Jump to content

Tenho dois filhotes com as perninhas abertas e um parece doente


Elle

Posts Recomendados

Eu preciso de ajuda. Meus pais compraram duas calopsitas tem dois anos e elas botaram, já é a segunda vez e a primeira cria toda morreu, foram 3 no total. Eles botaram de novo um tempinho atrás.

O filhote mais velho é saudável, forte e bastante interativo, o do meio já é mais fraquinho mas depois que eu comecei a tratar com a papinha ele melhorou muito, mas ele tem as patinhas separadas, estou preocupada que isso possa levar à morte dele. O terceiro e mais novo eu tirei do ninho ontem, os pais não estavam alimentando e quando entravam as vezes eu escutava alguns chiados, além do filhote estar todo machucado. Eu comecei a tratar dele na seringa mas ele não gosta de abrir a boca e comer, se debate todo antes de cansar e engolir a papa, ele já deve estar com 8 ou 10 dias, também tem as perninhas abertas. Estou com medo que o mais novo seja doente porque ele é mais fraco e pequeno, hoje de manhã eu encontrei ele quase morto e gelado apesar de ter dado a papinha pra ele antes de ir dormir. Estou perdendo meu sono por isso e preciso de ajuda, meu pai não quer levar eles no veterinário falando que só vou pra ouvir eles morrerem, eu não dirijo e nem trabalho pra tomar outra atitude.

O mais novo está perdendo muito sangue porque ele se machuca muito fácil, já forrei com várias coisas diferentes onde ele fica mas parece que não adianta e ele torna a se machucar, eu estou fazendo o possível pra manter todos vivos, principalmente ele que eu dou comida de duas em duas horas com muita luta, não sei mais o que fazer

  • Triste 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Oiii Elle...

Nossa, que situação complicada, imagino que esteja perdendo o sono mesmo... ☹️

Não tenho experiência com filhotes, mas sei que em caso de suspeitar que estejam doentes, deve mante-los aquecidos, além de forrar a gaiola talvez possa colocar uma lâmpada perto deles (uma proximidade que os deixe aquecidos, mas seguros, não podem de forma alguma encostar na lâmpada).

Além disso procurar uma papinha apropriada, de boa qualidade e tentar evitar ao máximo que se machuquem pois calopsitas não podem perder sangue, talvez seja o caso de comprar o pó hemostático que auxilia.

Acho que você deveria tirar o ninho e dar um tempo de descanso para os pais.

Espero que nossos colegas que tem experiências com filhotes possam te ajudar mais... boa sorte. 

Ninha*

 

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Elle disse:

Eu preciso de ajuda. Meus pais compraram duas calopsitas tem dois anos e elas botaram, já é a segunda vez e a primeira cria toda morreu, foram 3 no total. Eles botaram de novo um tempinho atrás.

O filhote mais velho é saudável, forte e bastante interativo, o do meio já é mais fraquinho mas depois que eu comecei a tratar com a papinha ele melhorou muito, mas ele tem as patinhas separadas, estou preocupada que isso possa levar à morte dele. O terceiro e mais novo eu tirei do ninho ontem, os pais não estavam alimentando e quando entravam as vezes eu escutava alguns chiados, além do filhote estar todo machucado. Eu comecei a tratar dele na seringa mas ele não gosta de abrir a boca e comer, se debate todo antes de cansar e engolir a papa, ele já deve estar com 8 ou 10 dias, também tem as perninhas abertas. Estou com medo que o mais novo seja doente porque ele é mais fraco e pequeno, hoje de manhã eu encontrei ele quase morto e gelado apesar de ter dado a papinha pra ele antes de ir dormir. Estou perdendo meu sono por isso e preciso de ajuda, meu pai não quer levar eles no veterinário falando que só vou pra ouvir eles morrerem, eu não dirijo e nem trabalho pra tomar outra atitude.

O mais novo está perdendo muito sangue porque ele se machuca muito fácil, já forrei com várias coisas diferentes onde ele fica mas parece que não adianta e ele torna a se machucar, eu estou fazendo o possível pra manter todos vivos, principalmente ele que eu dou comida de duas em duas horas com muita luta, não sei mais o que fazer

Como assim perdendo sangue e se machucando toda hora? onde ele fica e o forro é de que? poste fotos.

as pernas separadas geralmente é pq eles nao tem apoio qnd ficam no ninho e sao fracos pra se manterem ( provavelmente uma dieta fraca e/ou posturas emendadas ou quem sabe doença genética msm. mas aposto mmais nas primeiras opções.) pra resolver isso só fazendo umas talas. Pra quem nao tem experiência, só veterinário pra ajudar com isso. Se quiser se arriscar, no youtube deve ter algo sobre. 

No mais, siga oq a colega disse acima.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele é muito agitado, não para pra comer e fica se arrastando, não é calmo igual os outros dois e mesmo com o olho aberto ele não aprendeu a comer na seringa, os irmãos dele logo na segunda já sabiam que tinham que abrir o bico. Já coloquei espuma (pra forrar ninho), cerragem e esse papel foi minha última alternativa de acordo com o que eu andei lendo. Eu consegui fazer ele parar de arrastar a ponta da asa que era onde estava sangrando, fiz um ninho improvisado com esses papéis. Parou mas ainda estou com medo que ele continue se machucando. Já cuidei de calopsitas antes, os pais dele eu quem criei, mas eles já eram bem maiores. Ele é realmente difícil, não para quieto e não gosta de comer.

Eu acredito que o machucado da asa foi por causa dos pais, já que ele estava com um machucado no papo e nas patinhas que já cicatrizaram, e com ele se esfregando pode ter sangrando o que já não estava muito bom.

Como eu disse, não consegui levar ele no veterinário já que meu pai acha desnecessário, então peguei um remédio próprio pra cicatrizar animais que eu tinha aqui de quando minha cachorra castrou e passei, aparentemente melhorou, espero estar fazendo o certo.

(Não consegui postar a outra foto, essa é de bem mais cedo, o formato parece não ser permitido...)

IMG-20190117-WA0043.jpeg

Editado por Elle
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...