Jump to content

Erro de sexagem de calopsita


Ir para a solução Resolvido por reginaldo,

Posts Recomendados

Olá pessoal, vim aqui relatar a historia de uma das minhas calopsitas. Comprei de um criador ele dizendo ser fêmea. Ele me garanti20150807_171026.thumb.jpg.cb682dc3e91a20u que o sexo estava certo, porém ela não era sexada por exame. 

Com o decorrer do tempo eu comecei a desconfiar. Ela não cantava aquele canto elaborado de macho, mas era mais barulhenta que as demais fêmeas.  

Foi ai que fiz a sexagem por exame de sangue e o resultado deu "macho".

O tempo foi passando e o rosto dela nada de modificar (mutação: cinza silvestre).

Foi aí que comecei a desconfiar não do criador, mas sim do laboratório.  

Então resolvi fazer um teste. Coloquei um cara branca macho com o rosto ja branco com ela. Batata!!!! Estão cruzando (mesmo sem o ninho).

Ou seja,  é uma fêmea mesmo.

 

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Oi Lala

Parece que isso tem ocorrido com uma frequência cada vez maior.

É uma pena porque quem faz os exames quer tirar as dúvidas e nesses casos o exame acaba gerando uma dúvida ainda maior.

Outro problema é que quem vende os filhotes sexados de forma equivocada acaba tendo a credibilidade bem reduzida.

Abração e bom final de semana

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

"Coloquei um cara branca macho com o rosto ja branco com ela. Batata!!!! Estão cruzando (mesmo sem o ninho)."

Olha, eu não consegui ver a foto e acredito que o laboratório possa ter errado, pois já vi acontecer. Mas sobre essa afirmação: existem muitos casais homossexuais entre aves.

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Thamyres,

Concordo que existam casais homossexuais entre aves (apesar de criadores falarem que casais de calopsitas homossexuais não consumam o ato. O macho submisso abaixa para o macho dominante, mas não cruzam. Logo fogem. Diferentemente dos australianos, que chegam a cruzar realmente.) Todavia, não foi "só isso" que me fez fazer essa afirmação. Ela me foi vendida em dezembro do ano passado com 3 meses. A mutação dela é Cinza Silvestre. O rosto dela não tem nem sinal de mudanças. É completamente cinza.

20150807_171026-1.jpg

Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Lala, posta uma foto dela no angulo, pois ela esta escondida atrás do cara branca macho para podermos ver melhor. Qual foi esse laboratório? Hoje em dia com as técnicas modernas a margem de erro é quase nula. Eu já tive um macho nas mesmas condições que a sua e duvidei da procedência, dai refiz o exame dele em outro laboratório e deu o mesmo resultado que era macho. Outra vez fiquei com dúvida sobre os resultados de algumas calopsitas minhas que eu comprava e dava tudo fêmea e eu comprava como sendo macho, solicitei uma contraprova de 3 delas e deram que eram fêmeas. Outra coisa que é suspeito é que você fez o exame co sangue, e a margem de erro para esse tipo de exame com sangue é quase zero, pode ocorrer alguma falha somente quando é penas, então está estranho. Como o exame é baratinho, se eu fosse você faria um novo exame dele pela Unigen, pois essa é a pioneira em exames de DNA e referência na área de genética de humanos e animais. Quando eu fiquei na dúvida do meu eu fiz o novo exame por eles e deu exatamente o que eu já sabia ele era macho e provavelmente um gayzinho lindo:P

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • 4 months later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.