Jump to content

Ovo cozido - 40 dias/semanal


Nascimento

Posts Recomendados

Olá colegas.

Vejo alguns colegas criadores que, ao recomendarem alimentos variados e nutritivos para aves, recomendam que se dê ovo cozido somente a cada 40 dias ou mensalmente.

Sabemos q o ovo é um dos melhores alimentos tanto pra aves como p nos msm, pois tem vários micro e macro nutrientes, basicamente falando. 

Eu costumo dar ovo cozido de uma a duas vezes na semana no máximo, além de outros alimentos.

(Ps. Problema de sedentarismo n terão nunca, pois o meu viveiro tem qse 4m de comprimento por 2m de altura, ou seja, energia vão gastar muito voando)

Por isso pergunto aos colegas q usam somente mensalmente ou com um intervalo de tempo maior, o pq de darem tão espaçadamente assim. 

Acredito q um alimento nutritivo deve ser oferecido com certa regularidade, pois o organismo vai usar aqueles nutrientes durante os dias. Oferecendo somente uma vez por mês, por exemplo, essa nutrição não perderia a efetividade??

 

 

Link para compartilhar
Share on other sites

Penso da mesma forma Nascimento. Por exemplo, rações extrusadas temos aos montes no mercado, cada uma com sua qualidade mas todas fazendo basicamente a mesma coisa: oferecendo uma dieta equilibrada para a ave. Mas não creio que seja tão perfeito assim. Cada modo de criação tem necessidades específicas e com alimentação não deve ser diferente. Aves como as suas que vivem em um viveiro grande ou então aves que praticam voo livre podem desfrutar de uma alimentação mais "gorda" ou enriquecida do que aves que apenas pulam de um poleiro para outro em gaiolas pequenas e/ou tem as asas cortadas e apenas andam. Os estilos de vida são diferentes, certo? E como são diferentes! 

Portanto, seguindo esse pensamento, eu acredito que não tem problema essa frequência que você oferece ovo aos seus pássaros. Me diga, qual é a base da alimentação? Extrusada ou sementes? Ofereces verduras, frutas e legumes também? 

Link para compartilhar
Share on other sites

É simples.....o ovo é rico em proteínas, e excesso de proteína, com o tempo, compromete os rins. Não dá pra comparar nosso organismo com o das aves.É aceitável que se ofereça ovos 01 vez por semana, desde que no período não seja oferecida farinhada (já contêm ovos). No período em que a calopsita está alimentando os filhotes pode ser oferecido ovo diariamente. E o ovo tem que ser retirado no mesmo dia, porque fermenta.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 5 weeks later...

@Nascimento @CARONE @SAM 3

Ótima pergunta.

Olha, no meu caso, quem orientou que ovo cozido deve ser oferecido a cada 40 dias foi a veterinária especialista em aves, segundo ela é um alimento muito gorduroso e pode afetar o fígado deles.

Conversamos o bastante para ela saber da rotina que temos em casa, os calos ficam presos praticamente o dia todo, em uma gaiola/viveiro, tem as penas de vôo cortadas, então o máximo de esforço que fazem é caminhar na gaiola e voar do meu ombro ao chão, caminhar uma vez ao dia na sala sob supervisão, ou seja, conforme já mencionado pelo colega @Arthur S. Oliveira, tem um estilo de vida que acaba não consumindo muita energia. 

Acredito que no seu caso talvez pudesse oferecer a cada 20 dias talvez já seria o suficiente. Parto do principio que as aves não encontrariam esse alimento estando na natureza, assim não abusaria. Meu lema é: na dúvida, sempre menos!

Os meus pequenos adoram ovo, se eu oferecesse todos os dias,  provavelmente não recusariam.xD😊

Além disso, ofereço uma alimentação muito balanceada, então não vejo necessidade.

Ninha*

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...