Jump to content

Clopsita põe ovo sem ninho. O que fazer? AJUDA


Andressa Cruz

Posts Recomendados

Tenho duas calpsitas há 1 ano que acredito serem um macho e uma fêmea, respectivamente Jack e Maggie.

Há alguns meses venho observando que eles parecem querer acasalar, mas nunca coloquei ninho na gaiola pois acho ela muito pequena para isso, estava esperando a oportunidade de adquirir uma gaiola maior para colocar o ninho. Também tem o fato de que o macho tem uma deficiência, ele não tem as garras dos pés, ele se locomove basicamente com o auxílio do bico, por isso a gaiola deles é adaptada para ele. Por conta dessa limitação achei que o Jack não conseguiria acasalar, esse também foi um motivo pra eu não ter colocado um ninho.

Mesmo assim, hoje 15/01, a Maggie colocou um ovo no canto da gaiola, sem ninho. Estou preocupada principalmente porque não sei o que fazer. Ela colocou o ovo, ficou cansadinha e parada em cima dele. Depois empurrou pro canto da gaiola e deixou de lado. 

É aconselhavel pegar ela para dar uma olhada na cloaca e ver se está tudo ok?

Devo comprar um ninho e colocar algo dentro?

É provável que ela coloque mais ovos? 

Estou bem perdida. Como fiquei com medo deles quebrarem o ovo na grade da gaiola, coloquei uma caixa de mdf média com papel higiênico e o ovo e deixei dentro da gaiola. A Maggie parece bem casada, com as assas um pouco armadas e caídas e bem sonolenta, ela tem um pouco mais de um ano de idade. Não queria que ela acasalasse agora porque vi que é bem cansativo para ave. Mas sem o ninho não sabia que era possível.

Na foto a Maggie é a de cima e o Jack é o de baixo.

49946690_788714564810612_4504972994702999552_n.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

25 minutos atrás, Andressa Cruz disse:

Tenho duas calpsitas há 1 ano que acredito serem um macho e uma fêmea, respectivamente Jack e Maggie.

Há alguns meses venho observando que eles parecem querer acasalar, mas nunca coloquei ninho na gaiola pois acho ela muito pequena para isso, estava esperando a oportunidade de adquirir uma gaiola maior para colocar o ninho. Também tem o fato de que o macho tem uma deficiência, ele não tem as garras dos pés, ele se locomove basicamente com o auxílio do bico, por isso a gaiola deles é adaptada para ele. Por conta dessa limitação achei que o Jack não conseguiria acasalar, esse também foi um motivo pra eu não ter colocado um ninho.

Mesmo assim, hoje 15/01, a Maggie colocou um ovo no canto da gaiola, sem ninho. Estou preocupada principalmente porque não sei o que fazer. Ela colocou o ovo, ficou cansadinha e parada em cima dele. Depois empurrou pro canto da gaiola e deixou de lado. 

É aconselhavel pegar ela para dar uma olhada na cloaca e ver se está tudo ok?

Devo comprar um ninho e colocar algo dentro?

É provável que ela coloque mais ovos? 

Estou bem perdida. Como fiquei com medo deles quebrarem o ovo na grade da gaiola, coloquei uma caixa de mdf média com papel higiênico e o ovo e deixei dentro da gaiola. A Maggie parece bem casada, com as assas um pouco armadas e caídas e bem sonolenta, ela tem um pouco mais de um ano de idade. Não queria que ela acasalasse agora porque vi que é bem cansativo para ave. Mas sem o ninho não sabia que era possível.

Na foto a Maggie é a de cima e o Jack é o de baixo.

49946690_788714564810612_4504972994702999552_n.jpg

Joga o ovo fora. Botar ovo realmente é cansativo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá! 

É apropriado você ir em um petshop e comprar um ninho para calopsitas e coloque em um lugar alto da gaiola, coloque serragem no ninho e coloque o ovo

É capaz da sua calopsita choca - lo, mas ela também pode abandonar o ovo, mas se ela fizer isso provavelmente ela vai botar outro. 

Quando as calopsitas estão no processo de reprodução,chocando ajeitando o ninho e etc,eles ficam bem mais bravos,o indicado é evitar de mexer no casal e no ninho é claro. 

Para ver se o ovo esta galado ( Fertilizado)  ou não é apenas ir em um quarto escuro e apontar uma lanterna ( acesa claro.) na direção do ovo, se você ver umas veias sanguíneas está galado, caso não veja, infelizmente não está. 

 

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...