Jump to content

Panico Noturno e batida de asa


dbisetto

Recommended Posts

Pessoal, minha calopsita Lica está em situação dificil.

Há duas semanas atras ela teve pânico noturno e quando acordei ela estava toda ensanguentada e perdeu umas 30 penas. Corri para o veterinário, que achou melhor colocar o colar nela (pra não se bicar) e entrou com cort-trat. Ela melhorou, de depois de uma semana ela tirou o colar e estava normal.

Dois dias depois ela amanheceu com a asa aberta e o comportamento alterado. Quieta, no fundo da gaiola, com diarreia e com a uma das asas aberta. Estranhei, mas observei. Fiquei com medo de leva-la de volta ao veterinário para não estressa-la. Não era a prmeira vez em 11 anos que ela fica com a asa levantada, continuei a ministrar o cort-trat.

Porém, como depois de 2 dias ela não melhorou, levei ao veterinário novamente, que quando levantou a asa dela, viu que havia (muito) tecido morto e ela estava com 43o de temperatura. Fiquei desesperado.

Ela passou 3 dias no veterinário fazendo tratamento com Avitrin antibiotico e Rifocina. Ontem voltou pra casa, um pouco mais bem animada, mas longe ainda do comportamento ideal. Ela ficou brincando um pouco no chão comigo, saiu da gaiola, parecia estar feliz.

O veterinário recomendou que eu a colocasse pra dormir em uma caixa organizadora (com furos), para que se no caso de ela se debater, pelo menos não enroscar a asa.

Finalmente, deixou pedido de raio-X da asa dela. Ele acha que não está quebrada, mas pode ser que tenha alguma fissura. A preocupação dele foi estancar as bactérias primeiro.

Hoje cedo tive que deixa-la em casa para vir trabalhar, mas confesso que está dificil. Ela ficou quietinha dentro da gaiola, está toda suja por causa da Rificina e do Avitril.

Alguém já passou por situação semelhante? Tem horas que acho que ela não vai ficar boa. 

Preciso de ajuda de vcs.

Daniel

IMG_20181001_200702888.jpg

Link to comment
Share on other sites

Realmente essa é uma situação mto complicada, já vi calopsitas que morreram por causa de pânico noturno, como o colega disse acima tente deixa uma luz bem fraquinha e não esqueça de cobrir a gaiola, se tiver calor pode ser um pano fino, pq qualquer coisinha q elas vêem no escuro já assustam. Se na gaiola tiver brinquedos tente retirar.

Tomara q ela fique boa logo, boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Ruz e Natália, muito obrigado.

O que estranhei é que nesses 11 anos ela sempre dormiu em um quarto vazio que temos em casa, com um pano cobrindo a gaiola e o quarto completamente escuro e com a porta fechada. Não sei o que pode ter acontecido.

Ontem de noite ela ficou bem. Até ficou de ponta cabeça no puleiro com as asas abertas.

Hoje cedo, diferente de ontem, ela comeu muito de manhã e não foi para o fundo da gaiola. Ainda está com a asa bem aberta, o veterinário disse que é normal nesse processo de desinflamação. Só ainda não sei se devo fazer o raio-X ou não. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...