Jump to content

Mutação e muda de penas


Posts Recomendados

Boa noite!

É normal uma calopsita macho não ter a mutação pérola tão aparente e depois da primeira muda de penas, ela aparecer mais claramente nas penas? Eu tenho um macho canela cara branca e quando ele chegou aqui em casa, em janeiro, ele tinha o corpo todo praticamente uniforme, mas depois da primeira muda, as penas das asas passaram a ter um perolado mais visível. Como ele tem uma manchinha branca na nuca, acredito que ele seja arlequim canela cara branca perola. Outra coisa, se dá pra ver o perolado, mesmo que ele seja leve, e ele aparece só nas asas, significa que ele tem as mutações aparentes, né? Eu fico em dúvida pra calcular a probabilidade dos filhotes, se faz alguma diferença a calopsita só portar a mutação ou ter ela manifesta no visual. Não tenho foto dele de depois da muda, amanhã eu posto, mas segue uma de antes.

Obrigada!

WhatsApp Image 2019-04-14 at 00.35.59.jpeg

Link para compartilhar
Share on other sites

É, o perolado do canela eu acho que é só nas asas, eu só achei estranho ele ter aumentado depois da primeira muda, eu achava que pra macho a tendencia era diminuir. rs Aí eu queria confirmar se ele é isso mesmo: canela, cara branca, arlequim, perola. Segue a foto dele que acabei de tirar, é mesmo da minha primeira mensagem depois da muda de penas. 

 

WhatsApp Image 2019-04-14 at 12.56.11.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-04-14 at 12.57.15.jpeg

Editado por Malu
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu também tenho um silvestre que porta ino, mas eu só sei disso pq ele ja teve filhote com uma fêmea ino e nasceram dois filhotes ino. Eu não vejo muita diferença dele pra o outro silvestre que eu tenho, só que a crista dele é mais escura, a do o outro é toda amarelinha. Nos silvestres eu nunca sei o que eles portam, eu sempre acho eles bem iguais. Segue a foto do que porta ino, não sei se porta mais alguma coisa.

 

 

WhatsApp Image 2019-04-14 at 12.50.24.jpeg

5 minutes ago, SAM 3 said:

É sim um lindo macho. Esse perolado é normal sim. Nas fêmeas ele fica pérola mesmo, igual aos filhotes. E há também as listras do rabo. 

Sim, menino ele é com certeza! rs Ele tinha as listrinhas no rabo e perdeu depois da muda, além de cantar muito.

Link para compartilhar
Share on other sites

5 minutes ago, SAM 3 said:

O meu silvestre porta ino e pérola. Pois ele ja teve filhotes silvestres,lutinos e pérolas.

E tem alguma coisa nas penas dele que tem mostram que ele porta essas mutações ou você só sabe pq ele teve os filhotes?

 

A fêmea do silvestre que eu postei é lutino perola, então se um dia vierem filhotes perola, eu vou saber que ele porta. rs Terem vindo lutinos já foi uma grata surpresa, pq eu não conhecia os pais dele, achei que só viriam silvestres.

Link para compartilhar
Share on other sites

Ele não tem perolado nenhum. Apenas oque aconteceu foi que a cor dele ficou mais clara depois da muda, mas não tem nenhuma pena pérola para afirmar que ele é um pérola canela. Pode ser que ele porte pérola pelo fato de um dos pais dele ser pérola, mas dizer que ele manifesta a mutação pérola é um equivoco, afinal ele é apenas um Cara branca canela, portador de arlequim. Só isso que dá para saber pelo visual.

Raramente um macho cinza dará apenas filhos cinzas, tendo em vista que eles sempre terão fêmeas que manifestarão a mutação "escondida" no gene dele, portanto a forma de saber oque um macho cinza porta é observando principalmente os filhotes fêmeas dele. Vale lembrar que isso vale apenas para mutações ligadas ao sexo (Lutino, Canela e Pérola, Pastel Face).

Quanto ao rosto dos machos cinzas eu nunca entendi como funciona essa coloração, mas já percebi que geralmente machos cinzas que portam cara branca apresentam um anel branco em volta do amarelado. Já reparei também que quando se mistura 2 mutações ligadas ao sexo, ex: canela x lutino, o filhote macho nasce com um tom mais escuro e tende a ter o rosto mais amarelado. E que machos que portam arlequim ficam com o rosto mais amarelado. Porém essas coisas são que eu observei de acordo que iam saindo filhotes cinzas aqui, não sei se é um padrão ou se é apenas coincidência. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

4 horas atrás, Joseph disse:

Ele não tem perolado nenhum. Apenas oque aconteceu foi que a cor dele ficou mais clara depois da muda, mas não tem nenhuma pena pérola para afirmar que ele é um pérola canela. Pode ser que ele porte pérola pelo fato de um dos pais dele ser pérola, mas dizer que ele manifesta a mutação pérola é um equivoco, afinal ele é apenas um Cara branca canela, portador de arlequim. Só isso que dá para saber pelo visual.

Raramente um macho cinza dará apenas filhos cinzas, tendo em vista que eles sempre terão fêmeas que manifestarão a mutação "escondida" no gene dele, portanto a forma de saber oque um macho cinza porta é observando principalmente os filhotes fêmeas dele. Vale lembrar que isso vale apenas para mutações ligadas ao sexo (Lutino, Canela e Pérola, Pastel Face).

Quanto ao rosto dos machos cinzas eu nunca entendi como funciona essa coloração, mas já percebi que geralmente machos cinzas que portam cara branca apresentam um anel branco em volta do amarelado. Já reparei também que quando se mistura 2 mutações ligadas ao sexo, ex: canela x lutino, o filhote macho nasce com um tom mais escuro e tende a ter o rosto mais amarelado. E que machos que portam arlequim ficam com o rosto mais amarelado. Porém essas coisas são que eu observei de acordo que iam saindo filhotes cinzas aqui, não sei se é um padrão ou se é apenas coincidência. 

Mas ele tem umas manchas brancas na asa, como os cinzas pérolas. Esse anel branco ao redor do pescoço eu já vi em todos os cinzas, o meu por exemplo tem e não porta cb. 

Um macho que tem a nuca branca portam arlequim? Ou há exceções?

Eu vi no meu uma plumagem branca e fiquei em dúvida, somente os filhotes lutinos sobreviveram. Das 2 ninhadas de 3 ovos, 2 lutinos e os que pareciam cinzas morreram.

Link para compartilhar
Share on other sites

4 hours ago, Joseph said:

Ele não tem perolado nenhum. Apenas oque aconteceu foi que a cor dele ficou mais clara depois da muda, mas não tem nenhuma pena pérola para afirmar que ele é um pérola canela. Pode ser que ele porte pérola pelo fato de um dos pais dele ser pérola, mas dizer que ele manifesta a mutação pérola é um equivoco, afinal ele é apenas um Cara branca canela, portador de arlequim. Só isso que dá para saber pelo visual. 

Sim, minha dúvida é justamente essa, se ele está só clareando ou porta pérola. Como eu sei que quando o macho é pérola, ele perde o perolado, em vez de ganhar, também acho que não faz sentido ele ser pérola. Mas por outro lado eu achei estranho ele ficar manchadinho depois da muda. Não sei se a foto que eu postei tá clara, mas as manchinhas parecem perolado, sim.

4 hours ago, Joseph said:

Raramente um macho cinza dará apenas filhos cinzas, tendo em vista que eles sempre terão fêmeas que manifestarão a mutação "escondida" no gene dele, portanto a forma de saber oque um macho cinza porta é observando principalmente os filhotes fêmeas dele. Vale lembrar que isso vale apenas para mutações ligadas ao sexo (Lutino, Canela e Pérola, Pastel Face).

Quanto ao rosto dos machos cinzas eu nunca entendi como funciona essa coloração, mas já percebi que geralmente machos cinzas que portam cara branca apresentam um anel branco em volta do amarelado. Já reparei também que quando se mistura 2 mutações ligadas ao sexo, ex: canela x lutino, o filhote macho nasce com um tom mais escuro e tende a ter o rosto mais amarelado. E que machos que portam arlequim ficam com o rosto mais amarelado. Porém essas coisas são que eu observei de acordo que iam saindo filhotes cinzas aqui, não sei se é um padrão ou se é apenas coincidência. 

Sobre os silvestres, eu sei que normalmente ele portam alguma coisa, mas como vc mesmo disse, é díficil saber o que é antes de reproduzirem. Eu tenho dois silvestres, o que eu postei foto ontem que tem a crista bem escurinha e o amarelo dele é mais desbotado. Ele eu só sei que porta ino por enquanto.

E tenho esse que não sei nada dos pais, portanto não sei o que ele porta, e ele ainda não formou casal. Ele tem o anel branco em volta do amarelo, vc diria que ele porta cb? Eu tenho três fêmeas solteiras pra fazer casal com ele, minha ideia inicial era colocar ele com uma arlequim perola canela. Mas eu tenho uma cb pérola e outra cb arlequim canela. De repente se ele portasse cb sairiam uns filhotes interessantes.  

 

1.jpg

2.jpg

11 minutes ago, SAM 3 said:

Mas ele tem umas manchas brancas na asa, como os cinzas pérolas. Esse anel branco ao redor do pescoço eu já vi em todos os cinzas, o meu por exemplo tem e não porta cb. 

Um macho que tem a nuca branca portam arlequim? Ou há exceções?

Eu vi no meu uma plumagem branca e fiquei em dúvida, somente os filhotes lutinos sobreviveram. Das 2 ninhadas de 3 ovos, 2 lutinos e os que pareciam cinzas morreram.

Mas como vc sabe que ele nao porta cb? Voce conhecia os pais dele? No caso, eu acho que se sua fêmea for lutino perola, não nasce cb, mas ele pode portar mesmo assim.

Editado por Malu
Link para compartilhar
Share on other sites

Eu conheço os pais dele, os 2 filhotes cinzas que morreram, tinham as bochechas laranja.

E também sei porque toda a calopsita cinza, pérola e canela tem esse anel. Isso faz parte da plumagem das calopsitas.

Link para compartilhar
Share on other sites

A minha lutino eu não sei nada sobre ela, eu ganhei ela com 30 dias de vida, já o silvestre é de família, ele é bisneto da calopsita do meu avô kkk e nunca tivemos CB no plantel. Suas aves são lindas, tem as penas perfeitas.

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...