Jump to content

Como fazer a vermifugação corretamente?


Brena
Ir para a solução Resolvido por Célia Maia,

Posts Recomendados

Bom dia! Gente estou com uma dúvida relacionada a vermifugação, na bula diz que devemos colocar 4-5 horas em um bebedouro de 50 ml durante 3 dias, queria saber se essa água pode ser trocada durante esse tempo ou tem q ser a mesma durante os três dias?

image.jpg

Horas = Gotas

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Tem que ser fornecido somente essa água com o vermifugo durante 3 dias, não precisa ficar trocando. Eu quando dei esse vermifugo trocava todo dia a noite e pela manhã eu dava uma sacudida no pote para misturar bem. Deixe a vontade para eles beberem somente dessa água. Esse bebedouro não é indicado para calopsitas devido ao bico torto delas, é um bebedouro para passaros de bico fino. Arruma um potinho de plástico ou aluminio, tipo o de alimentos para fornecer água para ela, assim facilitará ela na hora de beber.

Embora esse vermifugo seja muito conhecido no mercado, não é dos melhores, pois não mata todos os tipos de vermes, mas na falta de opção é melhor que nada. Se um dia passar em consulta com um veterinário por qualquer outro motivo, aproveita e pede para ele indicar um bom para você usar neles. 

Eu costumo fazer vermifugação uma vez ao ano que foi prescrito pelo meu veterinário.

Se achar que 50 ml ficou muito raso no pote você pode dobrar a quantidade colocando 100 ml e o dobro da medicação prescrita, seria como preparar duas vezes a mesma prescrição.

  • Gostei 3
Link para compartilhar
Share on other sites

Tem que ser fornecido somente essa água com o vermifugo durante 3 dias, não precisa ficar trocando. Eu quando dei esse vermifugo trocava todo dia a noite e pela manhã eu dava uma sacudida no pote para misturar bem. Deixe a vontade para eles beberem somente dessa água. Esse bebedouro não é indicado para calopsitas devido ao bico torto delas, é um bebedouro para passaros de bico fino. Arruma um potinho de plástico ou aluminio, tipo o de alimentos para fornecer água para ela, assim facilitará ela na hora de beber.

Embora esse vermifugo seja muito conhecido no mercado, não é dos melhores, pois não mata todos os tipos de vermes, mas na falta de opção é melhor que nada. Se um dia passar em consulta com um veterinário por qualquer outro motivo, aproveita e pede para ele indicar um bom para você usar neles. 

Eu costumo fazer vermifugação uma vez ao ano que foi prescrito pelo meu veterinário.

Se achar que 50 ml ficou muito raso no pote você pode dobrar a quantidade colocando 100 ml e o dobro da medicação prescrita, seria como preparar duas vezes a mesma prescrição.

Você não usa bebedouro pra suas calopsitas? Eu achava que deixar água no pote nao era muito higiênico pq cai muita sujeira e eles fazem coco dentro mas vou colocar no pote agora! Eu renovo a água com o vermífugo de noite? Qual a marca que vc usa? Só achei essa. Mais uma perguntinha, vc acha conveniente levar a minha calopsita q acabei de comprar pro veterinário pra ele ver como ela Ta ou isso só vai estressa-lo? Bjos Célia, é muito obrigada, vc é uma verdadeira consultora de calopsitas rsrs 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Os passaros são divididos em passaros de bico torto e passaros de bico fino (reto), as calopsitas são passaros de bico torto e esse tipo de bebedouro seu foi feito para passaros de bico fino, pois ele consegue enfiar o bico na cabidade para beber a água e a calopsita devido ao bico ser torto (virado para baixo), esse tipo de bebedouro dificulta na hora dela beber. Para elas e outros psitacídeos o pote ideal para beber água é tipo potinho, totalmente aberto. 

Quanto a sujeira, você tem que colocar ele e os poleiros na gaiola de forma que quando ela empoleirar não fique sobre o pote, assim quando defecar não cairá dentro. Para evitar que elas subam nele e sujem a água ou comida, eu coloco sempre os potes na frente de um poleiro, assim elas ficam empoleiradas no poleiro e não precisam subir no pote.

Se você não reparou nenhum problema de saúde não precisa levar, mas eu quando compro um passaro sempre faço os exames básicos de clamídia, salmonela, micoplasma e parasitológico completo, pois assim evito surpresas e depois não preciso fazer nunca mais, isso se você evitar que ele tenha contatos com outros passaros ou fatores de riscos que possa contrair doenças.

Obrigada pelo consultora:P, mas a experiência que eu tenho é do dia a dia, tudo isso que vocês passam no início quando estão começando a criar calopsitas eu passei no passado, pois crio passaros em geral a dez anos, então é um aprendizado, pois erramos e tentamos concertar os nossos erros, dai é só lembrar do que eu já passei e saber qual o caminho seguir. Daqui a um tempo todos que estão começando com calopsitas agora vão saber o que eu sei e muito mais, pode estar certa;)

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigada Célia!! Eu já pedi os kits pra fazer o exame mas ainda não chegaram!!  Espero um dia saber tanto quanto vc rsrs. Ele está no meu quarto desde Q chegou, não teve contato com nenhum outro passaro. Vc só não me disse que marca de vermífugo devo comprar, bjs

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 ano depois...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...