Jump to content

Calopsita fazendo barulho estranho ao botar ovos


Rowana

Posts Recomendados

Olá!
Eu tenho uma calopsita de 7 anos chamada Yuki. Cuidei dela quando era filhote, dava papinha, etc. Botei um nome unissex porque não sabia se era macho ou fêmea, e só esse ano descobri que era fêmea quando ela botou um ovo pela primeira vez. Ficamos assustados aqui em casa, pois o ânus dela estava bem vermelho e saia um pouquinho sangue, pensamos que fosse pela força de botar um ovo e também porque parecia que ela estava com diarreia e começamos a cuidar, até que sarou e a diarreia passou. Depois de sarar, ela começou a botar um atrás do outro (sem macho). Pesquisei na internet o porque e me convenci de que era pelo verão, mas ela nunca havia botado em outros períodos.

Enfim, ela sempre teve um comportamento estranho que agora está piorando. Ela empina o rabo pra cima e começa a fazer um barulhinho. Agora aparentemente ela faz quando quer botar ovo, já que o ânus dela fica bem aparente e dá pra ver que ela abre pra botar. Eu gravei um vídeo da Yuki fazendo o barulho, porém não dá pra ver o bumbunzinho dela, é só clicar aqui pra ver.

Eu não sei se é normal isso e nem como fazer ela parar de botar. Li que se ela botar sem parar pode ficar desgastada e morrer, não quero que ela morra. Nós sempre tiramos os ovinhos, ela protege eles um dia e no outro larga. Quando ela larga nós tiramos.
Já suspeitamos que talvez ela queira ser mãe, não sei se arrumar um machinho pra ela pode ser bom.

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para compartilhar
Share on other sites

2 horas atrás, Ruz disse:

A natureza quando quer agir não tem jeito. Se quiser filhotes arrume um macho ( não esqueça da quarentena), sobre botar ovos da uma reforçada na alimentação e no cálcio e fique esperto com ovo preso..

Mas ela está fazendo isso por que realmente quer filhotes? Se for certeza que sim, eu comprou um pra fazer companhia. Se não, tenho medo de comprar um macho e ela não aceitar ele muito bem.

Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Rowana disse:

Mas ela está fazendo isso por que realmente quer filhotes? Se for certeza que sim, eu comprou um pra fazer companhia. Se não, tenho medo de comprar um macho e ela não aceitar ele muito bem.

Sua ave esta pedindo gala e empina o rabo a procura de um.macho. Se vc quer filhotes, adquira um.macho. Se n quer, n tem problema. 

 

Esse comportamento é normal.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 horas atrás, Nascimento disse:

Sua ave esta pedindo gala e empina o rabo a procura de um.macho. Se vc quer filhotes, adquira um.macho. Se n quer, n tem problema. 

 

Esse comportamento é normal.

Como o Nascimento disse, mas não se esqueça de duas regras importantes, compre de criador de confiança preferência com sexagem (nunca Petshop) e mesmo assim deixe ela de quarentena antes de juntar com a fêmea.

Link para compartilhar
Share on other sites

Nem precisava ter esperado 7 anos para descobrir que era uma fêmea. Só pelo padrão de cores já daria pra saber😁Barulho de ave no cio. Independente de ela estar ou não no cio, uma companhia da mesma espécie sempre melhora a qualidade e prolonga  a vida deles. Só tenha certeza se você está preparada para a vinda de filhotes. São, em média, 05 ovos por ninhada.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...