Jump to content

Comportamento estranho durante a reprodução


Tamires Rasvoary

Posts Recomendados

Bom dia pessoal! 
Preciso de ajuda, vou relatar brevemente o que tem acontecido com meus cais. Tenho dois casais de calopsitas já tirei filhotes da fêmea pérola e o macho silvestre, tenho outro casal macho cara branca cinza de 5 anos  e fêmea cara branca pérola de 2 anos e meio a primeira postura desse casal se deu a três meses atras, juntamente com o casal cb pérola e macho silvestre. MAS NENHUM FILHOTE NASCEU, todos morreram prestes a nascer, cheguei a ouvi-los piando dentro do ovo, talvez por falta de umidade ou por não ter sido chocado direito. Pois no final do choco esses casais saiam do ninho e gritavam incessantemente. Hoje estou com o casal cara branca chocando 4 ovinhos a aproximadamente 15 dias, fiz ovoscopia e cheguei a ver eles se mexendo, devolvi e não maxi mais. Estava viajando e não sei ao certo as datas de postura, se trata de um casal manso. Mas de 3 dias para cá esse casal voltou a apresentar o mesmo comportamento novamente, sai para fora do ninho a fêmea demora muito a voltar, grita e corre o tempo todo e estão cruzando novamente com 4 ovos no ninho. Ofereço mistura de semente, couve, frutas não ácidas, pão 1 vez por semana, milho cozinho, água filtrada para beber e se banhar. Me ajudem ou vou perder esses bebes de novo. O viveiro não foi mudado de lugar, não mecho no ninho em nenhuma hipótese, fiz ovoscopia quando cheguei de viajem e vi todos no inicio do desenvolvimento. Como devo proceder ?😢

51059203_1140243656126215_2716455304484093952_n.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá, quantos dias de choco foram na última postura? Foi a primeira postura da fêmea?

Já vi esse comportamento em fêmeas de canário que não foram deixadas chocar o tempo mínimo no caso de canários 13 dias.

Se os ovos da outra vez apresentaram problema antes de 23 dias a fêmea de calopsita pode abandonar o ninho antes de finalizar o clico postura/ nascimento e iniciar um novo clico reprodutivo.

Se dessa vez não der certo a reprodução seria interessante dar um descanso a eles.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 02/02/2019 at 09:57, Tamires Rasvoary disse:

Bom dia pessoal! 
Preciso de ajuda, vou relatar brevemente o que tem acontecido com meus cais. Tenho dois casais de calopsitas já tirei filhotes da fêmea pérola e o macho silvestre, tenho outro casal macho cara branca cinza de 5 anos  e fêmea cara branca pérola de 2 anos e meio a primeira postura desse casal se deu a três meses atras, juntamente com o casal cb pérola e macho silvestre. MAS NENHUM FILHOTE NASCEU, todos morreram prestes a nascer, cheguei a ouvi-los piando dentro do ovo, talvez por falta de umidade ou por não ter sido chocado direito. Pois no final do choco esses casais saiam do ninho e gritavam incessantemente. Hoje estou com o casal cara branca chocando 4 ovinhos a aproximadamente 15 dias, fiz ovoscopia e cheguei a ver eles se mexendo, devolvi e não maxi mais. Estava viajando e não sei ao certo as datas de postura, se trata de um casal manso. Mas de 3 dias para cá esse casal voltou a apresentar o mesmo comportamento novamente, sai para fora do ninho a fêmea demora muito a voltar, grita e corre o tempo todo e estão cruzando novamente com 4 ovos no ninho. Ofereço mistura de semente, couve, frutas não ácidas, pão 1 vez por semana, milho cozinho, água filtrada para beber e se banhar. Me ajudem ou vou perder esses bebes de novo. O viveiro não foi mudado de lugar, não mecho no ninho em nenhuma hipótese, fiz ovoscopia quando cheguei de viajem e vi todos no inicio do desenvolvimento. Como devo proceder ?😢

51059203_1140243656126215_2716455304484093952_n.jpg

Se um continuar no ninho enquanto o outro ta fora, nao tem problema.
 

Link para compartilhar
Share on other sites

O problema é que não estão chocando de dia! Somente a noite . Estão vivos até hj pq improvisei uma chocadeira. Eles estão acasalando novamente. Durante o dia eles simplesmente não entram no ninho. Assim que chega a tarde ficam loucos porque entram no ninho e os ovos não estão mais lá. Moro em belo horizonte e tem chovido esses dias a temperatura caiu. 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Tamires Rasvoary disse:

O problema é que não estão chocando de dia! Somente a noite . Estão vivos até hj pq improvisei uma chocadeira. Eles estão acasalando novamente. Durante o dia eles simplesmente não entram no ninho. Assim que chega a tarde ficam loucos porque entram no ninho e os ovos não estão mais lá. Moro em belo horizonte e tem chovido esses dias a temperatura caiu. 

Cuidado com posturas continuas, pode matar a ave.

Link para compartilhar
Share on other sites

Sim eu sei... Tirei o ninho e ontem a noite a fêmea botou no potinho de ração. Sexta feira nasceu um dos filhotes na chocadeira improvisada, más nasceu com ainda com o vitelo, nasceu pela manhã e não resistiu a tarde ele morreu. Hoje de manhã para minha surpresa acordei com barulhinho de filhote e havia nascido um perfeitinho as 06:20h da manhã. Ele está espertinho e super bem. Ainda temos mais um para os próximos dias. Tentei colocar com os pais más o macho começou a bicar e eu tirei na mesma hora. Fiquei com muito medo de machucar o bebezinho. 

  • Triste 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...