Jump to content

Tempo para postura.


Jessatanasio
Ir para a solução Resolvido por Beckys,

Posts Recomendados

Eu tenho um casal de calopsitas ariscas que adquiri a pouco mais de 6 meses, a principio pensei que fosse 2 machos pois as vezes brigavam e ambos cantam MUITO, praticamente o dia todo, então para tirar a dúvida fiz a sexagem dos 2 e realmente são um casal,só que o que eu pensei ser a fêmea é o macho e virse-versa.

Pelo físico deles eles tem bem mais de 1 ano e até agora não colocaram nenhum ovinho, já vi eles trocando carícias, entrando no ninho mais nunca acasalando, as vezes brigam mas depois estão lá trocando caricias e cantando um pro outro, a fêmea tem entrado com frequência no ninho e fica em posição de choco só que já olhei o ninho e não vi nada lá dentro, as vezes entra os 2 no ninhos e ficam cantando baixinho lá dentro e quando eu vou espionar a fêmea sai mostrando o bico pra mim lol.

Será que eles vão colocar ovinhos algum dia ou perco a esperança?

Obs: já tiveram mudas de penas, agora não sei se elas já eram casal formado quando ganhei elas ou se foram "montados á força". 

Obs²: Sim, o macho tem toda característica de uma fêmea e a fêmea tem toda característica de um macho, fiquei chocada quando descobri que não eram o que eu pensava.

calopsitas.png

Link para compartilhar
Share on other sites

Olha, sinto em lhe dizer mas o silvestre é um macho, e pelo que você descreve é bem provável que o arlequim também seja, mas o melhor é fazer uma outra sexagem nele em outro laboratório, eu faço pelo Unigen e nunca tive problemas.

Link para compartilhar
Share on other sites

eu sempre fiz pelo são camilo e também nunca tive problema.

Agora o que mais me intriga é o fato do de cara bem amarela tá sempre no ninho em posição de choco, e os cantos reduziram muito, e o "macho(dá frente)" canta que nem louco.Logo quando chegou na minha casa ele só soltava uns piadinhos baixos, mas depois de uns meses começou a cantar a mesma coisa que o outro cantava.

E ainda não consigo crer que no exame de sexagem que deu 99.9% de chance de acerto tenha errado, isso é no minimo MUITO³ estranho lol.

Mas e ai, supomos que seja mesmo um casal, por qual motivo não estariam colocando ovinhos? :/

 

A uma coisa, quando elas tem interesse em acasalar quem entra primeiro no ninho pra fazer o "chamado"? 

macho ou fêmea? ;)

Link para compartilhar
Share on other sites

A mutação cinza silvestre possui dimorfismo evidente em calopsitas maduras, e não há exceção, o seu cinza é um macho e não uma fêmea, disso você pode ter certeza absoluta.

 Talvez seja esse o único motivo de você não ter sucesso na reprodução, se o arlequim canta como você diz é provavel que seja outro macho.

Na auxência de indivíduos do sexo oposto não é incomum a formação de casais homosexuais, devido ao forte instinto de reprodução.

Se por algum acaso o arlequim for uma fêmea, ela só iniciará postura quando estiver pronta pra isso, o que pode demorar dias, semanas ou meses, só depende dela.

Editado por Ricardo Ronsini
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu a principio pensei isso, mas depois fiquei pensando se não existe possibilidade de ele(ou ela?) não ser silvestre puro, ou sei lá '-'.

vou esperar por um tempo, e observar mais, e logo logo fazer exames novamente.

mas a questão é , quanto tempo em média um casal inicia a postura? 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu a principio pensei isso, mas depois fiquei pensando se não existe possibilidade de ele(ou ela?) não ser silvestre puro, ou sei lá '-'.

vou esperar por um tempo, e observar mais, e logo logo fazer exames novamente.

mas a questão é , quanto tempo em média um casal inicia a postura? 

 

Vou te desanimar, não existe cinzas silvestre não puros, até porque não é uma especie, e sim uma cor, que nem mutação é.Mas pode ser um perola, só que macho:/

A arlequim tem possibilidade de ser uma fêmea, pois as calopsitas fêmeas as vezes cantam bastante.

para a postura, demorou pras minhas 2 semanas, e após  o 1º ovo ela vai botar um dia sim e um dia não.

 

Editado por Emilly
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Certeiramente o cinza silvestre é macho e se o exame deu fêmea provavelmente o outro deve ser mesmo. O que pode ter ocorrido com quase 100% de chance foi você ter misturado as amostras na hora de identificação, pois essa fêmea é uma arlequim com penas cinza identicas ao do macho, ou na pior das hipoteses o laboratório pode ter feito essa confusão. Faço muitos exames nele e nunca deu errado, o São Camilo em qualidade de exames vem em segundo lugar logo após a Unigem que é referência em genetica de humanos e passaros. Você poderia pedir uma contra prova pois eles guardam todas as amostras por um período, mas não adiantaria muito, pois se estiverem trocadas continuarão dando o mesmo resultado. Eu apostaria num casal, mas o macho sendo o silvestre pois não tem outra opção.

Os exames não tem como sair errado, hoje os exames de DNA ainda mais pela Unigen e pelo São Camilo a probalidade de dar errado são quase nulas. Agora o fato de ainda não terem botado nenhum ovinho é porque alguns passaros demoram mais para botar. Minhas calopsitas levaram mais de dois anos, depois não pararam mais. Se não refizer os exames tenha paciência e aguarde, pois logo terá surpresas e verá que é um casal sendo o macho o silvestre.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Vamos aguardar para ver o que o laboratório ira responder. Esse laboratório é muito confiável e tenho certeza que irão responder. Afirme para eles que não tem como uma calopsita silvestre como a sua ser fêmea e veremos o que irá responder. Erros são possíveis, então vamos aguardar.

Não entendi esses kits que você colocou no post, mas foram os que você enviou para fazer o exame? Se sim, já estou diagnosticando o possível erro que aconteceu. Você mencionou somente calopsita 1 e calopsita 2. Nunca devemos enviar dessa forma, tem que ser bem descriminado para que não ocorra esse tipo de interpretação, pois para você a calopsita 1 era o silvestre, mas para o laboratório eles podem ter classificado como sendo a arlequim, não tem nada no kit que exemplefique quem é quem.

O correto quando enviamos é ser o mais detalhista que puder, principalmente no seu caso que enviou o kit de duas calopsitas diferentes, Você deveria ter mencionado no lugar da calopsita 1 como sendo, calopsita cinza silvestre, e no outro kit da calopsita calopsita arlequim, pois quando chega lá eles saberão quem é quem e dessa forma sairá no certificado.

Na minha opinião foi isso que ocorreu. Sem dizer que você mesma sujestionou quem era o macho e quem era a fêmea e eles seguiram o nome. Eu quando mando o nome escolhido por mim para o passaro menciono da segunte forma: Se for macho é Fred e se for fêmea é Nina, ou então deixo em branco e quando chega o certificado eu coloco a mão.

Pode ter certeza que está trocado os certificados, mas foi por um erro de interpretação do laboratório devido as informações enviadas.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eles até pediram pra eu ver a questão da penugem com um criador experiente e tal.

Mas o que me intriga no meu casal é o fato de o silvestre tá direto no ninho em posição de choco lol, isso é comum se acaso for macho? 

Se eles sendo um  casal mesmo eu já fico feliz, só em saber que não são 2 machos ou 2 fêmeas tá tudo bem ^^,  quanto ao preenchimento de 01 e 02, no site do S.C tem aquele preenchimento online pra acelerar o resultado do exame, eu o fiz e coloquei as informações "extras"  e tal, mas o que realmente importa é se são casal :).

Depois vou sexar dnovo a ""fêmea"", e dessa vez vou pedir 2 exames separados pra não ter problemas :).

Obrigada gente ô/

Link para compartilhar
Share on other sites

O macho costuma encostar num canto e ficar com a bundinha e rabo para cima, é normal isso. Se você recebeu o certificado do laboratório atestando de que tem um macho e uma fêmea, nem precisa refazer o exame, na certeza o silvestre é o macho e a outra calopsita é a fêmea.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 anos depois...
Em 07/08/2015 at 19:56, Ricardo Ronsini disse:

Olha, sinto em lhe dizer mas o silvestre é um macho, e pelo que você descreve é bem provável que o arlequim também seja, mas o melhor é fazer uma outra sexagem nele em outro laboratório, eu faço pelo Unigen e nunca tive problemas.

 

IMG_20180202_095729957.jpg

Desculpa pessoal esses são um casal??

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...