Jump to content

Ração Extrusada


Malu

Posts Recomendados

Boa noite!

Queria saber se alguém aqui alimenta as suas aves exclusivamente com extrusada (sem mix de sementes). Independente de dar verduras e frutas, mas sem o mix de sementes. Eu conversei com um vet essa semana que recomendou tirar as sementes, queria saber a opinião de vocês.

E qual marca de extrusada vocês usam? Quanto gasta mais ou menos por mês de quantidade (e pra quantas aves)? 

 

Obrigada!

7 minutes ago, Malu said:

E qual marca de extrusada vocês usam?

Nem sei se pode recomendar marca, na verdade, mas eu só quero ter uma ideia do rendimento mesmo.

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu dou extrusada da Alcon club. Eles comem muuuiitto, mas nao comem exclusivamente extrusada. Deixo mix na gaiola tb. Então nao posso ajudar muito... 

Eu ja tentei tirar as sementes, mas achei que elas ficaram muito ansiosas e inquietas. Acho tb que é da natureza delas comer sementes entao preferi não tirar.

Link para compartilhar
Share on other sites

@Joseph Então, segundo o veterinário só a extrusada facilitaria no controle das fezes e identificação de doenças, pois teriam um padrão de alimentação. E quando eu incluísse alguma verdura, a mudança de cor também seria previsível. Até acho uma boa ideia, e não ter que ficar soprando as sementes todo dia também seria ótimo. rs Mas fico preocupada com a falta de variedade. No seu caso, você acha que elas tem preferência por extrusada ou mix? 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Malu disse:

@Joseph Então, segundo o veterinário só a extrusada facilitaria no controle das fezes e identificação de doenças, pois teriam um padrão de alimentação. E quando eu incluísse alguma verdura, a mudança de cor também seria previsível. Até acho uma boa ideia, e não ter que ficar soprando as sementes todo dia também seria ótimo. rs Mas fico preocupada com a falta de variedade. No seu caso, você acha que elas tem preferência por extrusada ou mix? 

Se sua calo Come sempre um padrão de mix e/ou extrusada, da pra saber oq é padrão e as variações dentro desse padrão, nao? 

Eu tbm dou os dois o meus. Se vc tem dinheiro pra comprar so extrusada, vc QM sabe se alimenta so com isso. 

E pra saber sobre doenças, é só fazer exames periódicos. 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Acredito que pelo fato delas escolherem quais sementes preferem, as cores das fezes ficam um pouco variadas. rs Acho que foi isso que ele quis dizer. E as minhas aves gostam de verduras, comem couve, milho, jiló, brócolis... Ai eu tenho dificuldade de definir o que é normal ou não nas fezes. Elas não ficam sujas, não tem diarreia, mas as vezes eu fico paranoica com qualquer alteração.

Eu queria saber mais ou menos do rendimento justamente pra ver se e viável fazer essa transição. Se fosse o mesmo peso que eu gasto de mistura por mês, por exemplo, eu gastaria mais de 400 reais só com extrusada por mês. Acho um valor um pouco exagerado. rs Se fosse uma coisa essencial, tudo bem, mas não acho que os mix de sementes não atendam as necessidades, sabe? Talvez colocar a ração como opção, como vocês fazem, seria mais viável mesmo. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Eu uso QUASE exclusivamente extrusada. Minhas aves comem um pouquinho de semente só 1 vez por semana (tipo o dia do lixo). Assim, eu tenho uma calopsita e um periquito australiano. Um pacote de 350 g da extrusada Megazoo PM 13 dá 1 mês de boas. E o pacote é uns 16-20 reais aqui no Ceará. As melhores marcas são Alcon, Megazoo e Nutrópica. Tem também a CeDê, que dizem ser a melhor do mercado, mas tive problemas com a papa para lóris deles, não sei... Assim, eu preferi não tirar completamente as sementes pq  elas ajudam na manutenção do bico, de certa forma, e todos os veterinários que perguntei sobre dizem que essa forma está super ok. Quanto as fezes, vc nota mesmo qualquer diferençazinha. Quando eles comem frutas vermelhas, fica beeeeem vermelho. Até a qualidade do extrusado vc vê pelas fezes. Por exemplo, não achei a Megazoo deles e tive que comprar uma marca meio ruizinha. Vi logo que, mesmo comendo direitinho, as fezes mudaram, o extrusado não foi bem digerido, etc. Eu monitoro até a qualidade da água pelas fezes deles agora kkkkkkk

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

@Myhr Bom, pela quantidade que você falou, pra 11 aves, eu gastaria em torno de 5 pacotes. Em quantidade, isso é muito menos do que eu gasto de sementes (entre 10 e 12kg por mês), pois não tem tanto desperdício. Isso me agrada muito. E se for mais ou menos essa quantidade mesmo, em termos de valor, eu devo gastar praticamente o mesmo que eu gasto com sementes. E poder controlar melhor as alterações das fezes seria ótimo. Acho que vou comprar um pacotinho pequeno da Nutrópica e testar, se eles gostarem e se adaptarem, eu compro aquele pacotão de 5kg. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...