Jump to content

Filhotes


MichelSoares

Posts Recomendados

Bom dia galera, nasceram os filhotes de minha calopsita, creio que tenham nascidos do dia 07/08, sábado abri o ninho rapidamente e vi que dos 4 ovos todos nasceram (só  vi 3 filhotes mas os 4 ovos estavam abertos, creio que um tenha ficado debaixo da fêmea e por isso não consegui o ver) minhas dúvidas são:

Eles começaram a chocar à partir do último ovo (4º), os filhotes podem ter nascidos todos nos mesmo dia? (os filhotes estão basicamente todos do mesmo tamanho).

Posso ficar abrindo o ninho? com qual frequência? (Notei que depois que abri sábado, a fêmea está super atenta, só sai pra comer quando não estamos perto, caso passe alguém perto ela já entra no ninho rapidamente).

Quando devo começar a limpar o ninho?

Ovo cozido pode dar todos os dias? (vejo que é o preferido dos pais nesse momento).

O macho tem ficado mais tempo fora do ninho, embora não tenha abandonado, ele entra para alimentar os filhotes e tal, só diminuiu os momentos dentro do ninho junto da fêmea (nunca deixam o ninho sozinho), é normal?

Obrigado :D

 

Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, MichelSoares disse:

os filhotes podem ter nascidos todos nos mesmo dia?

Pouco provável, mas podem sim ter nascido alguns num dia e outros num outro. Nessa idade eles não tem tanta diferença assim, apenas quando são chocados com por exemplo 3 ou mais dias de diferença de um para o outro. Mas quem sabe né... De qualquer forma, se tiverem nascidos em dias diferentes logo você notará.

4 horas atrás, MichelSoares disse:

Posso ficar abrindo o ninho?

Se estiverem muito ariscos não. Geralmente calopsitas muito mansas dão a liberdade de ficar abrindo mais vezes, mas calopsitas ariscar ou que se apresentam muito desconfiadas como a sua não vale a pena ficar abrindo para olhar não.

4 horas atrás, MichelSoares disse:

Quando devo começar a limpar o ninho?

Quando os filhotes tiverem mais de 10 dias vc abre e verifica as condições do ninho. Se tiver sujo você limpa rapidamente e coloca maravalha, se não espera mais alguns dias. Mas o ideal é esperar pelo menos esses 10 dias para abrir o ninho.

4 horas atrás, MichelSoares disse:

Ovo cozido pode dar todos os dias?

Pode sim. Nesse período eles preferem esses alimentos que são engolidos com mais facilidade, então milho, ovo, legumes e verduras estão liberados todos os dias. (Cuidado com a couve que dá um pouco de diarreia neles).

4 horas atrás, MichelSoares disse:

(nunca deixam o ninho sozinho), é normal?

Sim. Tenho um casal que o macho fica com os filhotes durante o dia e a fêmea a noite. Conforme o tempo passa eles diminuem o tempo que ficam no ninho tb, até que um dia entrarão mais para alimentar. Mas depende de ave para ave.

2 horas atrás, MichelSoares disse:

morte natural de filhotes

Como assim? Filhotes não morrem naturalmente. Se nasceram 4 saudáveis e os pais estão alimentando, aquecendo e tudo certinho é bem provável que os 4 cheguem na idade adulta. Pode acontecer de um ficar sem alimento e ter a imunidade abaixada, ou más condições de higiene da gaiola e tal acabem por matar eles, mas são coisas que tem uma responsabilidade. Filhotes saudáveis que desenvolveram bem e estão sendo alimentados não morrem de morte natural. Natural é eles morrerem por idade, qualquer coisa diferente disso pode estar associada a alguma doença ou condição específica.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Bom dia pessoal, há uns dois dias estava sentindo o macho muito agitado, via a gente e começava a chamar, ontem a tarde a fêmea  e o macho saíram do ninho, cheguei perto e ,eles que são super protetores nem ligaram, aí abri pra dar uma olhada e infelizmente um dos filhotes estava morto 😢

Essa agitação e atitude deles em me deixar mexer no ninho será que foi um "pedido de ajuda"?

Nas minhas contas eles estariam com 6 dias hoje, mas vi que já estão com os olhos levemente abertos e aparentemente uns canhõezinhos nas asas já aparentes (acho que é isso mesmo o nome hehe), está dentro do normal?

Assim que retirei o filhote morto e fechei o ninho os dois já entraram correndo e ficaram por lá como sempre fazem ...

Link para compartilhar
Share on other sites

A agitação foi porque tinha algo de errado.

Já os filhotes, estão se desenvolvendo sim. Estou com 2 albinos no ninho um com 10 e outro com 9 dias e começaram a abrir os olhos com 8 dias e os canhões começaram a aparecer por volta desses dias...

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Pessoal mais uma dúvida, os pais ficam saindo do ninho durante o dia e a noite  quando estão dentro de casa (não é o tempo todo, só que antes não deixavam o ninho sozinho por nada), pelo que disse e comparei com fotos e relatos, minha conta deveria estar errada e os filhotes devem estar entre 8 e e 10 dias.

Nessa idade os pais já podem sair um pouco do ninho e deixa-los sozinhos quando está calor?

Eles estão sendo bem alimentados pelos pais e quando começa a esfriar um pouco e a gaiola está no lado externo eles ficam dentro do ninho certinho, só quando está calor mesmo e a noite dentro de casa que é uma temperatura mais tranquila aí a fêmea fica na porta do ninho.

Alguém saberia me dizer se é assim mesmo? Isso começou ontem!

 

Obrigado :D

 

Obs: Ontem eu limpei o ninho e troquei a maravalha.

Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, MichelSoares disse:

Olha eles com 11 dias, está dentro do normal o desenvolvimento? Já dá pra saber as mutações?

Os pais são um Macho Cara Branca e uma Fêmea Pérola (não sei se são portadores de outras mutações)

20190319_105547.jpg

Oiii boa noite, estão sim estão lindos parabéns!!!  Estão bem desenvolvido em?  Então se o seu machinho e cb e a fêmea pérola , eles portam alerquim. Pois esse filhotinho de topetinho amarelo.. e um alerquim😍 , o outro é um silvestre (pode ser pérola tbm igual a mãe) e que na foto não dá muito pra ter uma noção, daqui uns 5dias já dá pra ter a certeza se é silvestre ou pérola.. mais cinza vai ser kkkkk , fica tranquila que estão lindos e bem saudáveis. 😘

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

35 minutos atrás, Deh31Dih disse:

Oiii boa noite, estão sim estão lindos parabéns!!!  Estão bem desenvolvido em?  Então se o seu machinho e cb e a fêmea pérola , eles portam alerquim. Pois esse filhotinho de topetinho amarelo.. e um alerquim😍 , o outro é um silvestre (pode ser pérola tbm igual a mãe) e que na foto não dá muito pra ter uma noção, daqui uns 5dias já dá pra ter a certeza se é silvestre ou pérola.. mais cinza vai ser kkkkk , fica tranquila que estão lindos e bem saudáveis. 😘

 

Haha muito obg, torcer pra que seja um alerquim e um Silvestre então, dar uma diversificada, daqui uns dias posto outra foto pra vcs me ajudarem mais hehe

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Galera, mais uma dúvida, a fêmea de uns dias pra cá tá querendo acasalar de novo, o macho não dá nem bola, tenho medo de mesmo assim ela começar a botar, caso ela bote não estará galado, o que eu faço? Vi que ela pode expulsar os filhotes do ninho e tudo mais, se acontecer dela botar retiro o ovo? retiro o ninho? o que faço com os filhotes? retiro ela e deixo só o macho cuidando dos dois filhotes?

Me ajudem 😬

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 20/03/2019 at 11:02, MichelSoares disse:

Galera, mais uma dúvida, a fêmea de uns dias pra cá tá querendo acasalar de novo, o macho não dá nem bola, tenho medo de mesmo assim ela começar a botar, caso ela bote não estará galado, o que eu faço? Vi que ela pode expulsar os filhotes do ninho e tudo mais, se acontecer dela botar retiro o ovo? retiro o ninho? o que faço com os filhotes? retiro ela e deixo só o macho cuidando dos dois filhotes?

Me ajudem 😬

Se ela botar vc descarta os ovos.. e muda as coisas de lugares,pote,poleiro,até a gaiola de local pra evitar dela botar.. e retira o ninho.. põe os bbs em algum pote, se bem..  q já devem estar empoleirando né?🤭 

Em relação ao sexo.. por enquanto não dá pra saber não,e sim , é um alerquim e um silvestre , lindoooos ❤️

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...