Jump to content

Primeira ninhada, como sei se os pais estão cuidando direito?


erikacroft

Posts Recomendados

@Tatá e Belinho Parabéns pelo seu filhotinho, mas ainda tem uns ovinhos no ninho, quem sabe não vem mais alguns. Coloca maravalha no fundo do ninho para proteger e aquecer o filhote. Se esse negócio branco for papel retire, pois poderão ingerir e fazer mal.

oq e maravalha? Rsrs desculpa gente tenho pouco tempo com um casal e eles estão chocando os ovinhos e estou um pouco por fora..

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Essa preocupação de avós de primeira viagem acho que normal, por mais que pesquisamos e lemos, quando os pequenos chegam! bate um desespero! rsrs

acredito que dei sorte, pois ja na primeira postura, saíram 4 ovinhos, todos galados, mas só 3 chocaram, e os pais estão sendo bem cuidadosos, estamos sempre de olho, e quando achamos que precisa, nos mesmo os alimentamos, estão se desenvolvendo bem! e quanto a alimentação estamos revesando, ovo cozido e milho verde, alem das raçoes, frutas e verduras, que sempre estão no viveiro! é uma sensação muito boa ver o filhotes crescendo!

 

estou muito contente!!!

os três em detalhe: o mais velho esta com 11 dias

o do meio com 10 dias 

e o mais novo com 8 dias

ja deu pra perceber que o mais velho e o caçula vão puxar o pai que é cinza, e o do meio a mãe que é um Lutino.

11950759_926863837402326_581012536_n.jpg

11938730_926864194068957_2111999185_n.jpg

11940712_926864300735613_1896558543_n.jpg

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Parabéns Emerson. Eles são lindos. 

Estou com um problema sério e preciso da ajuda de um criador experiente. 

Hoje a Tatá minha fêmea começou a arrancar as penas do filhote Petty. Veja uma foto dele dois dias atrás e uma foto dele hoje. Dá para ver claramente os machucadinhos e o topete que estava cheio de canhão quase não existe mais. Observando vimos que foi a Tatá. O que eu faço? Estou muito preocupada. IMG-20150903-WA0000.thumb.jpg.55712a0097

IMG-20150906-WA0006.jpg

IMG-20150906-WA0006.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...
Em 14/08/2015 at 18:21, Tatá e Belinho disse:

Oi!!

Eu tenho meu casal já faz 8 anos. Eles sempre faziam toda a rotina da reprodução (mas não cruzavam), então nunca nascia filhotes. Eu só colocava o ninho porque sempre chegava uma época que não tinha como protelar, ela precisava botar. Mas desta vez tudo foi diferente e os ovinhos foram fertilizados. A Tatá botou três ovinhos, dois nasceram, mas um morreu no dia seguinte :(. Eu estava com a mesma dúvida que você e uma pessoa experiente disse para pegar e olhar o papinho. Deu certo! o papinho está cheio e acho que esse irá sobreviver. Ele nasceu dia 11/08 e hoje está com 3 dias de vida. Estou feliz por eles, pois ela sempre chocava em vão e nunca nascia nada.

A Tatá é desengonçada para cuidar. Ela fica quase o tempo todo no ninho, mas ela não coloca ele embaixo dela. O Belinho que está salvando a pátria...hehehe acho que é ele quem alimenta.

Boa sorte com seus bebês!

OBS: Já colocamos maravalha no ninho.

filhote.jpgabro o ninho mas os pais avançam na gente,como faço pra ver?

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 8 months later...

Oi gente, vi a conversa de vocês anos atrás e estou aqui igualmente perdida! Avó de primeira viagem...

Esta é a terceira postura dos meus, nas duas primeiras os ovos estavam galados, mas nenhum nasceu.

ontem nasceu meu primeiro netinho e morreu hj! To super triste! Estou dando alimentação reforçada, deixando eles mais no cantinho deles, mas ainda assim n tá funcionando. 
o que eu faço?

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 7 months later...

Boa tarde, minhas calopsitas tiveram sua primeira ninhada, porém de 6 ovos nasceu apenas um. Ele já está bem grandinho, mais hj estava olhando ele na hora de limpar o ninho e percebi que está com o papo muito cheio. Minha dúvida é, os pais sabem a quantidade certa de alimento que deve dar aos filhotes, ou se as vezes eles acabam exagerando? Percebo que depois que o pai da comida a mãe em seguida vai e trata novamente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, tenho um casal de calopsita silvestre, eles tiveram sua primeira ninhada recentemente, porém de 6 ovos nasceu apenas um. Hoje quando fui limpar o ninho observei que o papo do filhote estava bem cheio. Minha dúvida é: os pais sabem a quantidade de alimento certo para dar ao filhote? Ou eles podem acabar dando demais ? Percebo que depois que o pai trata do filhote a mãe logo em seguida vai e alimenta novamente. 

Boa tarde, tenho um casal de calopsita silvestre eles tiveram sua primeira ninhada esses dias, porém de 6 ovos nasceu apenas um, que já está bem grandinho. Hoje mais cedo quando fui limpar o ninho percebi que o papo do filhote estava bem cheio. Minha dúvida é: os pais sabem a quantidade certa de alimento para dar ao filhote ? Ou eles podem acabar exagerando e dando a mais ? Percebo que logo após que o pai alimenta o filhote a mãe em seguida trata novamente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Boa tarde, tenho um casal de calopsita silvestre eles tiveram sua primeira ninhada esses dias, porém de 6 ovos nasceu apenas um, que já está bem grandinho. Hoje mais cedo quando fui limpar o ninho percebi que o papo do filhote estava bem cheio. Minha dúvida é: os pais sabem a quantidade certa de alimento para dar ao filhote ? Ou eles podem acabar exagerando e dando a mais ? Percebo que logo após que o pai alimenta o filhote a mãe em seguida trata novamente. 

Em 14/08/2015 at 17:59, Célia Maia disse:

Não precisa toca neles, pois no visual você consegue ver, elas ficam com uma bola cheia na altura do peito, se tiver murcha é porque está vazia e eles não estão alimentando. Abra a tampa por cima do ninho e sempre de uma olhadinha, caso estiver vazio o papo terá que alimentar ele com papinha. Compre já uma papinha e deixe guardada para as emergências, pois pais de primeira viagem sempre tendem a deixar um ou mais filhotes sem alimentar, geralmente os que nasceram por último. Aumente a quantidade de alimentos e deixe disponivel para os pais se alimentarem e também aos filhotes. Deixe próximo do ninho para facilitar para eles. Coloque milho todos os dias se possível, muita farinhada e ração e sementes, além de verduras, legumes e frutas em geral. Quanto as brigas deixem que se entendam, ele deve estar preguiçoso e está querendo que ela cuide dos filhotes:P. Se perceber que estão atacando os filhotes dai você separa e cuida você deles.

Papo cheio.jpg

Boa tarde, tenho um casal de calopsita silvestre eles tiveram sua primeira ninhada esses dias, porém de 6 ovos nasceu apenas um, que já está bem grandinho. Hoje mais cedo quando fui limpar o ninho percebi que o papo do filhote estava bem cheio. Minha dúvida é: os pais sabem a quantidade certa de alimento para dar ao filhote ? Ou eles podem acabar exagerando e dando a mais ? Percebo que logo após que o pai alimenta o filhote a mãe em seguida trata novamente. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...