Jump to content

Guia: Observando as fezes


Isabella Dejuli

Posts Recomendados

Todo o proprietário de aves deve saber como as fezes normais são constituidas, e, mais ainda, observar as fezes (frescas) periodicamente, pois alterações significativas podem nos alertar que algo não vai bem com a ave.
As alterações das fezes costumam vir antes mesmo de a ave apresentar sintomas clínicos, permitindo que nós nos antecipemos levando a um veterinário.
As fezes são compostas de 3 partes : as fezes, o urato e a urina :
A primeira porção é chamada de fezes propriamente dita, de consistência sólida, podendo sua cor variar entre o verde escuro (aves que se alimentam de sementes) ou marrom (aves que se alimentam de rações). As fezes podem apresentar outras colorações, dependendo do que for ingerido (por exemplo, a beterraba pode fazer com que as fezes tenham uma cor mais avermelhada, próxima a cor de sangue). Por isso é importante prestar atenção ao que a ave consome para poder melhor avaliar as mudanças de cor das fezes.

fezes_normais.thumb.JPG.63b10fb69f548139

FEZES NORMAIS

 

fezes_marrom.thumb.JPG.97200c8aa4e3aa9ec

fezes normais (cor marrom decorrente da cor do alimento ingerido)

A segunda porção das fezes é chamada de urato, de cor branca e opaca. É resultado da digestão e do metabolismo de proteínas pelo organismo, e é eliminado através dos rins. Urato tingido de verde ou amarelo indica que a ave está com doença hepática. Urato tingido de verde pode indicar que o pássaro foi acometido de infecção causada pela "Chlamydophila" (clamidiose). Indicamos levar urgente o pássaro a um veterinário quando ocorrer alterações na cor do urato.
A terceira porção das fezes é chamada de urina, produzida pelos rins. A quantidade de urina nas fezes vai depender da quantidade de líquido ingerido (água, frutas, vegetais). Tem-se a falsa idéia que a ingestão desses alimentos provoca diarréia, justamente pelas fezes tornarem-se mais aquosas. É importante acompanhar de perto a quantidade de urina eliminada, pois pode ser decorrente de dença renal.
Outra observação importante é que as aves podem eliminar urina sem fezes e urato, ou eliminar urato e a urina sem fezes.
Vale ainda ressaltar que aves que passam por estresse (mudança de ambiente, acidentes, convalescença de doenças, etc.) podem ter suas fezes alteradas (diarréicas, verdes escuras brilhantes, uratos tingidos, etc.) por um período, voltando ao normal. Para melhor analisar as fezes, indicamos usar papel toalha no chão da gaiola ou de cor clara. Alterações significativas e persistentes, devem ser relatadas ao veterinário.

ALTERAÇÃO NAS FEZES
 

Na cor

Foto-0016.thumb.jpg.9a909d465148f4315fba

fezes escuras (causas diversas, inclusive longo período sem se alimentar)

 

Na consistência e composição

fezes_liquidas.thumb.jpg.cf46c404e67178f

33fbscd.thumb.jpg.2567441b9bef8d1f534e9d

 

fezes_reproducao.thumb.JPG.3b93a89c647c9
Fezes de uma fêmea no ciclo reprodutivo, consideradas normais

 

Na coloração das fezes

Se um pássaro não se alimenta de nenhum alimento sólido por um longo período, a porção fecal pode se tornar preta, ou verde bem escuro (quase preto) e de consistência grudenta. Este tipo de fezes geralmente é confundido pela presença de sangue, mas na verdade é a produção da bile.
Fezes pretas podem significar também sangue digerido (decorrente de enterites severas). Não é um bom sinal, o mais adequado é levar a um veterinário para diagnóstico. 
Fezes verde escuro, urina tingida de verde ou amarelo, são indicativos de sobrecarga hepática (intoxicação, infecção, excesso de gordura na dieta, etc.)
 

fezes_com_sangue.thumb.JPG.dba8dcc38c9ac

fezes diarréicas com sangue, podem indicar sangramento vindo do sistema
digestivo, cloaca ou oviduto (o sangue é proveniente de hemorragias causadas
pela destruição de células intestinais)
 

As fezes também podem ser diferentes de uma ave para outra, pois algumas comem mais sementes, e têm as fezes mais durinhas e sequinhas, e outras preferem mais verduras e pão seco, bebem mais água, e assim têm as fezes mais volumosas e claras. Mesmo que elas vivam juntas e recebem o mesmo alimento, as fezes podem ser diferentes.

 

coccidiose.thumb.JPG.b816886f7010a62e78c
 

 

coccidiose1.thumb.JPG.148c90ab9b84bcad02

fezes amareladas, indicam má absorção e digestão dos alimentos por problemas
no pâncreas ou fígado

 

Na coloração do urina
 

Os rins excretam o urato (de cor branca) produzido pelo fígado. Quando ocorre alteração na cor, como é o caso da imagem abaixo, pode significar que o fígado pode estar comprometido. Problemas hepáticos podem ser causados por bactérias ou vírus, a maior parte das doenças é curável.

fezes_amareladas.thumb.JPG.29f5facb6adab

urato amarelo pode indicar problema no fígado

fezes_verde_claro.thumb.jpg.ab6bc27fae10

possível insuficiência hepática

Alterações graves:

- diarréia : Se a porção fecal não está formada, é chamada de diarréia. Importante saber que a presença de um volume maior de urina, não importa a quantidade que for, resultando em fezes aquosas, mas com a porção fecal sólida, não significa diarréia, o que é comumente confundida. As fezes podem absorver urina, dando a falsa impressão de diarréia.
Na diarréia, as fezes podem sair como um jato, sem nenhuma parte sólida no meio, ou com pequenos pedaços no meio do borrão aquoso. Se as fezes da calopsita estiver dessa forma, procure rapidamente um veterinário.
A diarréia pode desidratar a ave em poucas horas, devido ao seu metabolismo acelerado. Possíveis causas :
. indisposição intestinal (mudança abrupta da dieta, consumo em excesso de verduras e frutas, alergia ao alimento, etc);
. parasitas, protozoários, viroses, toxinas;
. água ou alimento contaminado;
. alimentos inadequados à ave (ingestão de lactose, por exemplo).
Somente um veterinário para identificar a causa da diarréia e a medicação adequada (medicamento correto e na quantidade correspondente ao peso da ave). Não se deve dar por conta própria antibióticos, pois conforme falamos anteriormente, as causas são diversas.
Mesmo a ave sendo medicada, uma diarréia não cura da noite para o dia. O que acontece é que a quantidade de água nas fezes vai diminuindo ao longo de uma semana. Se não houver resultado satisfatório em 3 dias com a medicação receitada, deve-se retornar ao veterinário.

As fezes não devem cheirar mal, quando isso ocorre pode ser sinal de doenças bacterianas. A fêmea, quando está na fase de reprodução, pode apresentar fezes dessa forma, desde que pastosas. Se sairem sob forma de jato (excesso de urina) e fétida, não é normal.

A presença de sementes nas fezes inicialmente pode ser um sinal de má digestão, má absorção do alimento pela flora intestinal, quer seja pelo próprio alimento (sementes velhas, com toxinas), como pelo uso de medicamentos (antibióticos) que atacaram também a flora intestinal. Outras possíveis causas : parasitas, pancreatite, proventriculite, ventriculite, ou doença intestinal. É importante o veterinário analisar as fezes e indicar o melhor tratamento, finalizando-o com o uso de probióticos.

fezes_sementes.thumb.JPG.9f8ac16612c9fbf

fezes com sementes

O importante é observar o comportamento da ave: se apesar da diarréia ela se mantiver ativa, comendo normalmente, é porque a ave está conseguindo compensar a perda de água tomando mais água. Vale a pena, nesses casos, fornecer eletrolíticos (soro comercializado para estes fim, existem produtos veterinários, geralmente é um sachet que vc dilui em um copo ou litro de água), de preferência diretamente no bico, já que tem ave que rejeita o produto no bebedouro e termina por beber menos líquido do que deveria porque não consegue encontrar água fresca. De qualquer forma, o ideal é não perder tempo e levar sua ave imediatamente, ao menor sinal de diarreia!!!
- Fezes pastosas (com mais líquido que o normal, mas ainda com formato) são alterações comumente causadas por vermes ou alimento que nào fez muito bem. As causas podem ser variadas e o tratamento deve ser feito seguindo orientação de um veterinário, após constatação. Vale citar a exceção no caso das fêmeas : devido à ação dos hormônios femininos na época da postura, as fêmeas adultas costumam ter fezes mais pastosas, volumosas, e fétidas, o que é considerado normal.

- Intoxicação : quando a calopsita ingere algo que lhe faz mal, as fezes ficam verde-escuro, podendo tingir o urato e urina de verde. Se a ave estiver ativa e apetite normal, basta ministrar um anti-tóxico na água ou diretamente no bico, e mantê-la apenas com o alimento padrão(semente ou ração) por alguns dias, até as fezes voltarem ao normal. Se a ave tiver qualquer outro sintoma, como falta de apetite, apatia, penas arrepiadas, sono excessivo, procure um veterinário.

- Lesões intestinais : algumas infecções bacterianas agudas ou parasitas podem causar lesões intestinais e a calopsita passa a defecar sangue vivo, ou as fezes saem pretas, por causa do sangue digerido. Ambos os casos requerem auxílio veterinário.
Quando a ave está doente, deve ser isolada das demais aves e ser mantida aquecida (com lâmpada pequena, de forma indireta), em local pouco iluminado e silencioso. Cubra a parte de cima e laterais com uma toalha ou um pano, para que dê à ave a sensação de proteção e tranquilidade que precisa nesse período.

IMPORTANTE !!
Para descobrir a real causa da alteração das fezes, pode ser necessário um exame mais específico das mesmas. Mas antes mesmo disso, leve em consideração dados simples, do dia a dia, que interferem nas fezes, especialmente se estiverem diarréicas.

A ordem da investigação é a seguinte :

1) estresse mudança ambiente

2) alimentação

2.a) qualidade sementes (micotoxinas)

2.b ) ração (muitas aves tem diarreia por longo período devido à adaptação a ela, principalmente se tiver corante)

2.c) qualidade da água (fonte de água, água suja de fezes, etc.)

2.d) fungos no milho verde

2.e) agrotóxicos nas verduras e legumes (procure descartar os talos, dê somente as folhas)

3) infecções parasitárias, vermes, coccidiose, etc. (somente é possível identificar por exame de fezes ou o vet examinando com microscopio)

4) pancreatite * (fezes amarelo ou verde bem claros)
* são diversas as potenciais causas da pancreatite, que incluem obesidade, dieta com excesso de proteína, intoxicação por zinco, micotoxinas, e doença viral

Nas fezes diarréicas, pode ser dado inicialmente um polivitamínico associado a aminoácidos e eletrólitos (Hidrovit) para ajudar a manter a ave hidratada e suplementar os minerais perdidos nas fezes por conta desse quadro, até o início do tratamento ministrado por um veterinário. No quadro de fezes que apresentam alimentos não digeridos por má absorção do organismo, pode ser dado um probiótico para ajudar no restabelecimento da flora intestinal.
Em ambos os casos, a dieta da ave precisa ser readequada durante o tratamento :

a) Alimentos que sejam facilmente digeríveis e de fácil absorção para facilitar o trânsito intestinal,
b ) Verduras, milho, devem ser evitados,
c) Fornecer alimentos com baixo nível de fibras, e que contenham carboidrato facilmente digestível (sementes de canário, milheto, e aveia sem casca),
d) Diminuir o percentual de alimentos protéicos (farinhada, ovo, etc.),
e) Suplementação vitamínica (vitamina A e E) pode ser necessária,
f) Fornecer uma pequena quantidade de grit para ajudar na absorção dos alimentos e melhorar a digestão.


As aves tem o trânsito intestinal rápido, por isso a alimentação influencia na cor, formato e consistência das fezes.

As características das fezes são diversas, dependendo da espécie, idade e tamanho da ave, do período do dia, tipo de dieta consumida, volume de água ingerida, doença renal e fígado, medicamento administrado, presença de patologias parasitárias, bacteriológicas, fúngicas e virais, etc.



Artigo Gentilmente cedido pelo PORTAL DAS CALOPSITAS.
Com a devida autorização.

 

 

 

Editado por Isabella Dejuli
  • Gostei 13
  • Obrigado 3
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Isabella Dejuli bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...