Jump to content

Papo Estagnado


Lydiane

Posts Recomendados

Olá Pessoal!

Estou com um filhote  de mas ou menos 45 dias. Peguei ele com 35 dias e venho tratando na papa, eu sempre notei que demorava um pouco mas do que o normal para esvaziar o papo. Nesta sexta feira levei na veterinária e ela me confirmou isso, foi feito o parasitário e deve sair amanha ( terça feira), está com suspeita de giardia e candidíase. Os exames de saúde Clamidia, Micoplasmose e Salmonela saem na quarta feira.

Ontem as 10 da manha forneci papinha e notei que somente menos da metade tinha esvaziado quando era 18 horas. Não sabia o que fazer então esperei. Quando era 23 horas não houve alteração nenhuma e  o papo estava endurecendo. Comecei a me desesperar, dei soro (feito em casa) e fui massageando o papo, quando era 1:30 da manha não havia melhorado nada ainda, fui no desespero e comprei Nistatina, forneci 2 gotas e continuei massageando quase 1 hora e deu uma cedida. Agora cedo as 9 da manha ainda tem um pouco de papinha, forneci soro novamente e massagem. As 10 horas da manha vai fazer 24 horas que está assim. Ele está fraco e encorujado. A veterinária somente vem nas sextas feiras(não consegui conversar com ela pelo whast app) , porque não e daqui então não tem nenhum outro veterinário para fazer a retirada da papinha com sonda. Estou esperando para ver se a papinha sai tudo.

Existe mas alguma coisa que eu possa fazer como medida de emergência neste caso?

Ps: forneço papinha da alcon, ponteira esterilizada com água quente, papinha morna e com a quantidade correta e nunca reutilizo.

Editado por Lydiane
Link para compartilhar
Share on other sites

Se você está fazendo tudo da forma correta e não está dando resultado, somente o veterinário para auxiliar com possíveis medicações. Continue tentando falar com ela, mas na hora do aperto, se fosse comigo entre perder ela e tentar algo mais radical eu tentaria fazer a limpeza com sonda. Procura na internet que tem alguns vídeos explicativos de como fazer a limpeza com soro e sonda, mas quando está nesse estágio depois você irá necessitar medicar ela, então precisa da consulta com a veterinária. Procura no google um vídeo do Dr. Felipe Bath onde ele ensinava a limpar o papo estagnado de calopsitas, as vezes é melhor você já ir aprendendo caso não tenha tempo de esperar a consulta.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Consegui com essas ações fazer com que o papo voltasse ao normal. Pelo menos agora sei que isso é eficiente nessas situações.

Infelizmente o filhote veio a falecer por conta da perda de peso e infelizmente a candidíase não foi detectada a tempo.

Valeu a experiencia.!! 

Link para compartilhar
Share on other sites

Sinto muito pela sua perda:( você fez tudo certinho, a única coisa que deve ter feito com que piorasse seria a falta de alimento. Nestas situações tem que ser aspirado a papa que está dentro estagnada, se fosse comigo eu teria feito a aspiração, pois todo o resto do procedimento você fez correto. Seria bom você aprender a dar papinha via sonda, pois a aspiração é feita do mesmo modo, mas ao invés de você injetar papinha você irá sugar ela. Fique em paz pois você fez tudo que estava ao seu alcance.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Sinto muito pela perda :( Ésta doença é  bem  complicada de tratar  pois ela inflama toda a parte da boca e garganta da ave e chega até o papo , tem que tratar com antibiótico e ante fúngico com veterinário que entenda de aves silvestre ... Ja tratei ave com candidíase graças a Deus o meu ficou curado era bem no começo é meu veterinário deu o tratamento certo ...

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada Célia. Foi realmente muito triste.:( Realmente tenho que aprender a fazer isso, para que caso chega em mãos outra situação como está, eu  saberia lidar melhor.

Lydiane, temos que aprender a superar as nossas inseguranças e medos no trato de nossos passaros, pois somente assim conseguiremos ter sucesso. Quando comecei a criar eu também morria de medo de dar remédio no bico pois eles se afogavam e eu tinha receio de via falsa, dar papinha então nem se fala. Lembro que eu tratava alguns que ficaram doentes e não surtia efeito, dai eu ligava para o veterinário e ele dizia para eu dar a papinha e o remédio da forma mais correta senão iriam morrer e eu nada de criar coragem, até o dia que o meu primogenito adoeceu e não respondia ao tratamento e depois de duas idas ao veterinário ele disse que ele iria morre se eu não tratasse correto, lembro que cheguei em casa e fiquei uma tarde toda observando ele piorar, dai a noite criei coragem e pensei se eu não tratar ele morre, ele depende de mim, juntei coragem onde não existia e tremendo comecei a tratar como deveria ser, depois desse sufoco percebi que eu era capaz, que não era um bicho de sete cabeças e hoje faço de tudo por eles, desde o mais simples tratamento até o mais complicado, bastou que eu superasse a minha insegurança e tivesse alguém que me orientasse corretamente. Então, quando for ao seu veterinário peça informações até sobre o que não precisa naquele momento, pois conseguirá ter exito em todos os tratamento.Inclusive comece pedindo orientação de como limpar o papo estagnado mesmo que não esteja precisando.;)

  • Gostei 2
Link para compartilhar
Share on other sites

Obrigada Célia. Foi realmente muito triste.:( Realmente tenho que aprender a fazer isso, para que caso chega em mãos outra situação como está, eu  saberia lidar melhor.

Lydiane, temos que aprender a superar as nossas inseguranças e medos no trato de nossos passaros, pois somente assim conseguiremos ter sucesso. Quando comecei a criar eu também morria de medo de dar remédio no bico pois eles se afogavam e eu tinha receio de via falsa, dar papinha então nem se fala. Lembro que eu tratava alguns que ficaram doentes e não surtia efeito, dai eu ligava para o veterinário e ele dizia para eu dar a papinha e o remédio da forma mais correta senão iriam morrer e eu nada de criar coragem, até o dia que o meu primogenito adoeceu e não respondia ao tratamento e depois de duas idas ao veterinário ele disse que ele iria morre se eu não tratasse correto, lembro que cheguei em casa e fiquei uma tarde toda observando ele piorar, dai a noite criei coragem e pensei se eu não tratar ele morre, ele depende de mim, juntei coragem onde não existia e tremendo comecei a tratar como deveria ser, depois desse sufoco percebi que eu era capaz, que não era um bicho de sete cabeças e hoje faço de tudo por eles, desde o mais simples tratamento até o mais complicado, bastou que eu superasse a minha insegurança e tivesse alguém que me orientasse corretamente. Então, quando for ao seu veterinário peça informações até sobre o que não precisa naquele momento, pois conseguirá ter exito em todos os tratamento.Inclusive comece pedindo orientação de como limpar o papo estagnado mesmo que não esteja precisando.;)

Realmente o medo sempre é grande ao mexer com os pequenos, toda vez que vejo algo diferente fico alerta, eles são tão sensíveis e simples coisas podem mata-los com tanta facilidade.

Esse filhote que morreu comigo por não ter resistido ao tratamento , eu realmente fiquei surpresa com a situação, porque nunca pensei que candidiase poderia matar e também que papo estagnado era algo tão problemático de reverter. Eu pesquisei tudo o que eu poderia usar para o papo voltar ao normal, mais mesmo conseguindo naquele dia ele ficou muito fraco. Eu sempre tenho em mãos remédios, vitaminas, seringas, para emergências, e depois dessa realmente tenho que a aprender a mexer com a sonda, não é somente importante para quando acontece papo estagnado, mais também e importante pensando em filhote ou até mesmo adulto doente que se recusa a comer ou vomita  e tem que alimenta-lo na sonda, já que vai direto no papo. 

Esse outro filhote que estou cuidando agora que tem fragmento de metal dentro dele, está comendo certo, mais fico de olho a todo momento para ver se o papo está esvaziando, e já fiquei preparada com tudo necessário se algo desse errado.

Eu refleti muito com tudo o que aconteceu nós últimos tempos, além de outros fatores não envolvendo especificamente as calopsitas e depois que desistir de engenharia decidi cursar veterinária e me especializar no que mais gosto, que é animais silvestre. Ano quivem será meu primeiro ano, e tenho certeza que fiz a decisão certa. Por agora, vou empenhar para cuidar desses meus pequenos para que fiquem 100% logo!!

 

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 anos depois...
Em 06/09/2015 at 15:52, Lydiane disse:

Realmente o medo sempre é grande ao mexer com os pequenos, toda vez que vejo algo diferente fico alerta, eles são tão sensíveis e simples coisas podem mata-los com tanta facilidade.

Esse filhote que morreu comigo por não ter resistido ao tratamento , eu realmente fiquei surpresa com a situação, porque nunca pensei que candidiase poderia matar e também que papo estagnado era algo tão problemático de reverter. Eu pesquisei tudo o que eu poderia usar para o papo voltar ao normal, mais mesmo conseguindo naquele dia ele ficou muito fraco. Eu sempre tenho em mãos remédios, vitaminas, seringas, para emergências, e depois dessa realmente tenho que a aprender a mexer com a sonda, não é somente importante para quando acontece papo estagnado, mais também e importante pensando em filhote ou até mesmo adulto doente que se recusa a comer ou vomita  e tem que alimenta-lo na sonda, já que vai direto no papo. 

Esse outro filhote que estou cuidando agora que tem fragmento de metal dentro dele, está comendo certo, mais fico de olho a todo momento para ver se o papo está esvaziando, e já fiquei preparada com tudo necessário se algo desse errado.

Eu refleti muito com tudo o que aconteceu nós últimos tempos, além de outros fatores não envolvendo especificamente as calopsitas e depois que desistir de engenharia decidi cursar veterinária e me especializar no que mais gosto, que é animais silvestre. Ano quivem será meu primeiro ano, e tenho certeza que fiz a decisão certa. Por agora, vou empenhar para cuidar desses meus pequenos para que fiquem 100% logo!!

 

Amigos, preciso de ajuda, sou nova nesta área, estou com um filhote de mais ou menos um mês, no início ele comia e ficava espirrando, acredito que a comida poderia está entrando na via falsa, porém não sei como fazer para evitar a via falsa. Agora ele come muito pouco, na realidade quase não come, acredito que seja falta de ar, não sei. O que devo fazer? Já consultei 3 veterinários da cidade mas eles não são especializados em animais silvestres e só dizem para limpar as vias, porém isso não adianta. Alguém me ajuda por favor...ele ainda está esperto. Quero fazer ele voltar a comer de boa antes q enfraqueça. O papo esvazia rápido, na primeira seringa de papa ele come ate bem mas depois não quer mais. A papa é a industrializada. Aguardo ajuda. Grata.

Link para compartilhar
Share on other sites

39 minutos atrás, Laninha disse:

Amigos, preciso de ajuda, sou nova nesta área, estou com um filhote de mais ou menos um mês, no início ele comia e ficava espirrando, acredito que a comida poderia está entrando na via falsa, porém não sei como fazer para evitar a via falsa. Agora ele come muito pouco, na realidade quase não come, acredito que seja falta de ar, não sei. O que devo fazer? Já consultei 3 veterinários da cidade mas eles não são especializados em animais silvestres e só dizem para limpar as vias, porém isso não adianta. Alguém me ajuda por favor...ele ainda está esperto. Quero fazer ele voltar a comer de boa antes q enfraqueça. O papo esvazia rápido, na primeira seringa de papa ele come ate bem mas depois não quer mais. A papa é a industrializada. Aguardo ajuda. Grata.

Primeiro, ql a quantidade de papa que vc da por vez?

Vc segue a tabela de papa que tem aqui no fórum? Senão, procure e siga q não tem erro.

Se vc não tem experiência com seringa, é melhor alimentar com colher. Procure universo dos pássaros no YouTube que lá ensinam como alimentar corretamente.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 3 months later...
Em 30/08/2015 at 21:14, Lydiane disse:

Consegui com essas ações fazer com que o papo voltasse ao normal. Pelo menos agora sei que isso é eficiente nessas situações.

Infelizmente o filhote veio a falecer por conta da perda de peso e infelizmente a candidíase não foi detectada a tempo.

Valeu a experiencia.!! 

Bom dia, estou com um filhotinho de periquito nascido dia 03/06 as penas parou de desenvolver qnd ele ficou com o papo estagnado (Com 14 dias) está quase pelado ainda. Estou ministrando papinha rala alcon com 2 gotas de nistarina para facilitar a digestão, mais tenho dúvida de como é o papo normal já q o dele sempre fica um pouco inchado na parte de baixo. É primeira vez q cuido a fêmea já colocou ovos 2 vezes a 1 ela expulsou do ninho e morreu agora ela colocou 3 ovos e os 3 nasceram porém só está está vingando, não quero parde-lo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...