Jump to content

Ajuda, pessoal!! Minha calo está magra demais?


Yuri Heider

Posts Recomendados

Comprei duas calos. Uma lutino e um alerquim. 

Só que o alerquim, macho, ele sempre foi menor e mais magro, desde quando a criadoura mandava fotos pelo whats pra mim. 

Mas tô com medo dele estar com peito seco. Dá pra ver o ossinho dele do meio, mas ele come normalmente, bebe normalmente.

Ela tem 2 meses. 

IMG_20150803_170433.jpg

IMG_20150803_170414.jpg

IMG_20150803_170400.jpg

IMG_20150802_105522.jpg

IMG_20150802_105519.jpg

IMG_20150731_115306.jpg

IMG_20150729_064743.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Como ele é muito filhotinho, pode ser que ele ainda não esteja se alimentando bem sozinho. Uma calopsita filhote leva em média de 2 a 3 meses para sair da papinha totalmente, dependerá das condições que vive, se tiver outras calopsitas adultas juntas esse processo é mais rápido. Quando eu tenho alguma calopsita mesmo que sendo adulta e ela no caso está doente, mesmo que esta já se alimente sozinha eu costumo dar um reforço de papinha pela manha e no fim do dia antes de dormir, pode ser uns 5 ml, isso até que eles estejam fortes para se alimetar sozinho. No caso dele que é filhote eu faria a mesma coisa, pois ele não deve estar ingerindo a quantidade suficiente de alimento para se manter por isso está magro e pode até a vir a adoecer por conta disso. Ofereça uns 5 ml de papinha própria para calopsitas pela manhã e 5 ml a noite mesmo que ele recuse, pelo menos até ele ganhar peso e manter.

O alimento que ele está comendo eu não consegui destinguir o que seria, mas eu quando tenho algum filhote em casa costumo fazer uma mistura de sementes, ração e farinhada na proporção de 50% sementes, 25% ração e 25% farinhada e ofereço até ter certeza que está se alimentando corretamente, dai separo cada alimento em um potinho e mantenho eles lado a lado, assim quando ele for comer as sementes irá alternar com a ração e a farinhada, mantendo também a água ao lado para ele molhar a ração.

Como ele ainda é filhote eu indicaria colocar essa mistura de alimentos numa banheirinha e deixar no fundo da gaiola, pois como ele é filhote ainda não tem força nas pernas e no bico para subir as grades até o poleiro e ir comer, ele pode até subir, mas tudo é mais difícil e acabam desistindo. Como a banheirinha é mais larga ele irá visualizar os alimentos e aprenderá a comer de tudo e mantenha a água ao lado. Coloque também todo dia uma verdura, como couve manteiga, catalônia, espinafre, almeirão, rúcula, brócolis, etc. pois eles apreciam verduras muito verdes como essas, mesmo que ele não coma no final do dia retire e coloque novamente no dia seguinte mais um punhado, assim ele irá se habituar a comer de tudo.

Ele não parece estar doente, apenas ainda não se adaptou a viver sozinho, então você terá que ajudar ele nesse início, pois não tem calopsitas adultas juntas para ele se espelhar, sempre que puder vá até a gaiola e coloque ele na frente do alimento. Pegue sempre que possível um girassol dentro da banheirinha ou potinho na frente dele e de para ele comer assim ele entenderá que tem que se alimentar.

Quanto ao tamanho e peso, varia muito de calopsita para calopsita, eu tenho um macho muito parecido com o seu, ele é pequenino e pesa em torno de 75 grs, mas para a estatura dele está ótimo devido ao tamanho, tenho uma albina que parece um pombo de tão grande, ela já pesa em torno de 110 grs, então o peso pode variar, mas no caso dele acho que é falta de alimentação pela inexperiência dele em comer os alimentos, mas daqui a mais um mês com sua ajuda ele estará forte e desenvolvido. Parabéns, ele é lindíssimo.:x

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns seu machinho é lindo :x ...Como a Célia disse nesta idade eles tem mais dificuldade de se alimentar sozinhos faca como ele explicou que vai dar certo , quando eu adquiri  minha primeira calopsita ele  era bem novinho.   Passei pelas mesmas duvidas que vc esta  passando  mas pesquisei bastante e fui adaptando do meu jeito  colocava  vários potes na gaiola  com comida , uns mais encima e a banheirinha  no chão da gaiola  assim ele tinha sempre comida perto de onde ele ficava  e  com pote de água no lado do de comida  e comprei aveia descascada  que eles gostam e é fácil de   comer  é bem molinha  e misturava no mix de semente   ração   extusada   e a farinhada   e destrebuia em todas as vasilha,     coloque um pouco em cada não precisa encher .É só para que ele não tenha que ficar se deslocando  na gaiola atras de comida e água .

Forneça  cenoura ralada   couve bem lavada cortadinha   misturada com farinhada da alcon  ou a que vc preferir   milho verde pre cozido  folhas verdes   e frutas as que normalmente eles gostam mais é a maçã e pera sem sementes cortadinha   

Não  deixe de fornecer  ração extrusada  e    farinhada  sempre.....  Eu uso a  extrusada da megazoo periquito calopsita foi a que eles mais gostaram  e mais pequeninha  é mais fácil de quebrar .

 

 

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

IMG-20150804-WA0029.thumb.jpg.7cfd53b77fGente, ele está com diarréia. Fiz exame de fezes nele e deu negativo. 

Mas está se alimentando direito, comendo muito, mas ta com diarréia, eu acho. 

ele ta com 68gramas. Comprei máquina de pesar. 

Olha a foto das fezes. Estou dando labcon vita pra tentar regular o intestino com probioticos e prebioticos.

Alguem sabe se tô fazendo certo? 

Amanha vou dar papinha pra ele. 

IMG-20150804-WA0029.jpg

Editado por Yuri Heider
Erros ortografia
Link para compartilhar
Share on other sites

Na minha opinião as fezes não estão boas ele ainda come papinha ?    essas fezes são de filhote  que  se alimenta de papinha  estão muito moles   vc não deu nem uma verdura  que possa ter dado diarreia 

  O pesso dele está  baixo  é bom vc ficar atenta com esta  fezes....         Tente mudar as sementes pode ser ela que esta  estragada   reforce a alimentação dele   é forneça papinha pelo menos duas vezes ao dia .

 Durante  a noite coloque papel limpo e no outro dia olhe  as fezes normalmente elas  estão boas se não estiver  melhor levar ou veterinário para avaliar ele .

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...

Bom dia! Gente ganhei uma calopsita ele veio com 2 meses e como o dia todo e a noite dorme bem mas meu pai disse que ele esta com o peito muito magrinho da pra sentir os ossinhos eu ofereço fruta mas ele não se interessa 

Ele pede pra abrir a gaiola pra passear ai eu abro ele passeia e volta pra comer mais... e ele fica escolhendo o que comer na mistura dele joga mais comida fora do que come será que ele esta bem?

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...