Jump to content

Filhotes recém nascidos como cuidar


Emanoelikohler30

Posts Recomendados

1 hora atrás, Emanoelikohler30 disse:

Bom dia! Minhas calopsitas tiverem dois filhotes que foram abandonados. Tentei salvar eles, mas apenas um sobreviveu, estou com medo que o outro morra tbm. Alguém pode me ajudar? Não sei oq fazer 

Oi.

Primeira coisa a se fazer é comprar uma papinha e, a da Alcon tem um ótimo custo-benefício, mas vai de sua preferência, sabendo que tem que ser de boa qualidade. Se os pais ainda estiverem entrando no ninho, mesmo que não estejam alimentando, deixe o filhote pra que os pais possam aquecer ele. Se eles não entrarem, coloque o filhote num lugar quentinho, mais fechado, mas que tenha uma abertura pra ventilação, a temperatura deve estar acima de 24C, porque por ser recém-nascido,ele não consegue controlar a temperatura corporal sozinho e pode acabar morrendo de frio. Se não conseguir algum tipo de aquecedor, um paninho já serve, e lembre de forrar o fundo também, pano esquenta bem, ou pode ser com papel-toalha.

Morne a água e adicione a papinha, deixando mais pra líquido, e coloque em uma seringa que deve ser previamente higienizada. Se ele não abrir o bico sozinho, você vai ter que abri-lo com uma mão, colocar a seringa lá e apertar. Não coloque muito fundo na garganta, porque pode acabar machucando.

No meu caso não foi um recém-nascido, mas pra mim conseguir alimentar o filhote dos meus pombos, eu colocava os dedos indicador e meio formando um sinal de paz ou um "V", aí ele mesmo encaixava o bico entre os dedos e abria, porque achava que aquilo era o bico dos pais. Facilitou muito pra mim, mas pode funcionar com você também. 

Lembre de não manusear muito, só pegue ele na hora de alimentar e coloque de volta no ninho. Sempre lave bem as mãos antes e depois de manuseá-lo, assim você evita que ele fique doente. E sempre verifique pra ver se o papo está cheio ou vazio, se estiver vazio significa que é hora de dar comida de novo. Nunca deixe o papo muito cheio, porque pode estagnar. O sinal de um papo muito cheio é quando ele fica duro ao toque, o ideal é ele estar cheio, mas ainda estar com o papo molinho. Então sempre olhe e toque pra ver se ele já está bem alimentado.

Ficou muito grande, mas espero ter ajudado.  Boa sorte, e me avise caso precise saber de mais alguma coisa.

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...