Jump to content

Introduzindo nova calopsita


LSalgado

Recommended Posts

Estou tentando introduzir uma fêmea junto com o macho que já tenho (para fazer companhia). Depois de uma quarentena básica trouxe as gaiolas próximas uma da outra e, como houve pouquíssima reação negativa resolvi já juntá-los apenas 4 dias depois.

Para informação ela já era de viveiro e conviveu com muitas outras sem problemas... ele viveu com uma parceira por mais ou menos 2 anos até que ela desapareceu há 1,5 anos.

Faz 2 dias e eles ficam numa boa (o viveiro é espaçoso) até um encostar no outro, aí o macho grita e bate o bico nela nervoso. Ele está com ciúmes das coisas dele, e do espaço dele.

Isso é normal? Isso melhora com o tempo?

Tenho medo de sair de casa. Há perigo de sair para trabalhar, voltar e encontrar uma tragédia?

Link to comment
Share on other sites

Quando você junta os dois, isto não significa que formarão um casal imediatamente, mas as possibilidades são muito boas, porque são apenas os dois no mesmo ambiente. Pode demorar uma semana, alguns meses ou até 1 ano ou mais, mas o importante é que uma companhia da mesma espécie vai melhorar a qualidade de vida do macho. É normal que no começo ele fique um pouco incomodado, mas pode ir trabalhar tranquilo, porque eles não se estranharão a ponto de haver uma tragédia. Não estamos falando de 2 machos alfa (dominantes) no mesmo ambiente, e as calopsitas por natureza não são agressivas. Já tive e tenho machos disputando a mesma fêmea, mas quando coloco todos no mesmo viveiro viram uns santos.Mas talvez seja o caso de você deixar cada um em uma gaiola durante o dia e juntá-los durante a noite, por alguns dias, para ver se a situação melhora. Isto estressaria menos o macho e diminuiria a chance de um acidente, como o macho lesionar o olho da fêmea, mesmo sem esta intenção, embora esta hipótese seja remotíssima. É mais por precaução.

Em resumo, já vi machos brigando a ponto de se machucaram, um tirar o "penacho" do outro, mas nunca a ponto de resultar em uma tragédia. Mas uma ave cegar a outra, mesmo que não tenha esta intenção e não aja tão agressivamente, pode acontecer, principalmente em um ambiente onde há muitas aves estressadas, o que não é o seu caso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...