Jump to content

CALOPSITA EXCESSIVAMENTE MEDROSA


Adrian Ivo

Posts Recomendados

Pessoal, há 3 meses que estamos com duas calopsitas em casa. Uma delas eu comprei numa lojinha. Ela sempre foi muito mais arisca, arredia e desconfiada que a outra. Eu comecei a abrir a gaiola todas as manhãs para que elas pudessem sair um pouco. Ela hesitava, mas saia. Só que ela se assusta com extrema facilidade e aí sempre acabava voando e se batendo em algo. Uma vez, chegou a machucar uma asa. Daí em diante ela não quis mais sair da gaiola.  Sai com muito custo, atraída pela companheira, mas logo se assusta e volta. Até hoje ela não se acostumou totalmente comigo. Sempre recua pro fundo da gaiola quando chego perto. O que posso fazer para ganhar sua confiança?

Link para compartilhar
Share on other sites

Você sabe dizer se é uma fêmea ou um macho? Fêmeas costumam ser mais ariscas ou desconfiadas, principalmente se forem compradas quando já são adultas.

Você disse que comprou em uma lojinha, então eu tenho algo a dizer. Aves criadas nesse tipo de ambiente normalmente sofrem maus-tratos, seja pela falta de higiene, falta de comida, espaços lotados e muitos conflitos. O fato dela ser medrosa pode ser por conta disso, ela pode ter ficado com traumas pelo que passou quando estava naquele lugar.

Você pode tentar ganhar a confiança dela oferecendo o pote de comida na sua mão, pra que ela se aproxime pra comer ou então pode comer frutas na frente dela e oferecer alguns pequenos pedaços pra ela ou deixar na sua mão. Repita isso várias vezes, não é algo rápido, e é como na natureza. As vezes você coloca sementes pros pássaros comerem no jardim ou em um alimentador de aves e eles ficam super desconfiados, com receio, mas depois eles criam confiança e sempre voltam pra comer.

 Não faça uma aproximação de forma brusca, porque isso vai a estressar ainda mais. E se ela costuma se assustar muito facilmente, não deixe ela solta pela casa, pois ela pode se machucar feio. Deixe na gaiola até que ela se acostume com o ambiente e as pessoas que vivem na sua casa. Coloque a gaiola sempre num local quieto e vigie o banho de sol, porque ela pode ver possíveis predadores, carros e outros animais andando ou fazendo barulho do lado de fora, então corre o risco dela se assustar, bater nas grades ou nos poleiros, cair, etc. 

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...