Jump to content

Ajuda com alimentação *novata


Doryyy

Posts Recomendados

Olá galera! Sou novata na área de calopsita e gostaria de uma ajuda em relação à comida, da quantidade mais ou menos certa de dá por dia em gramas e a quantidade de cada elemento como alpiste, girassol que deve conter numa alimentação diária. Minha calopsita se chama dory e está para completar 5 meses ❤️

Link para compartilhar
Share on other sites

Coloca um potinho que ela se vira, não economize na alimentação, Nutropica ou Megazoo, pode colocar sempre trocando todo dia, couve, brócolis, ovo, milho cozido sem sal, cenourinha ralada .

Detalhe evite dar sementes de girassol, pão, alface. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

7 horas atrás, Doryyy disse:

Olá galera! Sou novata na área de calopsita e gostaria de uma ajuda em relação à comida, da quantidade mais ou menos certa de dá por dia em gramas e a quantidade de cada elemento como alpiste, girassol que deve conter numa alimentação diária. Minha calopsita se chama dory e está para completar 5 meses ❤️

Alimentação dela é só alpiste e girassol? Se sim, ta muito errado.

Uma mistura básica de sementes tem q ter pelo menos isso aqui q ta nesse tópico:

 

 

A comida tem q ta sempre a vontade. 

N precisa jogar sementes fora td dia p recarregar. So se troca os alimentos frescos. 

N deixar potes embaixo de poleiros

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

8 horas atrás, Doryyy disse:

Olá galera! Sou novata na área de calopsita e gostaria de uma ajuda em relação à comida, da quantidade mais ou menos certa de dá por dia em gramas e a quantidade de cada elemento como alpiste, girassol que deve conter numa alimentação diária. Minha calopsita se chama dory e está para completar 5 meses ❤️

Existem mix de sementes no mercado (Na agropecuária, no caso) que vem embaladas com a quantidade certa de cada semente. Ração extrusada e farinhada são também uma ótima opção na alimentação, possuem vitaminas, cálcio, etc. Girassol deve ser oferecido sempre em pequenas quantidades e a alimentação natural também deve ser diversificada, então teste e ofereça frutas e legumes pra sua calopsita e veja as que ela mais gosta. (OBS: NUNCA ofereça abacate ou alface, pois o abacate possui toxina e a alface causa diarréia).

Alguns exemplos de frutas são: maçã, banana, uva, manga, cereja, kiwi, mamão, pêssego, goiaba, pera e laranja (essa em pequenas quantidades), etc.

Alguns exemplos de legumes e verduras são: jiló, pepino, cenoura, milho verde, almeirão, rúcula, couve, etc.

Faça uma boa higienização antes de dar qualquer alimento desses mencionados acima. Troque apenas os alimentos frescos na gaiola, principalmente banana, maçã, folhas e alimentos que rapidamente escurecem e já não são próprias pro consumo delas. Ração e sementes deve estar sempre a disposição e sempre em abundância, mesmo que elas desperdicem algumas sementes jogando elas no fundo da gaiola; A água deve ser de preferência filtrada e os potes (comedouro e bebedouro) devem ser higienizados diariamente. Espero ter ajudado.

 

Editado por VanessaHollier
  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Muito obrigada gente pela ajuda! Não a alimentação dela não é apenas alpiste e girassol só dei exemplos de alguns grãos que existem, eu sei que girassol é muito calórico e tem que dar de vez em quando, mas muito obrigada de verdade pelas as orientações ❤️

@Nascimento estas porcentagem  do mix que vc me enviou e baseado em quantas gramas?

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

1 hora atrás, Doryyy disse:

Muito obrigada gente pela ajuda! Não a alimentação dela não é apenas alpiste e girassol só dei exemplos de alguns grãos que existem, eu sei que girassol é muito calórico e tem que dar de vez em quando, mas muito obrigada de verdade pelas as orientações ❤️

@Nascimento estas porcentagem  do mix que vc me enviou e baseado em quantas gramas?

Já é uma porcentagem, por isso msm n se baseia em quantidade de gramas. 

Se vc quiser fazer um mix de 5kg, faça na proporção q a porcentagem indica. Assim como se quiser fazer um mix de 1kg, 10kg, 15kg, n importa. 

Use a regra de três da matemática pra saber a quantidade de cada semente. 

  • Obrigado 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 1 month later...
Em 08/05/2019 at 21:07, VanessaHollier disse:

Existem mix de sementes no mercado (Na agropecuária, no caso) que vem embaladas com a quantidade certa de cada semente. Ração extrusada e farinhada são também uma ótima opção na alimentação, possuem vitaminas, cálcio, etc. Girassol deve ser oferecido sempre em pequenas quantidades e a alimentação natural também deve ser diversificada, então teste e ofereça frutas e legumes pra sua calopsita e veja as que ela mais gosta. (OBS: NUNCA ofereça abacate ou alface, pois o abacate possui toxina e a alface causa diarréia).

Alguns exemplos de frutas são: maçã, banana, uva, manga, cereja, kiwi, mamão, pêssego, goiaba, pera e laranja (essa em pequenas quantidades), etc.

Alguns exemplos de legumes e verduras são: jiló, pepino, cenoura, milho verde, almeirão, rúcula, couve, etc.

Faça uma boa higienização antes de dar qualquer alimento desses mencionados acima. Troque apenas os alimentos frescos na gaiola, principalmente banana, maçã, folhas e alimentos que rapidamente escurecem e já não são próprias pro consumo delas. Ração e sementes deve estar sempre a disposição e sempre em abundância, mesmo que elas desperdicem algumas sementes jogando elas no fundo da gaiola; A água deve ser de preferência filtrada e os potes (comedouro e bebedouro) devem ser higienizados diariamente. Espero ter ajudado.

 

Como posso estar utilizando a farinhada? Comprei uma hoje da Nutrópica, ela é à base de mel, ovos e frutas.

Minhas calopsitas estão em período de reprodução. Estão com 2 ovos no ninho e fêmea ainda está em período de postura. Desde já agradeço!

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...