Liliquinha Posted May 3, 2019 Share Posted May 3, 2019 Boa noite! Antes de mais nada, desculpa o textão! Gostaria de uma ajuda. Tenho um casal de calopsitas que estão na 3° postura, porém na segunda ninhada. Na primeira postura, colocaram, pásmém, 16 ovos, só que meu pai quis se meter e criar uma chocadeira que não deu certo e não nasceu nenhum. Na segunda não deixei ele se intrometer, colocaram 6 ovos, 5 galados e 1 não, 4 filhotes vingaram e 1 nasceu praticamente morto. Foram ótimos pais. Agora na terceira ninhada, está havendo algum problema. Colocaram, pasmém de novo,13 ovos, todos galados, ai na páscoa nasceu o primeiro filhote, na quarta a noite achei que eles não estavam alimentando o filhote, quando foi quinta de manhã ele estava morto e quando olhei, todo bicado. No segundo filhote que nasceu, ja fiquei atenta, e não deu outra, não alimentaram de novo e na hora que fui olhar, o pai estava batendo no filhote, tirei ele na hora dos pais. Percebi que muitos ovos estavam empretecendo e nada de nascer, e não deu outra, tinha 5 ovos com filhotes formadinhos e mortos. 2 ovos eles jogaram para fora do ninho. Ficaram 4 ovos, agora a tarde nasceu outro filhote e quando fui olhar, a barriga toda bicadinha de novo!!! Ai ja tirei ele do ninho antes que matassem de novo. Estão chocando os 3 últimos ovos. A minha dúvida é... como pode eles terem cuidado tão bem de uma ninhada e nessa estar acontecendo isso? Será que a postura foi estressante e por isso estão fazendo isso?! Afinal, foram 13 ovos. Abaixo foto do primeiro filhote que tirei antes dos pais matarem, 1° foto com pouco mais de 24h de nascido e 2° foto com 3 dias de nascido,já cicatrizando. Agora, Liliquinha disse: Boa noite! Antes de mais nada, desculpa o textão! Gostaria de uma ajuda. Tenho um casal de calopsitas que estão na 3° postura, porém na segunda ninhada. Na primeira postura, colocaram, pásmém, 16 ovos, só que meu pai quis se meter e criar uma chocadeira que não deu certo e não nasceu nenhum. Na segunda não deixei ele se intrometer, colocaram 6 ovos, 5 galados e 1 não, 4 filhotes vingaram e 1 nasceu praticamente morto. Foram ótimos pais. Agora na terceira ninhada, está havendo algum problema. Colocaram, pasmém de novo,13 ovos, todos galados, ai na páscoa nasceu o primeiro filhote, na quarta a noite achei que eles não estavam alimentando o filhote, quando foi quinta de manhã ele estava morto e quando olhei, todo bicado. No segundo filhote que nasceu, ja fiquei atenta, e não deu outra, não alimentaram de novo e na hora que fui olhar, o pai estava batendo no filhote, tirei ele na hora dos pais. Percebi que muitos ovos estavam empretecendo e nada de nascer, e não deu outra, tinha 5 ovos com filhotes formadinhos e mortos. 2 ovos eles jogaram para fora do ninho. Ficaram 4 ovos, agora a tarde nasceu outro filhote e quando fui olhar, a barriga toda bicadinha de novo!!! Ai ja tirei ele do ninho antes que matassem de novo. Estão chocando os 3 últimos ovos. A minha dúvida é... como pode eles terem cuidado tão bem de uma ninhada e nessa estar acontecendo isso? Será que a postura foi estressante e por isso estão fazendo isso?! Afinal, foram 13 ovos. Abaixo foto do primeiro filhote que tirei antes dos pais matarem, 1° foto com pouco mais de 24h de nascido e 2° foto com 3 dias de nascido,já cicatrizando. Foto abaixo de hoje, com 5 dias Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joseph Posted May 4, 2019 Share Posted May 4, 2019 Imagino que deve ser a quantidade de ovos. Esse tanto é dificil ate pra eles aquecerem os ovos e os filhotes ao msm tempo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Liliquinha Posted May 4, 2019 Author Share Posted May 4, 2019 1 hora atrás, Joseph disse: Imagino que deve ser a quantidade de ovos. Esse tanto é dificil ate pra eles aquecerem os ovos e os filhotes ao msm tempo. O problema é que não estou entendendo do pq de estarem querendo matar os filhotes, a outra ninhada foram super pais, dei a primeira papinha para o que nasceu agora a tarde pq ele estava chorando desesperado pedindo, agora estou alimentando ele e o irmã que é esse das fotos que está com 5 dias e já abrindo o olhinho! Esse dessa foto agora,e o que nasceu hj e que já tirei deles pq a barriga já estava toda bicada. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Nascimento Posted May 4, 2019 Share Posted May 4, 2019 1 hora atrás, Liliquinha disse: O problema é que não estou entendendo do pq de estarem querendo matar os filhotes, a outra ninhada foram super pais, dei a primeira papinha para o que nasceu agora a tarde pq ele estava chorando desesperado pedindo, agora estou alimentando ele e o irmã que é esse das fotos que está com 5 dias e já abrindo o olhinho! Esse dessa foto agora,e o que nasceu hj e que já tirei deles pq a barriga já estava toda bicada. Provavelmente por causa do estresse. Ou qm sabe pq querem reproduzir de NV. Se eles acham q o filhote é um empecilho, vão dar um jeito de elimina-lo. Siga a tabela de papinha q tem aqui no site. Qual foi o intervalo de tempo entre essas posturas ai? O adequado é n ter mais q 3 durante o ano. E qnd n quiser reprodução eliminar qlqr ambientação q favoreça ninhadas, começando pelo ninho e mudando a gaiola. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
VanessaHollier Posted May 5, 2019 Share Posted May 5, 2019 22 horas atrás, Liliquinha disse: O problema é que não estou entendendo do pq de estarem querendo matar os filhotes, a outra ninhada foram super pais, dei a primeira papinha para o que nasceu agora a tarde pq ele estava chorando desesperado pedindo, agora estou alimentando ele e o irmã que é esse das fotos que está com 5 dias e já abrindo o olhinho! Esse dessa foto agora,e o que nasceu hj e que já tirei deles pq a barriga já estava toda bicada. O correto é deixar os pais descansarem durante alguns meses antes de colocar o ninho de novo, porque se tiver algo na gaiola que estimule a reprodução, eles vão sentir que devem reproduzir e isso pode acabar sendo muito desgastante se for feito regularmente, principalmente com ninhadas tão grandes. É difícil cuidar de tantos filhotes sozinhos e por isso os pais podem se tornar agressivos ou muitas vezes acabarem abandonando alguns ou todos os filhotes ou não serem capazes de alimentá-los, e por conta disso eles dão prioridade pra alguns e deixam outros de lado. Tente alimentar os filhotes na papinha com ajuda de uma seringa pelo menos duas vezes ao dia, isso ajuda os pais a criarem os filhos. Espero que isso ajude. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Liliquinha Posted May 9, 2019 Author Share Posted May 9, 2019 Em 04/05/2019 at 00:52, Nascimento disse: Provavelmente por causa do estresse. Ou qm sabe pq querem reproduzir de NV. Se eles acham q o filhote é um empecilho, vão dar um jeito de elimina-lo. Siga a tabela de papinha q tem aqui no site. Qual foi o intervalo de tempo entre essas posturas ai? O adequado é n ter mais q 3 durante o ano. E qnd n quiser reprodução eliminar qlqr ambientação q favoreça ninhadas, começando pelo ninho e mudando a gaiola. Quase 1 ano o intervalo e não estão acasalando. Acredito que tenha sido pela postura rlestressante mesmo... so consegui salvar 1 deles, infelizmente. Em 04/05/2019 at 21:51, VanessaHollier disse: O correto é deixar os pais descansarem durante alguns meses antes de colocar o ninho de novo, porque se tiver algo na gaiola que estimule a reprodução, eles vão sentir que devem reproduzir e isso pode acabar sendo muito desgastante se for feito regularmente, principalmente com ninhadas tão grandes. É difícil cuidar de tantos filhotes sozinhos e por isso os pais podem se tornar agressivos ou muitas vezes acabarem abandonando alguns ou todos os filhotes ou não serem capazes de alimentá-los, e por conta disso eles dão prioridade pra alguns e deixam outros de lado. Tente alimentar os filhotes na papinha com ajuda de uma seringa pelo menos duas vezes ao dia, isso ajuda os pais a criarem os filhos. Espero que isso ajude. Infelizmente, dos que nasceram deles, so consegui salvar 1, foram 5 ao todo, 1 quando vi eles já tinham matado, 2 morreram com 3 dias 1 não viveu 24h palq eles machucaram muito ele e o outro está um mocinho já. Todoa tive que tirar do ninho, ainda sobrou 1 ovo e coloque com outro casal para chocarem... aparentemente, aceitaram. Eu não coloco para reproduzirem direto não. O intervalo entre uma ninhada e a outra foi de quase 1 ano. Fora isso eles qd terminam a ninhada, coloco todos juntos novamente no viveiro Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts