Jump to content

Com quanto tempo posso tirar os filhotes do ninho?eu posso amansar sem papinha?


Bianquita

Posts Recomendados

  • 2 weeks later...
Em 20/04/2019 at 18:44, Bianquita disse:

Eu queria saber com quanto tempo posso tirar o filhote do ninho,e se tem como amansar sem papinha.

Olá! Sua pergunta tem duas partes.

Primeira parte: Conheço pessoas que tiram filhotes com 2/3 de ninho e dizem que esta é a idade ideal. Por exemplo, um filhote de agapornis sai do ninho com aproximadamente 45 dias, nesse caso deve-se tira-lo do ninho com 30 dias de vida. Mas eu mesmo já tirei filhotes com menos idade ( 7 e 15 dias) e consegui criá-los bem. A discussão da idade a se retirar do ninho gira em torno de duas coisas principalmente: empenamento da ave (que na idade de 2/3 de ninho já está com bastante pena) e a formação do sistema imunológico e desenvolvimento (os filhotes recebem anticorpos e hormônios -- de crescimento, por exemplo -- dos pais através do alimento regurgitado.

Segunda parte: Depende do que você considera "manso". Os dois jeitos mais comuns de se amansar são:

(1) pegando a ave todos os dias mas deixando os pais cuidarem dela até ela comer sozinha e ser independente; 

(2) alimentando com papinha ou "imprinting".

Vamos analisar cada uma das maneiras agora:

Com o primeiro modo você terá como resultado uma ave que não te bica (geralmente), não se assusta quando você chega perto e até interage (vem na sua mão, come nela, fica no seu ombro e perto de você, etc). Mas ela sempre terá um pezinho de desconfiança, sempre ficará muito alerta com as coisas que você e outras pessoas fazem. Geralmente são aves que não aceitam carinho em cima das asas pois esse é um instinto de defesa delas na natureza, sempre estão atentas para não serem predadas pelo seu ponto cego, ou seja, por cima. Dessa forma o pássaro sempre estará sob um certo nível de estresse. 

Já no segundo modo o resultado é diferente. Alimentando o pássaro com a papinha você cria uma marca, uma impressão nele e então ele passa a te reconhecer como seu progenitor. É como se na cabeça dele você fosse o pai dele, quem o alimenta e o protege, e quem o vai ensinar a sobreviver. Dessa forma ele confia em entende que deve ficar junto de você. Isso elimina o estresse da ave pois ela não ficará sob desconfiança, ela cofiará em tudo que for relativo ao seu dono.

Na minha concepção devemos sempre pensar no que é melhor para a ave e não para seu dono. Criar na papinha dá um pouco de trabalho mas isso irá gerar uma ave sem estresse e por isso mesmo mais saudável. Escolhendo qualquer um dos dois modos te indico a criar pelo menos duas aves da mesma espécie juntas. Jamais crie uma ave sozinha, ela será extremamente dependente de você. E isso não se resolve com algumas horas de companhia por dia; uma ave precisa de 24h de companhia. Caso fique sozinha sofrerá com estresse. E isso não quer dizer que ela vai deixar de ser sua companheira, lembre-se que ela está imprimida a você e quando adulta deixará de te ver como progenitor e passará a te ver como mais um de seu bando. Isso sim é mais saudável para o pássaro, um "dual imprinting", ou seja, ele está imprimido em duas direções: ao ser humano e à própria espécie.

Deixo aqui ainda o nome de dois canais no You Tube de criadores que utilizam essa técnica e essa filosofia de criação, um brasileiro e outro espanhol, vale a pena conferir e aprender mais sobre o assunto:

(1) Voo Livre

(2) halctor

Espero ter ajudado!

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Olá , me chamo Vitória e tenho 17 anos. Estou atras de pessoas que doem calopsitas mansas pois sempre quis ter uma porém onde moro elas são muito caras.... alguém que doe calopsitas ouvque queira doar ? Eu quero muito 🥺 meu wpp 021 976638767

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Matheus todud disse:

Olá , me chamo Vitória e tenho 17 anos. Estou atras de pessoas que doem calopsitas mansas pois sempre quis ter uma porém onde moro elas são muito caras.... alguém que doe calopsitas ouvque queira doar ? Eu quero muito 🥺 meu wpp 021 976638767

 

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...