Jump to content

Guia: Como Introduzir Novos Alimentos À Sua Calopsita


Isabella Dejuli

Posts Recomendados

Os legumes, verduras e frutas tem um papel muito importante na alimentação das calopsitas, são alimentos que a aves encontrariam na natureza e possuem nutrientes fundamentais para o metabolismo delas.

É muito comum as aves criadas em cativeiro, estranharem esses alimentos no início, elas chegam a se assustar com eles, por isso que devemos ter muita paciência, persistência e nada de desistir fácil heim.

Juntamos algumas dicas que ajudarão neste processo:
Sirva esses alimentos pela manhã, antes mesmo de colocar ração nova, incentive elas a buscarem opções.Inicialmente, escolha um local da gaiola ou do ambiente que elas costumam ficar, para servir esses alimentos. Escolha também, um mesmo potinho para servir diariamente o alimento da vez .

Escolha um alimento por vez, não adianta a cada dia tentar uma coisa nova ok?

Então começamos com cenoura, por exemplo: Sirva a cenoura diariamente e bem fresquinha. Por 2 dias, tente servir ela ralada, em outro, tente bem picadinha. Caso ainda não tenha surtido o interesse na ave, tente cortar a cenoura como um macarrão, corte várias e prenda na gaiola ou distribua no potinho, para que os “fios” de cenoura, provoquem a curiosidade delas, quase como um brinquedo.

É muito difícil que ela(s) ao menos não experimente(m) e, percebendo uma parte do alimento bicadinho, você venceu uma etapa, isso significa que ela já está perdendo o medo, já está com a curiosidade aguçada e mais receptiva à novas tentativas.

Caso tenha ou não obtido sucesso com o primeiro alimento, escolha um novo para novas tentativas pelas semanas a seguir.

Lembre-se de tentar um mesmo alimento por pelo menos 5 dias seguidos e, sirva ele de maneiras diferentes, pois por incrível que pareça, algumas aves que tem preferência por comer certos alimentos a seu gosto.

E sempre sirva muito bem lavados e de preferência higienizados com produtos específicos e facilmente encontrados em supermercados, é simples e fácil e você mantém a saúde da sua calopsita.

Mais uma dica que eu aplico e passo a vocês: separe alguns alimentos para 1 semana mais ou menos, lave e higienize todos eles de uma vez e guarde em um pote na geladeira, é mais prático para que você sirva pela manhã, mesmo que estiver sem muito tempo disponível.

 

 

Fonte: Universo das calopsitas (Modificado. Grifos meus)

Editado por Isabella Dejuli
  • Gostei 9
Link para compartilhar
Share on other sites

  • Isabella Dejuli bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está fechado para novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...