Jump to content

Uma calopsita no Jardim


Jhenypher

Posts Recomendados

Olá pessoal, estou grata por ter encontrado esse fórum. 

Encontrei uma calopsita no meu jardim, acredito que seja macho pelo que li. Compramos uma gaiola, alguns quitutes, ração... A gaiola permanece aberta o dia todo, então ele pode passear pela casa, ou até mesmo voar. A questão é, temos muitas janelas na casa e quando ele se assusta ele voa e machuca o biquinho. Não gostaria de fechar a gaiola ou cortas as penas dele. Alguém possui outra alternativa ? Penso que ele se sente sozinho, uma vez ele voou até o banheiro e se encontrou com o espelho, ficou lá por horas cantando, abrindo as asas e agora deixamos um espelho próximo a gaiola. O espelho é suficiente para ele não se sentir tão sozinho?  Estou pensando em achar um amiguinho para ele, como posso proceder? Realmente preciso comprar outra gaiola, até eles se acostumarem ? Pelo que li a fêmea seria uma ótima opção, mas eu não gostaria que eles procriassem. 

Alguém pode me ajudar? 

 

Grata, 
Jheny 

 

PS- espalhamos panfletos pela cidade, e perguntamos para o vizinhos pelo dono, mas ainda não encontramos e já se passou 2 meses. 

Editado por Jhenypher
Link para compartilhar
Share on other sites

Sem cortar as asas é difícil. Eu deixo as 2 primeiras penas grandes e corto da 3 até a 7 mais ou menos (as penas grandes) e deixo as pequenas intactas. Daí minhas aves voam a uma altura de uns 2 metros mais ou menos. Mas há tela (de viveiro mesmo) nas ja elas da casa. Para evitar acidentes. 

Eu cortaria as asas, nem que seja algumas penas para impedir de alçar grandes voos. Já que nao quer cortar. Coloque tela nas janelas. O problema é apenas o risco que as calopsitas passam em ficar soltas. É para elas muito perigoso. Principalmente de asas grandes, da mesma forma que vc disse que ele machucou o bico, ele pode vir a cair e quebrar a patinha ou dar fratura interna. É importante ter cuidado também com oque eles comem pelo caminho que passam. 

Quanto a fêmea é bom comprar e deixar separado por uns meses para verificar o estado de saúde da mesma.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

3 minutos atrás, Jhenypher disse:

Obrigada, Joseph. 

Gostei da dica das telas e vou repensar sobre o corte das asas. 

 

"A gaiola permanece aberta o dia todo, então ele pode passear pela casa, ou até mesmo voar. A questão é, temos muitas janelas na casa e quando ele se assusta ele voa e machuca o biquinho."

Vc mesmo já descreveu o perigo de deixa-la solta. Se for pra deixar, deixe ela num comodo separado do resto da casa, como um quarto. Calopsita solta sem supervisão é perigo de vida pra ela. Como vc msm relatou, ela pode se assustar e se machucar sério. Sem falar nos perigos de intoxicação alimentar. Calopsita bica tudo e pode ingerir coisas q a prejudique.
Vou repetir oq falo pra todo mundo que quer criar ave solta pela casa: aves não são cachorros. 
Dê uma pesquisada nos acidentes com calopsitas aqui no fórum e vai ver desde gente que pisou e matou a calopsita até ave que caiu em panela no fogão.
Repito, crie um ambiente separado pra ela num comodo seguro. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá,

Concordo com o Nascimento: Calopsitas não são cachorros! Se quiser deixar a ave solta fique ao lado dela, atenta aos movimentos, caso contrário coloque ela na gaiola pois qualquer descuido pode ser fatal.

Deve cortar as penas das asas para a própria segurança dela. Veja vídeos explicativos no YouTube, da Brena Bráz.

Se optar por arrumar uma companhia, deixe separado por uns 40 dias e se não quiser filhotes poderá adquirir um macho.

Ninha*

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...