Jump to content

Brava ou assustada?


Visitante
Ir para a solução Resolvido por Visitante,

Posts Recomendados

A pouco tempo eu comprei uma calopsita lutino perola,mas infelizmente ela estava doente e tive de trocar, estou com uma silvestre agora (macho) comprei ontem 30/07, ele até ficou no dedo do vendedor um tempo, ele ja fez a primeira muda de penas,mas acredito ser filhote ainda pelo fato de fazer aquele barulhinho quando vai atacar, mas a questão é que ele ja se prepara pra atacar assim que vê minha mão e ele bica muito forte (ao contrário da outra calopsita), mas eu creio que ele seja manso sim,deve estar assustado talvez, mas eu queria saber se tem dicas pra eu poder amansa-lo mais e ele não bica forte e queria saber tbm se tem como eu saber a idade dele visualmente. 

ps: ele não ta amuado na gaiola, pelo contrário, ele ta MUITO agitado andando pela gaiola toda e piando as vezes,ele é manso e está assustado ou ele é arisco mesmo?

Link para compartilhar
Share on other sites

Visualmente não temos como saber a idade, mas dá para perceber se é uma calopsita nova ou mais velha. Eu aconselho você não mexer com ele nesses primeiros dias, pois qualquer ação mal feita poderá traumatizar ele e nunca mais conseguira sucesso na adestração. Procure deixar ele a vontade na gaiola, nos primeiros dias eu costumo deixar ele solto o maior tempo possível, próximo de um local onde ele veja o movimento da casa e assim possa ir se acostumando. Fale com ele sempre delicadamente, assim ele percebera que você é amigo. Após alguns dias, comece oferecendo alguma comida como girassol ou bolacha e aproxime suas mãos vagarosamente, tente chegar o mais próximo que puder, quando perceber que ele está recuando deixe o alimento apoiado no poleiro para que ele depois vá até ele e perceba que você estava tentando agrada-lo. Você poderá chegar com o rosto próximo da gaiola sem por as mãos tentando uma aproximação, quando ele passar a comer em suas mãos você poderá investir num próximo passo para ele subir no seu dedo, passando o dedo na barriguinha dele e forçando ele a subir. 

Nunca pegue ele a força, pois o sucesso nesse início dependerá dele criar confiança em você. Cada calopsita tem um temperamento diferente, nem todas gostam de interagir com os seus donos, mas com certeza na pior das hipoteses você conseguirá domestica-la para que ela não morda e nem fuja de você quando colocar as mãos na gaiola. Transmita segurança e tranquilidade para ela e tenha muita paciência em repetir pequenos atos e gestos que você conseguira um resultado satisfatório.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Visualmente não temos como saber a idade, mas dá para perceber se é uma calopsita nova ou mais velha. Eu aconselho você não mexer com ele nesses primeiros dias, pois qualquer ação mal feita poderá traumatizar ele e nunca mais conseguira sucesso na adestração. Procure deixar ele a vontade na gaiola, nos primeiros dias eu costumo deixar ele solto o maior tempo possível, próximo de um local onde ele veja o movimento da casa e assim possa ir se acostumando. Fale com ele sempre delicadamente, assim ele percebera que você é amigo. Após alguns dias, comece oferecendo alguma comida como girassol ou bolacha e aproxime suas mãos vagarosamente, tente chegar o mais próximo que puder, quando perceber que ele está recuando deixe o alimento apoiado no poleiro para que ele depois vá até ele e perceba que você estava tentando agrada-lo. Você poderá chegar com o rosto próximo da gaiola sem por as mãos tentando uma aproximação, quando ele passar a comer em suas mãos você poderá investir num próximo passo para ele subir no seu dedo, passando o dedo na barriguinha dele e forçando ele a subir. 

Nunca pegue ele a força, pois o sucesso nesse início dependerá dele criar confiança em você. Cada calopsita tem um temperamento diferente, nem todas gostam de interagir com os seus donos, mas com certeza na pior das hipoteses você conseguirá domestica-la para que ela não morda e nem fuja de você quando colocar as mãos na gaiola. Transmita segurança e tranquilidade para ela e tenha muita paciência em repetir pequenos atos e gestos que você conseguira um resultado satisfatório.

ele ta muito agitado dentro da gaiola agora,ele fica de um lado para o outro,subindo nos poleiros e descendo,a única coisa que fiz desde que ele chegou foi cortar a asa dele,no mais só tentativas amistosas de aproximação mas não com muito sucesso. devo deixa-lo quieto por quanto tempo mais ou menos? posso deixa-lo solto no meu quarto?

P_20150731_161913.jpg

P_20150731_173450.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Não só pode deixar solto como deve. Acho que ele está agitado por estar preso, aqui em casa os meus amansam rapidamente, pois mantenho eles soltos desde a hora que acordo até a hora de dormir deles, nem preciso ficar fazendo artifícios para amansar, sempre tive a opinião que passaro preso é passaro estressado e nervoso, por isso ficam bravos. Já tive calopsitas que chegaram aqui muito bravas e no primeiro dia soltei no meio das outras, no final do dia já não mordia mais a minha mãos, embora ainda fugisse e com alguns dias já estava bem adaptada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele tem aparência de uma calopsita adulta, pois já está com as bochechas totalmente amarelas. Os silvestres quando são filhotes as bochechas são cinzas e aos poucos com as mudas de penas elas vão ficando amarelas. Ele é muito lindo, deixe ele solto a maior parte do dia que puder que logo ele estará sociavel sem morder e depois é só você ir conquistando ele aos poucos. Ele é fofo demais:x

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele tem aparência de uma calopsita adulta, pois já está com as bochechas totalmente amarelas. Os silvestres quando são filhotes as bochechas são cinzas e aos poucos com as mudas de penas elas vão ficando amarelas. Ele é muito lindo, deixe ele solto a maior parte do dia que puder que logo ele estará sociavel sem morder e depois é só você ir conquistando ele aos poucos. Ele é fofo demais:x

eu imaginei que ele fosse filhote por fazer aquele chiadinho quando vai atacar,eu li aqui no fórum que é barulho típico de filhotes, espero que ele seja filhote ainda haushua pq é mais fácil de amansar. ele foi vendido como manso,alias até ficou no dedo do vendedor um tempo. mas vamos ver meu progresso

Link para compartilhar
Share on other sites

Que lindo, como a Célia disse parece adulto, Pedro cuidado com essa montoeira de fios aí no chão muito perigoso!!

ah eu tirei os fios assim que o soltei, mas em questão a esse chiadinho que ele faz, é uma característica de filhote não é? até porquê eu não o comprei de criador,foi no mercado central daqui e acho que nenhuma calopsita fica por 1 ano la.

Link para compartilhar
Share on other sites

Que chiado é esse,tem como colocar um vídeo Pedro, estou curiosa?B|:(Por ter sido comprada em mercado ou pet shop , ela aparenta estar muito bem,parece bem saudável!!!muita linda, parabéns!!

Editado por cilene1234
Link para compartilhar
Share on other sites

ahh eu descobri que esse barulhinho é na verdade ele bravo hausuhas é tipo uma tosse,eu tentei gravar mas o audio não saiu muito bom. meu medo agora é ele ter mais de 1 ano ( o que acho dificil) e eu não conseguir amansa-lo...

Link para compartilhar
Share on other sites

Seja confiante e persistente que você vai domesticar ele. Calopsitas quando são bravas não vão no dedo de ninguém e você disse que essa vai, além de pular como pipoca. Deixe ele sempre solto e seja amigo dele que voce irá ganhar a confiança dele. Tenho um igual ao seu que adotei, ele era muito bravo, pulava como pipoca e arrancava sangue de meus dedos, hoje ele vem na boa comigo e sempre antes de subir no meu dedo ele finge que vai me morder, pega o biquinho e aperta no meu dedo, mas é tão leve que nem sinto e percebo que ele faz isso talvez por costume de anteriormente sempre ter feito, mas não aperta o bico para não me machucar, veja como eles são inteligentes e aprendem a reconhecer o dono.

Link para compartilhar
Share on other sites

Bem hoje é o primeiro dia que to deixando ele solto o tempo inteiro,ele ainda ameaça atacar quando chego o dedo próximo e quando ofereço a tigela de comida,mas ele não se agita mais quando eu chego com a cabeça perto dele e fico cantando pra ele (esse é o modo que arranjei de conversar com ele hahaha) eu o soltei era mais ou menos 12hrs e agora são 16:30 ele ainda ta empuleirado no mesmo lugar,atento a tudo. ele não canta ainda,só da uns gritos quando escuta a calopsita da vizinha começa a gritar haushaus

P_20150801_162656.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Que ótimo que já está tendo progressos, só tem um dia que você está investindo nele, daqui alguns dias você terá muitas surpresas com ele. Quando ele estiver mais confiante vai sair desse cantinho e não irá parar mais. Que coisinha fofa:x

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...