Jump to content

CB Lutino careca, probabilidade dos filhotes herdarem a calvice.


Renato de Freitas

Posts Recomendados

Boa noite, tenho uma CB Lutino (albina com olhos pretos) e uma carequinha a "Pipoca". já li que os lutinos podem ter esse acidente genético, o que creio que seja o meu caso. quando comprei ela, a dona da loja me garantiu que era um macho e que a careca era decorrente de uma briga que aconteceu entre eles, como eu era totalmente inexperiente no assunto, comprei assim mesmo, porque ela destoava no meio das outras, uma pequena mancha branca no meio de um monte de cinza. depois fiz a sexagem e descobri que era fêmea, e as penas da careca não cresciam....foi quando caiu a ficha que tinha sido enganado, mas não fui reclamar porque acabamos nos apegando a ela. mas a dúvida é a seguinte: qual a possibilidade de os filhotes herdarem a careca dessa fêmea????o que os mais experientes aconselham? deixo ela sem cruzar pra não correr o risco de ter filhotes carecas ou deixo acontecer e vejo o que dá... aqui não tenho fotos dela, mas amanhã posto.     

Link para compartilhar
Share on other sites

essa careca só vai  se manifestar se você cruza-la com um lutino ou um CB lutino  fora  isso não tem perigo dela se manifestar ~
pois essa careca é um defeito especificamente da mutação lutino  se vc tira o lutino da jogada adeus carequinha .. 

agora por exemplo vc colocou  com um macho que não é lutino mas que porta lutino :
 se nascerem filhotes lutinos ou lutinos CB do casal eles podem sim manifestar a careca  mas a chances são bem menores !

acho que é isso alguém me corrige se eu estiver errada 
 

Link para compartilhar
Share on other sites

Concordo com a Malhu. Procure machos não portadores de INO. Não compre de petshops, pois eles não sabem informar nada com 100% de certeza. Não sabem o sexo, não sabem os pais, não sabem a idade...Nos criadores as aves são mais caras, porém você tem todad essas informações com exatidão. Boa sorte, depois mande fotos das crianças pra gente...

Obs: se o olho da outra "lutino cb" for realmente preto, ela na verdade é uma Arlequim Clear. É uma arlequim que foi perdendo a melanina no decorrer das gerações...ficando só com o olho pigmentado. Para essa calopsita eu sugiro um macho arlequim quase reverso ou um reverso mesmo.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

essa careca só vai  se manifestar se você cruza-la com um lutino ou um CB lutino  fora  isso não tem perigo dela se manifestar ~
pois essa careca é um defeito especificamente da mutação lutino  se vc tira o lutino da jogada adeus carequinha .. 

agora por exemplo vc colocou  com um macho que não é lutino mas que porta lutino :
 se nascerem filhotes lutinos ou lutinos CB do casal eles podem sim manifestar a careca  mas a chances são bem menores !

acho que é isso alguém me corrige se eu estiver errada 
 

​Não que a careca seja característica da mutação lutino, mas ela acompanha comummente a mutação. Cruzando com o pérola os filhotes não terão careca não, até porque a pérola não é careca.

Se você cruzar essa careca com outro lutino, ou lutino CB que não seja careca, é possível que os filhotes também não tenham a careca, ou ela venha em menor tamanho.

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

O cruzamento entre lutinos certamente diminuirá o porte dos filhotes, eles serão menores, isso de certo ponto de vista é enfraquecer a prole. Mas fora isso, depende bastante da linhagem de qual estamos falando.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

O cruzamento entre lutinos certamente diminuirá o porte dos filhotes, eles serão menores, isso de certo ponto de vista é enfraquecer a prole. Mas fora isso, depende bastante da linhagem de qual estamos falando.

​eu vejo que ela é menor que as outras aves, a pérola é maior que ela e é fêmea também e mais nova... quando falei em cruzamento, pensei em coloca-la com o schimmel pois é o único macho que tenho no momento, e ele não porta Lutino.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

gente tenho uma lutino perola filha de um casal onde o pai  é silvestre e a mãe perola e ela tem uma  carequinha existe a possibilidade de ela sumir porque eu percebi alguns ccartuxos de pena ao redor da falha e ela tam 4 meses

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

 

23 minutos atrás, Psitajr disse:

gente tenho uma lutino perola filha de um casal onde o pai  é silvestre e a mãe perola e ela tem uma  carequinha existe a possibilidade de ela sumir porque eu percebi alguns ccartuxos de pena ao redor da falha e ela tam 4 meses

 

 

Pode ser que seja careca devido aos pais ou outras aves arrancarem as penas. Se for esse o caso existe a possibilidade de nascer sim. Agora, se esse não for o caso, não deve nascer não. 4 meses é uma idade onde a calopsita não tem mais penas novas para nascer.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...