Jump to content

DICA DE SINTOMAS


rafael

Recommended Posts

BOM DIA A TODOS

TENHO UM AMIGO QUE COMPROU 10 FILHOTES, PARA CRIAR NA PAPINHA, POREM TEM 2 FILHOTES QUE DE UM DIA PARA OUTRO, COMECOU A FICAR COM BICO FECHADO E NAO TA ABRINDO NEM NA HORA DA PAPINHA COMO DE COSTUME, ISSO PODE SER AGLUMA DOENCA, POIS AVE ESTA ANIMADINHA, NAO TA COM APARENCIA DE TRISTE, ALGUEM JA VIU ESSE TIPO DE SITUACAO, 

POIS 2 FILHOTES,PARECE SE ESTRANHO, E JA TE ISOLOU DOS OUTRO

SE ALGUEM PUDER AJUDAR

Link to comment
Share on other sites

Olá Rafael

As vezes mesmo fazendo tudo certo chega uma hora que o filhote começa a recusar.

Reforce as informações abaixo para ele, eu sempre repito essas informações aqui que apesar de serem coisas basicas muita gente acaba errando.

A papa deve obrigatoriamente ser servida morna, para isso basta esquentar a quantidade de água equivalente ao que o filhote vai comer de papinha, por exemplo: Se você vai dar 5 ml de papinha, esquente 5 ml de agua mais a agua do 'Banho-maria', coloque os 5 ml de agua em um copo e misture o pó da papinha depois coloque a papinha em 'Banho-maria'. Antes de dar para o filhote, sinta se não está muito quente, o ideal é 38º, você pode medir usando um termômetro desses de farmácia, isto evita problemas como queimaduras no papo do filhote.

Podemos oferecer a papa com uma seringa sem agulha ou com uma colher com as bordas amassadas. Para fazer a colher, basta pegar uma de chá e amassar as bordas com a ajuda de uma alicate, nesse caso a papinha PRECISA ficar em 'Banho-maria' enquanto é servida pois na colher o alimento esfria rapidamente.

Alimentação com Sonda:
Retire qualquer bolha de ar da seringa e pingue uma gota no bico do filhote para que ele reconheça o alimento, quando ele começar a pedir entre com a a sonda do lado esquerdo diagonalmente em direção ao lado direito do bico, onde fica a entrada do papo. Vá apertando a seringa levemente de forma a não encher demasiadamente o papo evitando assim que o filhote aspire a papinha e engasgue, vomite ou até mesmo morra asfixiado.


Estas instruções não substituem a orientação de um profissional Veterinário.
Os filhote devem ser tratados de acordo com a idade, a tabela abaixo é apenas uma referência, somente o toque no papo pode dizer realmente a quantidade que deve ser dada. Quanto o papo estiver levemente firme significa que está cheio.

Marque o dia que o filhote nasceu para facilitar o trabalho.
se você perceber que o papo mantém a forma ao aperta-lo, significa que o alimento esta sendo dado muito sólido e pode haver problemas. Nesse caso dê um pouco de agua de coco e massageie o papo até que o alimento fique bem homogêneo, mole e possa ser digerido.
Comece a alimentar sempre a partir das 7:00 da manhã.

Não dar nada nas primeiras 2 horas de vida
2 primeiros dias não dê papinha: 0,1 ml de soro (farmácia) ou agua de coco a cada 4 horas
3º e 4º dia: 0,5 até 1,5 ml a cada 2 horas
5º até 7º dia: 1,5 a 3 ml a cada 2 horas
8º até 15º dia: 3 a 5 ml a cada 3 horas
16º até 20º dia: 5 a 7 ml a cada 3 horas
21º até 28º dia: 7 a 9 ml a cada 4 horas
29º até 35º dia: 9 a 13 ml a cada 4 horas
36º até 42º dia: 9 a 13 ml 3 vezes ao dia
43º até 49º dia: 8 a 10 ml 1 vez de manhã e 1 vez a noite
50º até 70º dia: 5 a 8 ml 1 vez a noite

Lembrando que depois dos 30 dias iniciais você pode deixar um pote de água, outro com farinhada e o último com uma boa mistura de sementes que devem ser trocados diariamente (mesmo que o filhote não coma), o filhote começará a descascar e aos poucos irá aprender a comer sozinho, portando será uma fase de transição, continue alimentando-os com papinha conforme a tabela para que a ave não passe fome.

Com cerca de 10 semanas o filhote vai estar “desmamado” e não vai mais precisar de comer a papinha.

Espero que as informações possam ser úteis a você e outros usuários.

Abração

 

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Rafael com quanto tempo está esses filhotes?  Eles já estão se alimentando com sementes, rações, farinhada ou outros alimentos sólidos?  Se eles já são crescidos esse é o típico caso de rejeição da papinha quando já estão se alimentando com outros alimentos e estão com o papo cheio. Quando oferecemos a papinha eles travam o bico para não comer mais, pois já estão saciados com os outros alimentos. Se for esse o caso não precisa mais dar papinha para eles, somente para os outros que ainda aceitam. Normalmente uma calopsita deixa a papinha entre 45 a 60 dias, depende muito de filhote para filhotes, uns mais cedo outros mais tarde. Quando convivem com outras adultas aprendem mais rápido a comer sozinho, pode ter acontecido isso com eles no criadouro onde estavam. Eu já comprei filhote com 45 dias de vida que chegando aqui em casa comeu só mais 3 dias a papinha e parou, pois aprendeu rapidinho com as minhas adultas. Antes de suspender a papinha tenha certeza absoluta que estão comendo, caso contrário poderão ficar doentes.

  • Gostei 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...