Jump to content

Primeira Criação de Calopsitas


oiac27

Posts Recomendados

Olá, 

Durante muito tempo na minha adolescência criei periquitos australianos e depois de alguns anos sem ter pássaros, decidi voltar a criá-los, comprando duas calopsitas.

Confesso que não tenho muito conhecimento sobre Calopsitas, o que sei foi obtido em vídeos de youtube e minha experiência com periquitos. 

Pois bem, comprei uma Pérola (aparentemente macho) neste Sábado em um Petshop, bem manso, tem aproximadamente 90 dias, que já come sementes bem e desde o primeiro dia aqui em casa já ficava na minha mão e ombro, pouco me bicou e quando fazia era bem fraquinho. Como eu saio de casa as 07:00 e volto as 18:00, resolvi pegar uma outra, Silvestre (aparentemente fêmea) ontem, na segunda-feira a levei pra casa à noite, dessa vez um pouco mais nova, com 45 dias e o criador que me vendeu disse que ela já beliscava sementes, comia algumas, mas que precisaria ser alimentada com papa 1x ao dia, à noite, até aprender de fato a comer.

Eu já pedi 2 kits para fazer a sexagem, que chegarão essa semana e assim conseguirei confirmar o sexo. Coloquei a Silvestre na mesma gaiola que a Pérola (até pq só tenho uma gaiola) pq o criador me disse que não haveria problemas... 

Como ele me vendeu a Silvestre pela noite e ja estava alimentada de papa, ele falou pra no dia seguinte, pela manha, eu tentar dar mais 10 ml de papa pra ela, mas ela recusou bastante, estava muito travada e xiou bastante pra ficar na minha mão.. voou bastante pra um lado e pro outro até cansar um pouco e me deixasse dar pelo menos uns 5 ml. Fui trabalhar e agora a noite dei novamente mais 5 ml conforme orientação, mas ela se recusou de novo a comer.. mas novamente consegui dar mais 5 ml com muito custo e aí coloquei-a de volta a gaila, as duas ficaram uma do lado da outra mas a Perola ficou puxando briga um pouco e se acalmaram.. cobri a gaiola com uma toalha deixando um dos lados livre e as deixei quieta para vir pedir ajuda!! kkk.

Minha esposa que fica o dia em casa me disse que ela comeu ou pelo menos beliscou sementes durante o dia, ficou bem quieta em um canto só da gaiola o dia todo e quem tentou se aproximar dela foi a Perola, ficaram bem durante um bom tempo, mas teve uma hora que a Perola começou a impedir que a Silvestre chegasse perto das sementes, brigaram um pouco. 

Estou um pouco receoso se  estou fazendo algo de muito errado.. peço a ajuda de vcs, experientes criadores dessas aves magnificas. Quqlquer informação será muito bem acolhida!

Segue umas fotos delas: 

 

WhatsApp Image 2019-03-12 at 07.34.19.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 09.14.19.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 10.17.44.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 12.09.59.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-09 at 16.02.46-min.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-09 at 17.26.43-min.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 07.34.19-min.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 09.14.19-min.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

Geralmente quem canta é o macho. Eu fico assobiando sempre a mesma coisa e ele aprendeu a assobiar igual! Antes de ontem observei que o macho estava por cima da fêmea, mas não importância. Só que hoje descobri que tinha um ovinho no ninho! Agora não sei o que fazer! Vou ficar aguardando e ler as postagens para receber ajuda...

Link para compartilhar
Share on other sites

14 horas atrás, oiac27 disse:

Olá, 

Durante muito tempo na minha adolescência criei periquitos australianos e depois de alguns anos sem ter pássaros, decidi voltar a criá-los, comprando duas calopsitas.

Confesso que não tenho muito conhecimento sobre Calopsitas, o que sei foi obtido em vídeos de youtube e minha experiência com periquitos. 

Pois bem, comprei uma Pérola (aparentemente macho) neste Sábado em um Petshop, bem manso, tem aproximadamente 90 dias, que já come sementes bem e desde o primeiro dia aqui em casa já ficava na minha mão e ombro, pouco me bicou e quando fazia era bem fraquinho. Como eu saio de casa as 07:00 e volto as 18:00, resolvi pegar uma outra, Silvestre (aparentemente fêmea) ontem, na segunda-feira a levei pra casa à noite, dessa vez um pouco mais nova, com 45 dias e o criador que me vendeu disse que ela já beliscava sementes, comia algumas, mas que precisaria ser alimentada com papa 1x ao dia, à noite, até aprender de fato a comer.

Eu já pedi 2 kits para fazer a sexagem, que chegarão essa semana e assim conseguirei confirmar o sexo. Coloquei a Silvestre na mesma gaiola que a Pérola (até pq só tenho uma gaiola) pq o criador me disse que não haveria problemas... 

Como ele me vendeu a Silvestre pela noite e ja estava alimentada de papa, ele falou pra no dia seguinte, pela manha, eu tentar dar mais 10 ml de papa pra ela, mas ela recusou bastante, estava muito travada e xiou bastante pra ficar na minha mão.. voou bastante pra um lado e pro outro até cansar um pouco e me deixasse dar pelo menos uns 5 ml. Fui trabalhar e agora a noite dei novamente mais 5 ml conforme orientação, mas ela se recusou de novo a comer.. mas novamente consegui dar mais 5 ml com muito custo e aí coloquei-a de volta a gaila, as duas ficaram uma do lado da outra mas a Perola ficou puxando briga um pouco e se acalmaram.. cobri a gaiola com uma toalha deixando um dos lados livre e as deixei quieta para vir pedir ajuda!! kkk.

Minha esposa que fica o dia em casa me disse que ela comeu ou pelo menos beliscou sementes durante o dia, ficou bem quieta em um canto só da gaiola o dia todo e quem tentou se aproximar dela foi a Perola, ficaram bem durante um bom tempo, mas teve uma hora que a Perola começou a impedir que a Silvestre chegasse perto das sementes, brigaram um pouco. 

Estou um pouco receoso se  estou fazendo algo de muito errado.. peço a ajuda de vcs, experientes criadores dessas aves magnificas. Quqlquer informação será muito bem acolhida!

Segue umas fotos delas: 

 

WhatsApp Image 2019-03-12 at 07.34.19.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 09.14.19.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 10.17.44.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 12.09.59.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-09 at 16.02.46-min.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-09 at 17.26.43-min.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 07.34.19-min.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-12 at 09.14.19-min.jpeg

Primeira coisa, NUNCA coloque uma ave recém adquirida junto com outra. Sempre faça quarentena.

 - Ah, mas o criador disse que não haveria problema.  - Nesse período de mudança a ave passa por um stress muito grande e a imunidade da mesma cai. Pode ser que esta tenha uma doença desde nascença e que nunca se manifestou nos pais devido a resistência e imunidade alta nos mesmo, mas qdo essa imunidade cai algumas doenças incubadas podem aparecer e acabar com todas as suas aves. Pode até ocorrer da sua ave ter uma doença e já estar resistente a ela e infectar a nova ave. Portanto SEMPRE faça, independente se é criador de confiança, se é ave conhecida, sempre respeite o período de quarentena para proteger tanto a ave que comprou quanto as que você já tem.

Segundo, você está dando papinha para este filhote como? Talvez o criador da ave dava papinha na seringa ou de outra forma diferente da sua, oque faz com que ela não se adapte a aceitar papinha de você. De qualquer forma, observe oque ela anda comendo, calopsitas de 45 dias geralmente já se alimentam bem e precisam apenas da papinha da noite. Mas se perceber que ela está comendo bem não precisa de dar ela, o stress da alimentação pode ser pior que ficar sem se alimentar. Portanto ofereça muitas variedades de alimento para esta ave, coloque ovo (ponha picado e inteiro e veja se a mesma se interessa), coloque ração extrusada, frutas, verduras e legumes. Ao mesmo tempo aconselho fazer uma observação diária da quantidade de alimento ingerido por ela e se ela está realmente comendo. As vezes achamos que um filhote ja come semente e quando percebemos o mesmo apenas cisca em cima delas e não consegue abrir.

Percebi que a ave está um pouco suja aparentemente de papinha, lembre-se de sempre limpá-la bem quando der papinha, pois esta higiene é muito importante para o não aparecimento de fungos e bactérias.

No mais é isso mesmo, se sua ave estiver ficando apenas no fundo da gaiola ou no mesmo lugar do poleiro, se preocupe, filhotes geralmente são bem agitados e não ficam quietos. Qualquer dúvida contacte criador que vendeu bons vendedores devem prestar um pós venda nessa caso.

Link para compartilhar
Share on other sites

Em 13/03/2019 at 11:19, Joseph disse:

Primeira coisa, NUNCA coloque uma ave recém adquirida junto com outra. Sempre faça quarentena.

 - Ah, mas o criador disse que não haveria problema.  - Nesse período de mudança a ave passa por um stress muito grande e a imunidade da mesma cai. Pode ser que esta tenha uma doença desde nascença e que nunca se manifestou nos pais devido a resistência e imunidade alta nos mesmo, mas qdo essa imunidade cai algumas doenças incubadas podem aparecer e acabar com todas as suas aves. Pode até ocorrer da sua ave ter uma doença e já estar resistente a ela e infectar a nova ave. Portanto SEMPRE faça, independente se é criador de confiança, se é ave conhecida, sempre respeite o período de quarentena para proteger tanto a ave que comprou quanto as que você já tem.

Segundo, você está dando papinha para este filhote como? Talvez o criador da ave dava papinha na seringa ou de outra forma diferente da sua, oque faz com que ela não se adapte a aceitar papinha de você. De qualquer forma, observe oque ela anda comendo, calopsitas de 45 dias geralmente já se alimentam bem e precisam apenas da papinha da noite. Mas se perceber que ela está comendo bem não precisa de dar ela, o stress da alimentação pode ser pior que ficar sem se alimentar. Portanto ofereça muitas variedades de alimento para esta ave, coloque ovo (ponha picado e inteiro e veja se a mesma se interessa), coloque ração extrusada, frutas, verduras e legumes. Ao mesmo tempo aconselho fazer uma observação diária da quantidade de alimento ingerido por ela e se ela está realmente comendo. As vezes achamos que um filhote ja come semente e quando percebemos o mesmo apenas cisca em cima delas e não consegue abrir.

Percebi que a ave está um pouco suja aparentemente de papinha, lembre-se de sempre limpá-la bem quando der papinha, pois esta higiene é muito importante para o não aparecimento de fungos e bactérias.

No mais é isso mesmo, se sua ave estiver ficando apenas no fundo da gaiola ou no mesmo lugar do poleiro, se preocupe, filhotes geralmente são bem agitados e não ficam quietos. Qualquer dúvida contacte criador que vendeu bons vendedores devem prestar um pós venda nessa caso.

Realmente, ela se suja um pouco na hora de dar a papa pois é bem estressante mesmo, ela recusa comer comigo. O criador dava a mesma papa que comprei e com a mesma seringa, ou seja, do mesmo jeito que estou tentando alimenta-la.   Eu sempre limpo o que consigo, passo um pouco de agua naos maos e tiro o excesso, ela ja está bem melhor com relação ao comportamento, ja interage com a outra, Perola, nao estão mais brigando.  

Nao tenho como ver se ela esta comendo pois fico o dia todo fora, mas minha mulher coloca farinhada pra elas durante o dia, ovos cozidos e me fala que ela se alimenta bem o dia todo. Acredito que ela esteja se alimentando bem pq sempre depois que dou a papa pelas manhãs ela vai comer as sementes. 

Estou mantendo a papa pelo menos pela manhã, consigo dar uns 10 ml... meio que forçado.  Nao sei se devo interromper a papa, fico só com um pé atrás dela ficar mal alimentada.  

Amanha de manhã vou pesa-la e tentar ir acompanhando diariamente o peso, pra q eu consiga interromper a papinha, que pretendo dar pela ultima vez no Domingo. 

Obrigado pela resposta amigo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Parece que esta tudo sob controle agora. Continuo dando a papa e a Silvestre está tomando quase 10 ml de manha e 10 ml a noite, pia bastante ao tomar e engole a ponta de plastico da seringa. A partir de amanhã vou passar a dar só a noite, por mais uns 3 dias e vou parar, pois aparentemente ela ja come sementes.   

O Perola é muito manso, nao hesita em vir para as maos, abaixa a cabeça pedindo carinho e nunca se afasta quando chega alguem perto. Já a Silvestre ainda parece ter um pouco de medo, somente quando vou dar a papa que ela vem rápido.   Ainda não chegaram os kits para fazer a sexagem das duas. Será uma pena ter que trocar a Silvestre por outra Ave já que ela parece estar se acostumando conosco.  

Será o Pérola ainda irá crescer?

Segue fotos de hoje: 

WhatsApp Image 2019-03-19 at 10.03.00.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-19 at 10.03.01 (1).jpeg

WhatsApp Image 2019-03-19 at 10.03.01.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

13 horas atrás, SAM 3 disse:

O pérola fica assim o tempo todo? 

Ou ele estava apenas dormindo?

Há ! E também não fique deixando comedouros e bebedouros embaixo dos poleiros para não cair fezes...

Ontem a tarde, logo após eu atualizar o tópico aqui percebi q o Perola estava com a cabeça suja como se tivesse sido molhada, mas ja estava meio que seco e achei ela um pouco quietinha. Hoje pela manhã percebi que ela está bem quieta e sonolenta e pude confirmar que ela está de fato vomitando e acaba se melando um pouco com o vômito, inclusive apareceu mais suja ainda.. onde já estava na cabeça agora tem tbm um pouco no peito.  

Troquei as águas e a ração e durante esse tempo, apenas a Silvestre foi comer.. A Perola esta bem quieta e dormindo o tempo todo, deu umas 2 vomitadas e notei que estava espirrando um pouco esses dias, mas achei que era normal.   

Enfim, parece que ela está mal.  Quando eu chegar em casa atualizo vcs aqui.. Já liguei pra um Vet mas só funciona de 08:00 as 18:00h, que é justamente o horario que trabalho.   

Foto do vômito dela de hj de manhã:

WhatsApp Image 2019-03-20 at 08.49.12.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

15 minutos atrás, Joseph disse:

Peça a alguem que leve ao vet as duas aves, não fique esperando ter tempo. Ou procure um vet 24hrs. Entre em contato com o veterinário da clinica e explica sua situação. Se não der um jeito é possível que as duas aves morram.

Liguei e conversei com a atendente para ligar pro vet e tentar marcar um horario fora do horario de funcionamento comum da clínica, está marcado para as 19h de hoje. Espero que dê tudo certo. 

Obrigado pela atenção @Joseph

Link para compartilhar
Share on other sites

54 minutos atrás, oiac27 disse:

Liguei e conversei com a atendente para ligar pro vet e tentar marcar um horario fora do horario de funcionamento comum da clínica, está marcado para as 19h de hoje. Espero que dê tudo certo. 

Obrigado pela atenção @Joseph

Que ótimo! No começo de minha criação perdi uma ave com os mesmos sintomas da sua. O pior é que levei a um vet que piorou a situação dela. Vá nos informando a respeito da saúde dela.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Infelizmente a ave não resistiu, estava com grau 5 de "peito seco".. tem um termo especifico, tentaram uns procedimentos para salva-la mas ela acabou tendo uma parada cardio respiratoria.   

Consegui um Vet para atender em domicílio com um colega que já cria há alguns anos, ele chegou as 17h, ele disse que a ave tbm nao resistiria até as 19h (consulta q estava marcada desde a manhã). 

Tomara que a Silvestre não tenha pegado alguma coisa, vai ficar sozinha por uns dias. 

Valeu galera, quando tiver com outra para fazer companhia a Silvestre eu mando fotos e comento a evolução do desenvolvimento dela.   

Porém dessa vez deixarei elas isoladas em gaiolas separadas por uns 40 dias, conforme orientou o Vet. 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Oie

Bom dia

Novata por aqui

Acabei de ser mamãe 😍

Minha calo botou 4 ovos

O 1° Ela furou

O 2° é o que acaba de nascer 

E os outros 2 não estão calados

Preocupação:a mamãe está em cima do bb e não sai pra comer

Ela pode matá-lo estando em cima dele?

Devo deixar o ninho aberto?

Socorroooooooooo

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Miribeiro disse:

Oie

Bom dia

Novata por aqui

Acabei de ser mamãe 😍

Minha calo botou 4 ovos

O 1° Ela furou

O 2° é o que acaba de nascer 

E os outros 2 não estão calados

Preocupação:a mamãe está em cima do bb e não sai pra comer

Ela pode matá-lo estando em cima dele?

Devo deixar o ninho aberto?

Socorroooooooooo

Primeira pergunta, você retirou os ovos não galados? 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...