Jump to content

Me ajudem - Acúmulo de papa machucando Liminha


DDL
Ir para a solução Resolvido por DDL,

Posts Recomendados

Oi amigos!

Mais uma vez venho pedir ajuda para meu Liminha.

Ele vem criando um acúmulo de papa do lado do bico que não consigo tirar pois já está muito ressecado e vejo que está bem colado na pele, o mesmo acúmulo fez do outro lado do bico, mas conseguia limpar, desse lado Liminha não deixava limpar direito e mesmo tentando com água morna com algodão, papel toalha, não tive sucesso, ainda mais por ser perto do olho eu fico com medo de em algum movimento mais brusco machucar o olho dele.

Hoje me lembrei do tempo em que eu criava um mini coelho, e o pó da ração criava uma sujeita dentro da orelha dele, e o veterinário disse que é normal, e que eu não poderia limpar, o que eu poderia fazer era pingar óleo de girassol para umedecer e o próprio coelho tratava de tirar, ou cair com os movimentos dele, e assim realmente acontecia, toda vez que criava essa casta dentro da orelha dele eu pingava girassol, e com poucos dias a orelha dele estava limpinha, então pergunto:

Será que pode dar certo o óleo de girassol também nesse cado do meu Liminha? O óleo de girassol é tóxico ou pode causar algum problema pra ele caso venha a ingerir, já que o local a ser aplicado é próximo do bico? Existe algum dado que o óleo de girassol possa causar nele?

Lembrando que ele é um filhote de 2 meses e 1 dia e ainda come papa 3 a 4 vezes por dia, mas também come sementes, inclusive ontem, com exatos 2 meses de vida ele conseguiu abrir a primeira semente de girassol sozinho. Então eu já comprei o óleo mas deixei pra aplicar depois de ter algumas opiniões, pois já que eles comem a semente, acredito que o óleo não cause nenhum problema em aplicar na pele ou penas para soltar o resíduo de papa ressecada para não machucar nem vir a causar doenças por fungos.

Abaixo foto dele e com o resíduo, foto feita a poucos minutos.

 

001.jpg

002.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

eu não sei sobre o óleo  nem como tirar pq realmente está grande pra tirar com água ...
eu sei que você não perguntou  nem nada mas  você ja pode diminuir a quantidade de papa que da pro seu bb ja que ele ja come sementes .. passe para 2x por dia  e depois para 1 .. 
as minha bebes estão com 65 e 67 dias e ja faz mais de uma semana que não comem mais papinha  mas não a concelho tirar direto só diminui gradual ... 
lindo Bebe .. vamos esperar alguém que saiba sobre o óleo de girassol 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

eu não sei sobre o óleo  nem como tirar pq realmente está grande pra tirar com água ...
eu sei que você não perguntou  nem nada mas  você ja pode diminuir a quantidade de papa que da pro seu bb ja que ele ja come sementes .. passe para 2x por dia  e depois para 1 .. 
as minha bebes estão com 65 e 67 dias e ja faz mais de uma semana que não comem mais papinha  mas não a concelho tirar direto só diminui gradual ... 
lindo Bebe .. vamos esperar alguém que saiba sobre o óleo de girassol 

​Infelizmente não posso diminuir a quantidade de papa pra ele no momento pois estamos vencendo um problema que ele teve e causou Peito Seco, então até terminar o tratamento com os medicamentos tenho de manter a papa sempre que ele pede.

Dou 3x a 4x por dia, mas só dou quando o coloco na balança e está perto dos 70g, enquanto ele está acima de 71g eu não dou a papa, pois sei que está mantendo o peso e alimentado com as sementes, mas abaixo de 71g já dou a papa e ele come em um desespero só, por isso que suja muito. Depois de comer a papa ele fica com uma média de 82g a 84g.

Mas voltando ao assunto do tópico, você já ouviu falar em algo semelhante? Se fosse um psita seu, o que faria pra remover esse acúmulo?

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah ta certo então  de fato melhor não diminuir!!
olha se eu tentasse  de tudo e não conseguisse acho que eu cortaria mas tem que ser com MUITO cuidado mesmo para não cortar o bb um pouco arriscado não sei ~
não sei se teria outro jeito  pois eu nunca passei por algo assim ~ 
mas de repente isso desse óleo dá mas eu confesso que não sei se é toxico

melhoras pro seu baby no tratamento vou ficar na torcida :) 

Link para compartilhar
Share on other sites

Ah ta certo então  de fato melhor não diminuir!!
olha se eu tentasse  de tudo e não conseguisse acho que eu cortaria mas tem que ser com MUITO cuidado mesmo para não cortar o bb um pouco arriscado não sei ~
não sei se teria outro jeito  pois eu nunca passei por algo assim ~ 
mas de repente isso desse óleo dá mas eu confesso que não sei se é toxico

melhoras pro seu baby no tratamento vou ficar na torcida :) 

​Quando estava menor eu tentei cortar, mas só em aproximar ele já ficava agitado, então tentei com aqueles cortadores de unha por não ter ponta e ser menos arriscado que a tesoura, mas aconteceu a mesma coisa, ele não ficava queto de forma alguma e eu não aguento fazer nada com ele a força, tenho dó.

Obrigado, vou pesquisar na net pra ver se acho algo sobre o óleo de girassol.

Link para compartilhar
Share on other sites

Quando a ave se suja de papinha é preciso paciência e limpar em etapas, pode ser que não saia tudo de uma única vez, dependendo da quantidade da sujeira e do tempo transcorrido. 

A papinha em contato com a água torna-se uma verdadeira "cola", grudando nas penas de uma tal forma que quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, fica mais difícil. 

Lave com muito cuidado (não faça isso imediatamente após o filhote ter se alimentado) penas do peito, da seguinte forma : 

  • Ponha água morna numa bacia e deixe sabonete neutro (pode ser do líquido) por perto.
  • Pegue um pouco do sabonete na mão, e junte um pouco de água morna e vá passando delicadamente por entre as penas, usando o dedo para desembaraçar. 
  • Lave também o bico retirando com os dedos a papinha grudada.  Faça isso quando o tempo estiver quente, com sol.
  • Seque com uma toalha delicadamente e depois use o secador na temperatura morna e de longe. 
  • Evite ao máximo molhar o corpo da ave, se restringindo mais às penas no momento da limpeza.  Não se preocupe se não sair tudo de imediato. 
  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Quando a ave se suja de papinha é preciso paciência e limpar em etapas, pode ser que não saia tudo de uma única vez, dependendo da quantidade da sujeira e do tempo transcorrido. 

A papinha em contato com a água torna-se uma verdadeira "cola", grudando nas penas de uma tal forma que quanto mais tempo demorar para fazer a limpeza, fica mais difícil. 

Lave com muito cuidado (não faça isso imediatamente após o filhote ter se alimentado) penas do peito, da seguinte forma : 

  • Ponha água morna numa bacia e deixe sabonete neutro (pode ser do líquido) por perto.
  • Pegue um pouco do sabonete na mão, e junte um pouco de água morna e vá passando delicadamente por entre as penas, usando o dedo para desembaraçar. 
  • Lave também o bico retirando com os dedos a papinha grudada.  Faça isso quando o tempo estiver quente, com sol.
  • Seque com uma toalha delicadamente e depois use o secador na temperatura morna e de longe. 
  • Evite ao máximo molhar o corpo da ave, se restringindo mais às penas no momento da limpeza.  Não se preocupe se não sair tudo de imediato. 

​Obrigado pelas dicas. Já é assim mesmo que eu faço só que sem o sabonete neutro, somente com a água morna, como falei no inicio, quando comprei ele veio com esse acúmulo dos 2 lados, e eu passei a fazer a limpeza como vc diz acima (sem o sabonete) de um lado removi todo o acúmulo acho que na terceira vez em que limpei, mas esse outro lado, mesmo com os mesmos procedimentos vem aumentando a cada dia.

Decidi colocar o óleo de girassol, acabei de colocar uma gota, ficou bem umedecido, hoje antes de eu ir dormir colocarei mais uma vez, e pela manhã outra, a tarde faço o procedimento de limpeza normal como o amigo falou acima e espero que o óleo já tenha amolecido e eu consiga tirar alguma coisa, o mínimo que eu conseguir tirar já será positivo uma vez que vem aumentando.

Amanhã posto o resultado.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aconselho a não usar sabão, sua calopsita pode engolir e poderá fazer mal. 

Lave com água morna, passe algodão e vai tentando tirar aos poucos. Qdo molhar vai com os dedos tentando desgrudar, mais bem devagar pra não machucá-lo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Aconselho a não usar sabão, sua calopsita pode engolir e poderá fazer mal. 

Lave com água morna, passe algodão e vai tentando tirar aos poucos. Qdo molhar vai com os dedos tentando desgrudar, mais bem devagar pra não machucá-lo.

​Sabão neutro em pouca quantidade e usado de maneira consciente, não faz mal a calopsita (dica de veterinário)... E ele(a) só irá usar uma vez para tirar o excesso de papinha que esta prejudicando a sua calopsita...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

DDL pode fazer como eu falei, essa informação veio de um veterinário... Alem disso como você mesmo disse sua calopsita esta se machucando pelo acumulo de papinha na pena...

 

​AVISO: ISSO NÃO É RECOMENDÁVEL FAZER SEMPRE, APENAS EM CASOS DE NECESSIDADE (EMERGÊNCIA), COMO FOI O SEU CASO...

Mande noticias amanha para ver se deu certo...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Decidi colocar o óleo de girassol, acabei de colocar uma gota, ficou bem umedecido, hoje antes de eu ir dormir colocarei mais uma vez, e pela manhã outra, a tarde faço o procedimento de limpeza normal como o amigo falou acima e espero que o óleo já tenha amolecido e eu consiga tirar alguma coisa, o mínimo que eu conseguir tirar já será positivo uma vez que vem aumentando.

Amanhã posto o resultado.

Obrigado a todos pela ajuda, mas da forma tradicional como esse é o único acúmulo de papa que vem aumentando, todos os outros quando termino de limpar não fica um vestígio de papa, fica limpinho, menos esse que persiste em ficar, por isso decidi tentar.

Link para compartilhar
Share on other sites

A calopsita está em tratamento de saúde, e está com imunidade baixa. 

Mesmo que sendo pouco eu não recomendaria.  

Sabemos que a calopsita está em tratamento de saúde... Mais como vemos o acumulo de papinha esta machucando ela... E o(a) DDL já tentou fazer de tudo... O procedimento que falei não irá prejudicar a calopsita, pois será usado só uma vez... Depois disso só é manter fazendo a limpeza de modo normal sem sabão... Queremos muito ver a calopsita bem, e sem ficar sofrendo com essa papinha grudada na peninha...

Link para compartilhar
Share on other sites

E DDL não tem que agradecer não... Também já passei por muitos apuros com minha calopsita fêmea, através disso pude adquirir mais experiencias e cuidados, alem de sempre perguntar a veterinários e ler muitos artigos na internet (de fontes confiáveis)...

Precisando estaremos aqui... E melhoras a sua calopsita... Nos de noticias amanha... 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...