Jump to content

Como cuidar de filhotes


Fern@ndo
Ir para a solução Resolvido por Arthros,

Posts Recomendados

Ola pessoal, bom pra começa meu casal teve 2 filhotes o 3 infelizmente morreu antes de nascer, hj estão com 28 e 26 pra mim me parece dois silvestre. Hj decidi separalos dos pais para cuidar na papinha vo dizer como estou cuidando deles ai vcs me dizem se estou fazendo certo ou errado e dicas para melhorar. Pra começar coloquei eles num ninho com bastante cerragem em um quarto vazio sem muito barulho estou dando papinha propria para calopsita de 4 em 4 horas 7 da manhã 11 horas 3 horas e 7 horas na papinha acrescento 2 gotas de biogold a papinha estou fazendo nem muito grosso e nem muito ralo comprei a seringa com o bico para alimentação estou dando 10 ml para cada um. Queria saber se as gotas de biogold estão certo e se devo colocar as gotas toda vez que vo alimentar ou so um vez por dia. E qual melhor papinha para dar e onde quarda os filhotes...

Abaixo fotos dos filhotes

 

20150809_083424.jpg

20150809_083417.jpg

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

  • Solução

Ola pessoal, bom pra começa meu casal teve 2 filhotes o 3 infelizmente morreu antes de nascer, hj estão com 28 e 26 pra mim me parece dois silvestre. Hj decidi separalos dos pais para cuidar na papinha vo dizer como estou cuidando deles ai vcs me dizem se estou fazendo certo ou errado e dicas para melhorar. Pra começar coloquei eles num ninho com bastante cerragem em um quarto vazio sem muito barulho estou dando papinha propria para calopsita de 4 em 4 horas 7 da manhã 11 horas 3 horas e 7 horas na papinha acrescento 2 gotas de biogold a papinha estou fazendo nem muito grosso e nem muito ralo comprei a seringa com o bico para alimentação estou dando 10 ml para cada um. Queria saber se as gotas de biogold estão certo e se devo colocar as gotas toda vez que vo alimentar ou so um vez por dia. E qual melhor papinha para dar e onde quarda os filhotes...

 Olá Fernando os filhotes parecem muito bem de saúde.

O ideal é acomoda-los em um cômodo quente, em um potinho com serragem, dentro de uma gaiola com o fundo forrado com papel manteiga assim não tem perigo se eles caírem ou saírem do potinho vão conseguir andar na fundo da gaiola sem se machucar na grade ja que a mesma estará forrada.

As instruções abaixo são para casos extremos, quando os pais estão incapacitados ou maltratando os filhotes e não substitui a orientação de um profissional Veterinário.
Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio.

Criei alguns filhotes com a papinha da Alcon e não tive problemas eu usei a seguinde dosagem e é claro que a papinha tem que ser feita na hora e oferecida aos filhotes sempre morna:

Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida
2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco morna a cada 4 horas

Papinha:
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Lembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar um pote de água, outro com farinhada e o último pote com uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente (mesmo que o filhote não coma), o filhote começará a descascar e aos poucos irá aprender a comer sozinho, portando será uma fase de transição, continue alimentando-os com papinha conforme a tabela para que a ave não passe fome.

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar comer a papinha.

Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários.

Abração e uma boa semana

Editado por Arthros
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Compartilhe em outras redes

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Clube das Calopsitas, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Cookies.