Jump to content

Arlequim c.a cinza fêmea X arlequim c.a pérola canela macho


Ir para a solução Resolvido por Renato de Freitas,

Posts Recomendados

  • Solução

Lala, já li aqui no fórum, algo parecido com a sua dúvida, mas como o antigo fórum não esta disponível, não consigo achar, mas pelo que me lembro é mito. apesar da incidência de fêmeas serem realmente maior, e eu não saberia te explicar o porquê, teríamos que aguardar a galera entendida, e por favor me corrijam se eu estiver errado.... 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

serão sim lala .. pois não existe a possibilidade da fêmea portar perola nem canela ... 
sendo assim o bb manifestou o perola e canela por causa do gene sexo ligado 


vou tentar explicar com as letrinhas da genética mas eu não sei se eu entendi certo então se eu estiver errada me corrijam 
tip o o Macho é ZZ  e a fêmea ZW ... 
então para que o perola se manifeste no macho precisa  ter dos dois lados pois um Z vem da fêmea e outro do pai ..
como a fêmea só precisa de 1 Z basta ele pra ela manifestar a mutação  


isso é oq ta escrito lá ó  não sei se interpretei corretamente :

"No caso dos machos, que possuem cromossomo sexual ZZ, para que as mutações se manifestem, precisamos de dois cromossomos que a contenham, para que o gene dominante Silvestre não venha a suprimir seus efeitos.

No entanto, no caso das fêmeas, temos uma particularidade das aves. O gene W é mais curto e dispõe de poucas informações em seu código genético, ligados apenas à formação dos órgãos reprodutivos das fêmeas, fazendo com que o gene mutante do macho não tenha um par, ficando dessa forma"

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Renato, na verdade acontece mesmo as mutações ligadas ao sexo (lutino, pérola e canela). Eu só estava meio confusa por conta de ser arlequim, mas já perguntei duas vezes pra Malhu e tenho que colocar na minha cabeça que arlequins seguem a mesma regra kkkkkkkkkkk

Mas fique tranquilo, é bem confuso mesml. Muito obrigada por me responder.

Link para compartilhar
Share on other sites

por nada  tudo bem eu sei como é isso até hj to indignada com essas duas fêmeas e eu ainda tenho esperanças que a bolachinha seja um macho KKKKKKKKKKKK

quando levei no vet ele achou que fosse tbm por causa de umas manchas nas asas .. enquanto as da bolachinha parava em determinado ponto da asa a da mais velha  tem em todas as penas ai ele falou que geralmente a fêmea tem em todas e o macho não mas não é algo certo ... 
essa eu nunca tinha ouvido vc ja?
 

Link para compartilhar
Share on other sites

Nunca ouvi tbm. Eu já ouvi que as características do pérola podem ser suprimidas pela mutação arlequim. Por exemplo, o arlequim macho pérola pode não perde o perolado. Acho que é por isso que to toda confusa com os arlequins kkkk

 

Link para compartilhar
Share on other sites

aff acabei de ler no site parece que isso só vale para mutações de cor solida ou perolas  que tem dimorfismo sexual xP
então o arlequim será que tbm nao perde aquela estria no rabo ?

​pode perder, ou não.

O arlequim recessivo tem como característica essencial a confusão do dimorfismo sexual, portanto um macho pode ter penas estriadas a vida toda.

Lala, desse casal todas fêmeas serão arlequim pérola canela, como o pai. Ele tem dois cromossomos sexuais Zop,cin, portanto todas filhotas fêmeas serão Zop,cinW.
 

Malhu mandou bem!

Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada hahaha 
tenho mt dificuldade com as letrinhas KKKK

pois é as minhas 2 bebes arlequins uma tem a asa de "macho "  em que as pintas não ficam em todas as asas 
e outra de fêmea com pinta em todas as asas  ai fiquei esperançosa KKKK
ps : eu ja fiz sexagem  deu duas fêmeas mas queria mt que tivessem errado  KKKKKKKKKKK
pena que não vale  pra arlequins !
ai tbm fiquei me perguntando das estrias então no caso eles poderiam nascer com e sem né .. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...

Boa tarde !!

 

Eu entrando no seu post de curiosidade, desculpe-me..

Então, eu gostaria de tirar algumas dúvidas  também, pois não encontrei nada relacionado a não ser esse post.

Tenho um casal de calopsitas, não conheço quase nada sobre elas e tenho porque gosto de animais mesmo..

Eu pensava que o meu macho era o silvestre, mas pesquisando mais afundo descobri que ele é um arlequim cinza e a minha fêmea é uma pérola canela ( eu acho, né ")..

 De acordo com esse poste os filhotes serão sempre fêmeas? Desculpa gente, sou totalmente leiga nesse assunto.

 Será que vocês poderiam me ajudar com isso?

Recentemente eles começaram a ter crias, a primeira nasceu duas fêmeas, acho que é fêmea silvestre, pois não fiz sexagem em nenhuma das duas, mas pela cor consegui identificar de cara que é silvestre, e agora eles tiveram a segunda cria e os filhotes ainda são bem  novinhos, inclusive um deles tem os olhos vermelhos, isso influência em alguma coisa?? 

Vou deixar algumas fotos deles.

A primeira foto é o casal, o macho ele tem o corpo amarelo, com as penas na parte de baixo do rabo preto e por cima amarelo.

a segunda são as duas fêmeas ainda quando eram mais novas, como fiquei apenas com uma  a próxima foto é dela.

e as próximas fotos são dos filhotes que nasceram, um está com os cartuchos das penas um preto misturado com amarelo, iniciou com preto, agora não sei se é sangue ou se já são as penas, pois com o passar dos dias o preto está sumindo e o amarelo permanecendo e o outro filhote ainda não tem nada, é carequinha.

 

 

a9.jpeg

a6.jpg

a7.jpg

a5.jpg

a6.jpg

a7.jpg

a2.jpg

a4.jpg

a1.jpg

 

Escrevi errado.

 

"O macho tem as asas cinzas com as bordas brancas, mas só o corpinho que fica mais escondido por causa das assas é amarelo.. O rabinho é amarelo na parte superior e quase preto na inferior. "

Obrigada !!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...