Jump to content

Minha calopsita filhote arisca


Lenara

Posts Recomendados

Olá

Comprei uma calopsita filhote (o Berlim), fazem 2 semanas, mas o bichinho é muito arisco, nao deixa chegar com a mão perto dele, estou usando todas as técnicas que vejo pela internet pra amansar, mas nada adianta. Estou achando que por eu trabalhar durante o dia e ele ficar por períodos sozinho isso esteja atrapalhando pra amansar. Eu fico com ele no horário do almoço e final do dia das 19hrs as 20:30 que é a hora do soninho. Entao eu fico com ele por mais ou menos umas 3hrs por dia apenas. 

A pergunta é: Será que eu devo comprar uma outra calopsita (também macho) que seja manso,pra fazer companhia pra ele? será que assim ele vai amansar? 

e outra pergunta: Calopsita não gosta que a gente tenha unha comprida?, a minha é comprida, mas eu não pinto (de vez em quando de branquinho renda), mas ele vive brigando com minha unha

Link para compartilhar
Share on other sites

50 minutos atrás, Lenara disse:

Olá

Comprei uma calopsita filhote (o Berlim), fazem 2 semanas, mas o bichinho é muito arisco, nao deixa chegar com a mão perto dele, estou usando todas as técnicas que vejo pela internet pra amansar, mas nada adianta. Estou achando que por eu trabalhar durante o dia e ele ficar por períodos sozinho isso esteja atrapalhando pra amansar. Eu fico com ele no horário do almoço e final do dia das 19hrs as 20:30 que é a hora do soninho. Entao eu fico com ele por mais ou menos umas 3hrs por dia apenas. 

A pergunta é: Será que eu devo comprar uma outra calopsita (também macho) que seja manso,pra fazer companhia pra ele? será que assim ele vai amansar? 

e outra pergunta: Calopsita não gosta que a gente tenha unha comprida?, a minha é comprida, mas eu não pinto (de vez em quando de branquinho renda), mas ele vive brigando com minha unha

Olá,

Eu acho que comprar outra calopsita não vai ajudar ele a se tornar manso, mas pode ajudar pra que ele não se sinta sozinho enquanto você trabalha. 

O filhote já está se alimentando sozinho? Onde você o comprou? Quem te vendeu disse que ele era manso ou não? 

Link para compartilhar
Share on other sites

.

3 horas atrás, VanessaHollier disse:

Olá,

Eu acho que comprar outra calopsita não vai ajudar ele a se tornar manso, mas pode ajudar pra que ele não se sinta sozinho enquanto você trabalha. 

O filhote já está se alimentando sozinho? Onde você o comprou? Quem te vendeu disse que ele era manso ou não? 

Sim ele se alimenta sozinho. Comprei em uma agropecuária, pois aqui na minha região não tem criadouros. O vendedor disse que era manso, eu me sentiria muito mal em devolver, então estou fazendo de tudo para ele amansar. Quero ver ele feliz, e farei o que for possível

Editado por Lenara
Link para compartilhar
Share on other sites

Agora, Lenara disse:

sim ele se alimenta sozinho, comprei em uma agropecuária, pois não tem criadouros aqui na minha região. O rapaz me vendeu dizendo que era manso

 

Hmm, ele pode muito bem ter mentido ou se enganado achando que era manso, mas não era. Enfim... Como ele já está comendo sozinho vai ser difícil pra ele ficar manso agora, mas você pode tentar ganhar a confiança dele. Finja que coma sementes e legumes, verduras, coma frutas na frente da gaiola pra que ele possa te ver. Calopsitas são curiosas, então ofereça pequenos pedaços desses alimentos pra ele na sua mão. Talvez assim ele crie confiança de que você não vai machucá-lo.

Na agropecuária os animais passam por muita coisa, alimentação inadequada, falta de higiene, gaiolas lotadas e com muitos conflitos, brigas, eles se machucam, ficam doentes, etc. Então pode ser por isso que é arisco, ele pode ter adquirido algum medo ou trauma por conta da agropecuária. 

Link para compartilhar
Share on other sites

1 minuto atrás, VanessaHollier disse:

Hmm, ele pode muito bem ter mentido ou se enganado achando que era manso, mas não era. Enfim... Como ele já está comendo sozinho vai ser difícil pra ele ficar manso agora, mas você pode tentar ganhar a confiança dele. Finja que coma sementes e legumes, verduras, coma frutas na frente da gaiola pra que ele possa te ver. Calopsitas são curiosas, então ofereça pequenos pedaços desses alimentos pra ele na sua mão. Talvez assim ele crie confiança de que você não vai machucá-lo.

Na agropecuária os animais passam por muita coisa, alimentação inadequada, falta de higiene, gaiolas lotadas e com muitos conflitos, brigas, eles se machucam, ficam doentes, etc. Então pode ser por isso que é arisco, ele pode ter adquirido algum medo ou trauma por conta da agropecuária. 

infelizmente ele deve ter passado por tudo isso mesmo, ou pior. Eu continuarei tentando, e vou começar a usar essas dicas que vc me deu.Obrigada mesmo!!

Link para compartilhar
Share on other sites

Se comprar outra calopsita e ela for mansa, pode ajudar a acostumar com você, sim. Eu tenho várias ariscas e o fato das mansas virem no meu ombro e na minha mão fez com que as ariscas se sentissem mais confiantes pra virem tb. No meu caso, facilitou o processo. Elas não ficaram mansinhas, mas sobem em mim e não tem medo mais. Agora se for muito bravo, não sei, os meus que são assim, nem olham pra mim. As vezes tem uns seis pendurados em mim e os bravos tão lá, me ignorando completamente. rs Mas de qualquer forma, outra calopsita pra fazer companhia enquanto ele está sozinho é uma boa, como disse a @VanessaHollier. E acho que pra amansar tem que dar tempo ao tempo, deixar que elas se interessem por você, não forçar a aproximação, levar comida ajuda, deixar que elas comam na vasilha na sua mão, aos poucos elas perdem o medo, mas pode demorar meses. Quanto às unhas compridas, eu tenho e os meus ficam interessados, loucos pra bicar, mas não estressam, não. 

Link para compartilhar
Share on other sites

@Lenara

Dê tempo ao animal, a ave está acostumando a nova casa, nova gaiola, ...relaxa, com o tempo ele amansa sim. Calopsitas não são todas iguais algumas podem amansar antes outras depois outras já vem com traumas do criador anterior, são seres vivos com sentimentos. Ofereça cuidados, boa alimentação e muito amor, o restante com o tempo se encaminha.

Ninha*

Link para compartilhar
Share on other sites

Para crescerem dóceis e mansos eles devem ter contato com humanos antes dos 30 dias de vida. Após esse período, fica mais difícil, mas nada é impossível. E tem a questão da personalidade da ave também. Mas com certeza ele se sente seguro e protegido ao seu lado, e encontrará outras formas de demonstrar isso. Em relação à unha, ele apenas não gosta que invadam o espaço dele sem permissão.😊. Uma ave como companhia tornará a vida dele melhor e costuma prolongar a expectativa de vida deles, pode até torná-lo menos arisco, mas não ficará totalmente manso. Enfim, ele está há pouco tempo contigo. Pode ser que com o tempo ele se mostre mais dócil do que você imagina.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...