Jump to content

Ovo entalado. URGENTE!


VanessaHollier

Posts Recomendados

Olá. Então, no último dia 10 minha fêmea de pomba botou um ovo, mas então no dia 12 (data correta pra ela botar o segundo ovo) e a partir desse dia, ela não botou. Só ontem eu fui perceber o que poderia ser, o comportamento dela não tinha mudado em nada, mas de uns dias pra cá comecei a perceber gemidos de dor, e só aí descobri porque ela não botou o outro ovo, esse último está preso. 

Vi pessoas no YouTube e no Google dizendo e mostrando na prática uma técnica pra fazer com que a fêmea bote, que é colocando ela dentro de uma garrafa com a parte de baixo cortada e com o bico na direção da boca da garrafa pra que ela não sufoque, falam pra que você role a garrafa lentamente por um tempo e depois coloque a fêmea de novo no ninho, porque isso faria o ovo voltar ao lugar certo pra que ela consiga colocá-lo pra fora. 

Pensei em tentar esse método, já que é um pássaro maior e seria difícil de segurar ela sob o vapor de uma panela ou coisa assim, como muitas pessoas fazem com outras aves menores. 

Queria ajuda, opiniões, dicas, outros métodos, qualquer coisa. Não quero perder minha fêmea. Aqui e nem mesmo na cidade grande ao lado tem veterinário especializado em aves. 

OBS: esse método e esse post serve pra aves de um modo geral, então mesmo que não entenda nada de pombos, pode só me contar sua experiência com aves que também já tiveram o mesmo problema. 

Obrigada desde já. Ficou longo, mas é só porque quis explicar direitinho.

Link para compartilhar
Share on other sites

Como disse ali, não tem veterinário especializado em aves nem aqui e nem mesmo na cidade grande próxima, que eu erroneamente achei que tinha, ou então melhor, deveria ter, já que é cidade grande. Parece muito estranho o método da garrafa realmente, mas as pessoas costumam usar ele, principalmente aqueles que criam pombos-correios pra competição de vôo. 

Enfim, talvez eu tente o método que utiliza vapor ou esse que você disse, porque também tenho medo de acabar sufocando ela ou machucar dentro da garrafa.

1 hora atrás, SAM 3 disse:

Olá, acho melhor vc levar num veterinário. Porque esse método não me pareceu seguro. Algumas aves podem não gostar disso.

Massageie a cloaca com um algodão aquecido.

Como disse ali, não tem veterinário especializado em aves nem aqui e nem mesmo na cidade grande próxima, que eu erroneamente achei que tinha, ou então melhor, deveria ter, já que é cidade grande. Parece muito estranho o método da garrafa realmente, mas as pessoas costumam usar ele, principalmente aqueles que criam pombos-correios pra competição de vôo. 

Enfim, talvez eu tente o método que utiliza vapor ou esse que você disse, porque também tenho medo de acabar sufocando ela ou machucar dentro da garrafa.

Link para compartilhar
Share on other sites

Acabei de fazer o método do vapor, segurei ela alguns minutos sob o vapor, mas não funcionou, também não consigo pegar ela com uma única mão pra conseguir passar o algodão ou o óleo com a outra e ela não me deixa encostar nela, sempre que tento ela se esquiva e eu não consigo colocar no lugar certo porque ela se mexe. 

... Eu tentei e nem mesmo o método da garrafa funcionou, porque era grande demais pra ela. É isso...

Link para compartilhar
Share on other sites

. . .

Tenta passar um óleo mineral com a ajuda de uma pessoa.

Coloca ela no banheiro e liga o chuveiro bem quente para produzir bastante vapor. Já ví várias pessoas falando que o vapor funciona, mas creio que se segurar ela ela vai ficar tensa o não vai gerar o relaxamento necessário, então tente por na gaiola e colocar no banheiro um tempo. Deixa lá relaxando um pouco como se fosse um sauna, quem sabe...

Boa sorte.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...