Lydiane Postado 17 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2015 (editado) Olá Pessoal!Estou com um filhote de mas ou menos 45 dias. Peguei ele com 35 dias e venho tratando na papa, eu sempre notei que demorava um pouco mas do que o normal para esvaziar o papo. Nesta sexta feira levei na veterinária e ela me confirmou isso, foi feito o parasitário e deve sair amanha ( terça feira), está com suspeita de giardia e candidíase. Os exames de saúde Clamidia, Micoplasmose e Salmonela saem na quarta feira.Ontem as 10 da manha forneci papinha e notei que somente menos da metade tinha esvaziado quando era 18 horas. Não sabia o que fazer então esperei. Quando era 23 horas não houve alteração nenhuma e o papo estava endurecendo. Comecei a me desesperar, dei soro (feito em casa) e fui massageando o papo, quando era 1:30 da manha não havia melhorado nada ainda, fui no desespero e comprei Nistatina, forneci 2 gotas e continuei massageando quase 1 hora e deu uma cedida. Agora cedo as 9 da manha ainda tem um pouco de papinha, forneci soro novamente e massagem. As 10 horas da manha vai fazer 24 horas que está assim. Ele está fraco e encorujado. A veterinária somente vem nas sextas feiras(não consegui conversar com ela pelo whast app) , porque não e daqui então não tem nenhum outro veterinário para fazer a retirada da papinha com sonda. Estou esperando para ver se a papinha sai tudo.Existe mas alguma coisa que eu possa fazer como medida de emergência neste caso?Ps: forneço papinha da alcon, ponteira esterilizada com água quente, papinha morna e com a quantidade correta e nunca reutilizo. Editado 17 de Agosto de 2015 por Lydiane Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 17 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 17 de Agosto de 2015 Se você está fazendo tudo da forma correta e não está dando resultado, somente o veterinário para auxiliar com possíveis medicações. Continue tentando falar com ela, mas na hora do aperto, se fosse comigo entre perder ela e tentar algo mais radical eu tentaria fazer a limpeza com sonda. Procura na internet que tem alguns vídeos explicativos de como fazer a limpeza com soro e sonda, mas quando está nesse estágio depois você irá necessitar medicar ela, então precisa da consulta com a veterinária. Procura no google um vídeo do Dr. Felipe Bath onde ele ensinava a limpar o papo estagnado de calopsitas, as vezes é melhor você já ir aprendendo caso não tenha tempo de esperar a consulta. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lydiane Postado 31 de Agosto de 2015 Autor Compartilhar Postado 31 de Agosto de 2015 Consegui com essas ações fazer com que o papo voltasse ao normal. Pelo menos agora sei que isso é eficiente nessas situações.Infelizmente o filhote veio a falecer por conta da perda de peso e infelizmente a candidíase não foi detectada a tempo.Valeu a experiencia.!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 31 de Agosto de 2015 Compartilhar Postado 31 de Agosto de 2015 Sinto muito pela sua perda você fez tudo certinho, a única coisa que deve ter feito com que piorasse seria a falta de alimento. Nestas situações tem que ser aspirado a papa que está dentro estagnada, se fosse comigo eu teria feito a aspiração, pois todo o resto do procedimento você fez correto. Seria bom você aprender a dar papinha via sonda, pois a aspiração é feita do mesmo modo, mas ao invés de você injetar papinha você irá sugar ela. Fique em paz pois você fez tudo que estava ao seu alcance. 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lydiane Postado 1 de Setembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 1 de Setembro de 2015 Obrigada Célia. Foi realmente muito triste. Realmente tenho que aprender a fazer isso, para que caso chega em mãos outra situação como está, eu saberia lidar melhor. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
salete fortes Postado 2 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 2 de Setembro de 2015 Sinto muito pela perda Ésta doença é bem complicada de tratar pois ela inflama toda a parte da boca e garganta da ave e chega até o papo , tem que tratar com antibiótico e ante fúngico com veterinário que entenda de aves silvestre ... Ja tratei ave com candidíase graças a Deus o meu ficou curado era bem no começo é meu veterinário deu o tratamento certo ... 1 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
brucafon Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 Mas qdo vc da o soro vc tem que ir massageando até esvaziar ou massagea um pouco e espera ? Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Shenna Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 Brucafon seu filhote não está com o papo estagnado, ele esta conseguindo evacuar e esvaziar como voce mesmo disse, quando os pais tratam somente os pais dificilmente o papo se estagna!Boa sorte com os pequenos!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
brucafon Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 então, acabei levando ele ao vet e ele me deu alguams dicas e recomendou dois remédios para dar para os pais.... vamos ver agora .. obrigada! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Célia Maia Postado 4 de Setembro de 2015 Compartilhar Postado 4 de Setembro de 2015 Obrigada Célia. Foi realmente muito triste. Realmente tenho que aprender a fazer isso, para que caso chega em mãos outra situação como está, eu saberia lidar melhor. Lydiane, temos que aprender a superar as nossas inseguranças e medos no trato de nossos passaros, pois somente assim conseguiremos ter sucesso. Quando comecei a criar eu também morria de medo de dar remédio no bico pois eles se afogavam e eu tinha receio de via falsa, dar papinha então nem se fala. Lembro que eu tratava alguns que ficaram doentes e não surtia efeito, dai eu ligava para o veterinário e ele dizia para eu dar a papinha e o remédio da forma mais correta senão iriam morrer e eu nada de criar coragem, até o dia que o meu primogenito adoeceu e não respondia ao tratamento e depois de duas idas ao veterinário ele disse que ele iria morre se eu não tratasse correto, lembro que cheguei em casa e fiquei uma tarde toda observando ele piorar, dai a noite criei coragem e pensei se eu não tratar ele morre, ele depende de mim, juntei coragem onde não existia e tremendo comecei a tratar como deveria ser, depois desse sufoco percebi que eu era capaz, que não era um bicho de sete cabeças e hoje faço de tudo por eles, desde o mais simples tratamento até o mais complicado, bastou que eu superasse a minha insegurança e tivesse alguém que me orientasse corretamente. Então, quando for ao seu veterinário peça informações até sobre o que não precisa naquele momento, pois conseguirá ter exito em todos os tratamento.Inclusive comece pedindo orientação de como limpar o papo estagnado mesmo que não esteja precisando. 2 Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Lydiane Postado 6 de Setembro de 2015 Autor Compartilhar Postado 6 de Setembro de 2015 Obrigada Célia. Foi realmente muito triste. Realmente tenho que aprender a fazer isso, para que caso chega em mãos outra situação como está, eu saberia lidar melhor. Lydiane, temos que aprender a superar as nossas inseguranças e medos no trato de nossos passaros, pois somente assim conseguiremos ter sucesso. Quando comecei a criar eu também morria de medo de dar remédio no bico pois eles se afogavam e eu tinha receio de via falsa, dar papinha então nem se fala. Lembro que eu tratava alguns que ficaram doentes e não surtia efeito, dai eu ligava para o veterinário e ele dizia para eu dar a papinha e o remédio da forma mais correta senão iriam morrer e eu nada de criar coragem, até o dia que o meu primogenito adoeceu e não respondia ao tratamento e depois de duas idas ao veterinário ele disse que ele iria morre se eu não tratasse correto, lembro que cheguei em casa e fiquei uma tarde toda observando ele piorar, dai a noite criei coragem e pensei se eu não tratar ele morre, ele depende de mim, juntei coragem onde não existia e tremendo comecei a tratar como deveria ser, depois desse sufoco percebi que eu era capaz, que não era um bicho de sete cabeças e hoje faço de tudo por eles, desde o mais simples tratamento até o mais complicado, bastou que eu superasse a minha insegurança e tivesse alguém que me orientasse corretamente. Então, quando for ao seu veterinário peça informações até sobre o que não precisa naquele momento, pois conseguirá ter exito em todos os tratamento.Inclusive comece pedindo orientação de como limpar o papo estagnado mesmo que não esteja precisando. Realmente o medo sempre é grande ao mexer com os pequenos, toda vez que vejo algo diferente fico alerta, eles são tão sensíveis e simples coisas podem mata-los com tanta facilidade. Esse filhote que morreu comigo por não ter resistido ao tratamento , eu realmente fiquei surpresa com a situação, porque nunca pensei que candidiase poderia matar e também que papo estagnado era algo tão problemático de reverter. Eu pesquisei tudo o que eu poderia usar para o papo voltar ao normal, mais mesmo conseguindo naquele dia ele ficou muito fraco. Eu sempre tenho em mãos remédios, vitaminas, seringas, para emergências, e depois dessa realmente tenho que a aprender a mexer com a sonda, não é somente importante para quando acontece papo estagnado, mais também e importante pensando em filhote ou até mesmo adulto doente que se recusa a comer ou vomita e tem que alimenta-lo na sonda, já que vai direto no papo. Esse outro filhote que estou cuidando agora que tem fragmento de metal dentro dele, está comendo certo, mais fico de olho a todo momento para ver se o papo está esvaziando, e já fiquei preparada com tudo necessário se algo desse errado. Eu refleti muito com tudo o que aconteceu nós últimos tempos, além de outros fatores não envolvendo especificamente as calopsitas e depois que desistir de engenharia decidi cursar veterinária e me especializar no que mais gosto, que é animais silvestre. Ano quivem será meu primeiro ano, e tenho certeza que fiz a decisão certa. Por agora, vou empenhar para cuidar desses meus pequenos para que fiquem 100% logo!! Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Laninha Postado 27 de Fevereiro de 2019 Compartilhar Postado 27 de Fevereiro de 2019 Em 06/09/2015 at 15:52, Lydiane disse: Realmente o medo sempre é grande ao mexer com os pequenos, toda vez que vejo algo diferente fico alerta, eles são tão sensíveis e simples coisas podem mata-los com tanta facilidade. Esse filhote que morreu comigo por não ter resistido ao tratamento , eu realmente fiquei surpresa com a situação, porque nunca pensei que candidiase poderia matar e também que papo estagnado era algo tão problemático de reverter. Eu pesquisei tudo o que eu poderia usar para o papo voltar ao normal, mais mesmo conseguindo naquele dia ele ficou muito fraco. Eu sempre tenho em mãos remédios, vitaminas, seringas, para emergências, e depois dessa realmente tenho que a aprender a mexer com a sonda, não é somente importante para quando acontece papo estagnado, mais também e importante pensando em filhote ou até mesmo adulto doente que se recusa a comer ou vomita e tem que alimenta-lo na sonda, já que vai direto no papo. Esse outro filhote que estou cuidando agora que tem fragmento de metal dentro dele, está comendo certo, mais fico de olho a todo momento para ver se o papo está esvaziando, e já fiquei preparada com tudo necessário se algo desse errado. Eu refleti muito com tudo o que aconteceu nós últimos tempos, além de outros fatores não envolvendo especificamente as calopsitas e depois que desistir de engenharia decidi cursar veterinária e me especializar no que mais gosto, que é animais silvestre. Ano quivem será meu primeiro ano, e tenho certeza que fiz a decisão certa. Por agora, vou empenhar para cuidar desses meus pequenos para que fiquem 100% logo!! Amigos, preciso de ajuda, sou nova nesta área, estou com um filhote de mais ou menos um mês, no início ele comia e ficava espirrando, acredito que a comida poderia está entrando na via falsa, porém não sei como fazer para evitar a via falsa. Agora ele come muito pouco, na realidade quase não come, acredito que seja falta de ar, não sei. O que devo fazer? Já consultei 3 veterinários da cidade mas eles não são especializados em animais silvestres e só dizem para limpar as vias, porém isso não adianta. Alguém me ajuda por favor...ele ainda está esperto. Quero fazer ele voltar a comer de boa antes q enfraqueça. O papo esvazia rápido, na primeira seringa de papa ele come ate bem mas depois não quer mais. A papa é a industrializada. Aguardo ajuda. Grata. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Nascimento Postado 27 de Fevereiro de 2019 Compartilhar Postado 27 de Fevereiro de 2019 39 minutos atrás, Laninha disse: Amigos, preciso de ajuda, sou nova nesta área, estou com um filhote de mais ou menos um mês, no início ele comia e ficava espirrando, acredito que a comida poderia está entrando na via falsa, porém não sei como fazer para evitar a via falsa. Agora ele come muito pouco, na realidade quase não come, acredito que seja falta de ar, não sei. O que devo fazer? Já consultei 3 veterinários da cidade mas eles não são especializados em animais silvestres e só dizem para limpar as vias, porém isso não adianta. Alguém me ajuda por favor...ele ainda está esperto. Quero fazer ele voltar a comer de boa antes q enfraqueça. O papo esvazia rápido, na primeira seringa de papa ele come ate bem mas depois não quer mais. A papa é a industrializada. Aguardo ajuda. Grata. Primeiro, ql a quantidade de papa que vc da por vez? Vc segue a tabela de papa que tem aqui no fórum? Senão, procure e siga q não tem erro. Se vc não tem experiência com seringa, é melhor alimentar com colher. Procure universo dos pássaros no YouTube que lá ensinam como alimentar corretamente. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
PRISCYLLA CORRÊA Postado 20 de Junho de 2019 Compartilhar Postado 20 de Junho de 2019 Em 30/08/2015 at 21:14, Lydiane disse: Consegui com essas ações fazer com que o papo voltasse ao normal. Pelo menos agora sei que isso é eficiente nessas situações. Infelizmente o filhote veio a falecer por conta da perda de peso e infelizmente a candidíase não foi detectada a tempo. Valeu a experiencia.!! Bom dia, estou com um filhotinho de periquito nascido dia 03/06 as penas parou de desenvolver qnd ele ficou com o papo estagnado (Com 14 dias) está quase pelado ainda. Estou ministrando papinha rala alcon com 2 gotas de nistarina para facilitar a digestão, mais tenho dúvida de como é o papo normal já q o dele sempre fica um pouco inchado na parte de baixo. É primeira vez q cuido a fêmea já colocou ovos 2 vezes a 1 ela expulsou do ninho e morreu agora ela colocou 3 ovos e os 3 nasceram porém só está está vingando, não quero parde-lo. Citar Link para compartilhar Compartilhe em outras redes Mais opções...
Posts Recomendados
Deixe um comentário
Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.