das contas morreu...chorei demais...Lembrando que o mais novo,também tinha sido jogado para fora do ninho encontrado no mesmo lugar do outro...mas para minha "felicidade" tinha nascido outro,jogado do ninho,no mesmo lugar...ele morreu também :'( So uma pergunta pessoal,porque meu casal jogou eles para fora ? Tentava colocar denovo mas a fêmea ou o macho o empurrava,não tentava botar eles com a mao por que sabia que ai eles não avo o querer mesmo,o botei com uma colher lavada para não dar cheiro nem nada. Tinham ovos dentro do ninho,sera que não pode ter ovos e filhotes ao mesmo tempo? Me ajudem deem um help!

Link para compartilhar
Share on other sites

Nossa que texto enorme rsrs, bom eu não tenho experiencia com filhotes de calopsitas as minhas tao na fase de ninho e nada de ovos, talvez o seu casal de calopsitas seja jovem demais e a reação deles ao ver os filhotes foi de rejeição, ja ouvi falar de calopsitas que expulsam os filhotes do ninho ou ate machucam  ao perceber que ele nao reage ou seja q ele nao esta saudável, mas acho que não foi o seu caso pois a vet disse que eles estavam saudáveis, pode ser que eles estivessem estressados devido ao cansaço do choco, algum barulho estranho, movimento de pessoas ou por ser uma ave muito mansa que esta acostumada a ficar fora da gaiola. eu n sei como eh o seu ninho mais o de uma amiga teve uma situação parecida mais foi por causa do ninho que não possuía a divisão da sala para a ante-sala e os filhotes se movimntavam e os pais ao sair do ninho acabavam levando os filhotes  juntos para fora. espero ter te ajudado 

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada por me responder :) Mas uma suspeita seja quando ele caiu do ninho,por que eh muito alto!

Nossa que texto enorme rsrs, bom eu não tenho experiencia com filhotes de calopsitas as minhas tao na fase de ninho e nada de ovos, talvez o seu casal de calopsitas seja jovem demais e a reação deles ao ver os filhotes foi de rejeição, ja ouvi falar de calopsitas que expulsam os filhotes do ninho ou ate machucam  ao perceber que ele nao reage ou seja q ele nao esta saudável, mas acho que não foi o seu caso pois a vet disse que eles estavam saudáveis, pode ser que eles estivessem estressados devido ao cansaço do choco, algum barulho estranho, movimento de pessoas ou por ser uma ave muito mansa que esta acostumada a ficar fora da gaiola. eu n sei como eh o seu ninho mais o de uma amiga teve uma situação parecida mais foi por causa do ninho que não possuía a divisão da sala para a ante-sala e os filhotes se movimntavam e os pais ao sair do ninho acabavam levando os filhotes  juntos para fora. espero ter te ajudado 

Link para compartilhar
Share on other sites

Bruna, é comum que problemas como esse surjam na 1° cria do casal, na maioria das vezes por inexperiência.

A impressão que me deu lendo o que você escreveu é que todo o processo foi conturbado, com visitas ao veterinário durante a incubação.

É importante durante essa faze evitar mudanças bruscas, pois as aves se estressam facilmente, então a gaiola deve ser mantida sempre no mesmo lugar, a alimentação deve ser reforçada, com variedade e quantidade, isso é muito importante, também deve-se evitar muito barulho próximo a gaiola, ou mexer constantemente no ninho, resumindo, eles precisam de paz e tranquilidade.

Procure ler um pouco sobre comportamento reprodutivo das calopsitas, qualquer dúvida estamos aí, não exite em perguntar !

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bruna, é comum que problemas como esse surjam na 1° cria do casal, na maioria das vezes por inexperiência.

A impressão que me deu lendo o que você escreveu é que todo o processo foi conturbado, com visitas ao veterinário durante a incubação.

É importante durante essa faze evitar mudanças bruscas, pois as aves se estressam facilmente, então a gaiola deve ser mantida sempre no mesmo lugar, a alimentação deve ser reforçada, com variedade e quantidade, isso é muito importante, também deve-se evitar muito barulho próximo a gaiola, ou mexer constantemente no ninho, resumindo, eles precisam de paz e tranquilidade.

Procure ler um pouco sobre comportamento reprodutivo das calopsitas, qualquer dúvida estamos aí, não exite em perguntar !

Obrigada por me responder,mas não e a primeira vez da fêmea,e que tive outra calopsita antes do macho dela,que fugiu e deu cria de um pretinho não sei ao certo se eh cinza com a mistura de lutino por que a fêmea era lutino  e o macho Arlequim,mas se olhar minha foto do perfil ela esta no canto perto do amarelinho atras do cinza. Bom,eu costumo mudar a gaiola de lugar por causa que temos um quartinho onde botamos a gaiola e temos uma varanda quando faz sol botamos elas la! Não pode mais fazer isso? Nunca mexemos no ninho de forma alguma porque: 1- o Macho arrancaria nosso dedo antes de encostar no ovo x D 2-Se encostarmos no ovo pelo meu conhecimento,A mae não cuida mais dele! e 3- não tem 3 '-' Bom não mexo no ninho,mas muito obrigada,ajudou muito : D 

Link para compartilhar
Share on other sites

Tendi, se a fêmea já criou antes então é provável que o problema seja com o macho, você sabe a idade dele ?

Não é bom mudar a gaiola de lugar durante a fase reprodutiva isso estressa muito os pássaros, ela deve ser mantida sempre no mesmo local.

Você pode mexer no ninho, mas não o tempo todo, não há problema em pegar nos ovos ou nos filhotes, eles não irão abandona-los por conta disso, é um mito.

O seu filhote de calopsita também é um arlequim, não da pra ter certeza pela foto, mas me parece Light arlequim cinza. 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Tendi, se a fêmea já criou antes então é provável que o problema seja com o macho, você sabe a idade dele ?

Não é bom mudar a gaiola de lugar durante a fase reprodutiva isso estressa muito os pássaros, ela deve ser mantida sempre no mesmo local.

Você pode mexer no ninho, mas não o tempo todo, não há problema em pegar nos ovos ou nos filhotes, eles não irão abandona-los por conta disso, é um mito.

O seu filhote de calopsita também é um arlequim, não da pra ter certeza pela foto, mas me parece Light arlequim cinza. 

Hmm nao sei a idade do macho ao certo...acho que 1 ou 2 anos mas apenas sei que não e 3. Mas obrigada me ajudou muuuuuito :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

Pessoal,estou com um filhote que não anda e não quer comer,provavelmente ele caiu do ninho e os pais tbm não estão alimentando. Uma das patinhas ele aperta a outra não,ao q tudo indica deve ter quebrado ne? mas a gente mexe nela e ela nem pia tipo reclamando de algo. Ela so fica deitada caída,o que eu posso fazer nessas condições? Ps: minha cidade não possuiu médicos veterinários.

ME AJUDEM! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...