Jump to content

Comportamento territorialista?


Ninha

Posts Recomendados

Boa tarde,

Tenho duas calopsitas, um de 3 anos e meio e outro de 5 meses. 

O mais novo está conosco a pouco mais de 1 mês. Na loja onde compramos o vendedor disse que é macho, mas não deu 100% de certeza pois não tem exame que comprove.

Nos últimos dias tem perturbado o mais velho, espantando do pote de comida o que tem me preocupado pois temo que esteja se alimentando pouco. Já coloquei vários potes de comida, alguns com mix de sementes, com ração e ainda ofereço folhas verdes e cenoura ao longo do dia, mas ainda assim perturba o mais velho.

Frequentemente se aproxima da comida abre as asas e empina o rabo. Alguém sabe me responder o que esse comportamento quer dizer? será que ele pode estar demarcando território?

Ninha*

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele quer ser notado. Acha que é o dono do pedaço kkkk. Mas ele ainda é muito novinho. Com o tempo eles vão se acertando. Calopsitas não são tão territorialistas como os agarponis, e como não há uma fêmea no pedaço eles não tem o que disputar. Se notar que a mais velha está muito incomodada ou se alimentando pouco, separe-os durante uma parte do dia ou da noite para que cada um supra suas próprias necessidades. Mas suspeito que o mais novo vá reclamar, pois, como eu disse, ele quer ficar perto do outro para se fazer notar e se mostrar rsrsrs.

  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 9 months later...

Bom dia pessoal.

Pra quem tem casal de calopsitas, queria saber se a fêmea dorme diferente que o macho.

Ainda tenho duvida se um dos meus não é fêmea, o mais velho que tenho certeza ser macho dorme com a cabeça atrás das penas, parece um galinho ta sempre na postura. O outro dorme meio abaixadinho, encolhido e muitas vezes com o rabo meio tortinho, pois fica no poleiro no fundo da gaiola (talvez também seja por causa do frio).

Enfim, queria saber se vocês notam alguma diferença entre machos e fêmeas quanto a postura na hora de dormir.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

Na hora de dormir não. 

Mas já observei no dia a dia, que, os machos ficam mais robustos, como quem manda no pedaço. Enquanto a fêmea fica mais tempo na comida. Eles gostam de ficar nos poleiros mais altos, já as fêmeas ficam nos baixos ou no chão. 

E eles estão sempre limpando as penas, mostrando postura, atento...

Essas foram algumas observações que fiz em calopsitas e periquitos.

Há as fêmeas mais velhas também se mostram superiores kkk

Ele não tem as estrias na cauda não? 

Tem exame de sexagem, se quiser pode fazer. Mas se nesse tempo todo ele não colocou nenhum ovo...

Link para compartilhar
Share on other sites

@SAM 3

Ele não tem listras na cauda.

Eu não gostaria de fazer exame de sexagem, acho muito  agressivo tirar uma pena para examinar. 😖

Fico pensativa porque a principio adquiri o mais novo como sendo macho, mas eles tem comportamentos muito diferentes ☺️

Mas essa dúvida persiste.. 😏😁

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Ninha disse:

@SAM 3

Ele não tem listras na cauda.

Eu não gostaria de fazer exame de sexagem, acho muito  agressivo tirar uma pena para examinar. 😖

Fico pensativa porque a principio adquiri o mais novo como sendo macho, mas eles tem comportamentos muito diferentes ☺️

Mas essa dúvida persiste.. 😏😁

Ninha*

Ninha, seria interessante se você postasse fotos delas...pode ser que alguém do blog tenha uma idêntica com a sexagem identificada!

Link para compartilhar
Share on other sites

11 horas atrás, Ninha disse:

@Dôdoi

Já postei fotos, pessoal acha que é macho, mas o comportamento dele me intriga muito 9_9xD.

Ninha*

@Dôdoi, @Malu

Segue novamente foto do malandrinho 9_9

dave.jpeg

Realmente trata-se de um Macho Silvestre...nas Calopsitas o comportamento varia muito de cada um, independentemente do sexo. Eu tenho duas fêmeas que deveriam se chamar "Lady" e "Barraqueira"...pois possuem comportamento totalmente opostos!

  • Haha 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá ninha , tudo bem?

Então esse é um comportamento comum entre as calopiscitas , em principal os machos , é super normal este comportamento,  ainda mais que ele está na idade do amadurecem e marcar território. 

Observe se o outro consegue se alimentar adequadamente? caso contrário , vc terá que separa eles!

Espero ter ajudado!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...