Jump to content

macho ciumento


Gutto De Castro

Posts Recomendados

Ola,estou com probleminhas...

E que o macho aqui e muito ciumento e fica batendo na femea quando chego perto . No momento esta td bem, mas, se tiver que separar  posso separar sem problemas?

Eles estao com um filhote de 35 dias e eles parecem estar querendo iniciar nova postura...

 

nenem.jpg

  • Triste 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia.

Esse filhote realmente tem 35 dias? Se tiver, está muito atrasado. Nessa idade já é pra estarem saindo do ninho e começando a comer algo. 

Melhor retirar para tratar na papinha e dar um descanso aos pais (retirar o ninho). O macho pode estar batendo na fêmea por estresse. 

Bj

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Na verdade todos os filhotes desse casal com essa margem de idade sao deste tamanho ,quando adultos percebi que ficam menores que os pais,mesmo criados na papa.Ate pensei que fosse mudancas geneticas!

Estresse nao , e somente quando chego perto da femea ,alias ela e mansa ele arisco.

Link para compartilhar
Share on other sites

Olá Sam,

Não tenho muita experiência com filhotes mas acredito que o que a Iasmim quis dizer é que talvez eles esteja estressados devido a criação alimentação e cuidados com os filhotes, isso exige bastante dos pais. Presenciei um episódio de estresse com um casal de periquitos, a fêmea bateu no macho até sangrar, eles estavam com um filhote no ninho de mais de 30 dias.

Acredito que seria bom tirar o filhote e o ninho (alimentar na papa), deixar o casal junto e ir observando ... se continuarem brigando aí sim separa.

Aguarde mais respostas do pessoal que tem mais experiência com filhotes e casais.

Mande notícias.

Ninha*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

Não é normal todos os filhotes serem pequenos e demorarem a desenvolver. Só entraria em um problema genético caso os pais fossem irmãos ou pai/filha etc. E ainda assim, não é muito comum. Tente observar se seu casal apresenta placas brancas na língua ou embaixo dela. Observe as fezes do seu casal. Avalie também a alimentação que você dispõe aos pais durante a reprodução (precisa reforçar a alimentação muito antes de iniciar a postura pois uma alimentação pobre em nutrientes pode induzir a postura de ovos "fracos" onde os filhotes tendem a morrer antes de nascer ou quando nascer, apresentam dificuldade de crescimento e sistema imunológico sensível). Ofereça uma boa variedade de alimentos e certifique-se que os pais não apresentam alguma patologia, algumas doenças afetam e muito no desenvolvimento dos filhotes e também na quantidade de filhotes sobreviventes por ninhada.

Seu casal precisa tirar umas férias. É bom usar esse período para tentar ganhar a confiança do macho, o comportamento dele está relacionado ao estresse que a sua presença causa, ele fica com medo e acaba descontando na fêmea. 

Bj 

  • Gostei 1
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu os deixo descancar 6 meses antes de cada postura .Fezes estao normais ,alimentacao vou reforcar mais ,tentarei racao extruzada . Eles nao tem essa placa no bico...mas se tiverem o que significa?

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa noite!

Significa que apresentam uma doença chamada candidíase, ocasionada pela proliferação de um fungo no trato digestório superior. É muito comum em psitacídeos pois naturalmente as aves apresentam esse fungo em sua microbiota porém em uma baixa imunológica, ele tende a proliferar o que causa má digestão e absorção de alimentos, feridas doloridas na faringe etc. O fungo é repassado para os filhotes desde o primeiro dia de nascidos e esse tende a proliferar mais rápido ainda nos bebês devido ao sistema imunológico deles estarem em desenvolvimento. É uma das causas do papo "cheio de ar", alimento demorar para ser digerido conhecido como papo estagnado (um papo normal de um filhote já grandinho tende a esvaziar em média, entre ~3 horas), crescimento atrasado, raquitismo etc. Não é porque seu casal não apresenta essas placas que eles não tem a doença pois, como eu disse, essa atinge toda a cavidade oral podendo estar mais aglomerada no papo ou na faringe. Se você observar uma elevação constante no papo dos pais, como se estivessem com o papo muito cheio, é quase certo que estão com a doença. O tratamento é longo e tranquilo em adultos, filhotes que tendem a morrer com facilidade. Eu utilizo o vinagre de maça para acidificar a água e dou para os pais beberem durante 1 mês, a diferença de pH tende a controlar a proliferação dos fungos. O vinagre de maça tem inúmeros benefícios já comprovados e é algo natural e sem contraindicações, vale dar uma pesquisa sobre ele.

Bj

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 months later...

Boa noite,

Tenho uma calopsita de 5 meses, porém hoje é a segunda vez que escolhe uma de minhas blusas, de cor diferente e não me deixa pegar. Bica todo mundo, não sei dizer o que é, se cheiro o fato é que está prostrado ao lado da blusa e já pesquisei e não sei o porquê deste comportamento.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...