Jump to content

Calopsita dificuldade de respirar e chiando muito


Elisangela Lemos
Ir para a solução Resolvido por salete fortes,

Posts Recomendados

Pessoal me ajudem, minha calopsita de 5 anos parece estar com dificuldade de respirar, tá ficando com a boquinha aberta, parece gripado, tá espirrando, mas sem coriza, fazendo uns barulhos como quem tá com asma. O que pode ser ? Hoje é domingo e não tem PET aberto. Estou muito preocupada, por favor me ajudem
Não sei se dá para ouvir, mas segue link de um vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=resp

Link para compartilhar
Share on other sites

Como esta as fezes dala ? poste foto para nos ver esta com diarreia  .   Ela esta se alimentando dirito ? pode ser tantas coisas mas se ela ficou em lugar com corrente de ar  frio  pode ser pneumonia .... Pois ela esta com um chiado na respiração  que é um dos sinais de pneumonia   não sei o que vc pode fazer  o certo é passar em um veterinário para ele medicar com antibiótico.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como esta as fezes dala ? poste foto para nos ver esta com diarreia  .   Ela esta se alimentando dirito ? pode ser tantas coisas mas se ela ficou em lugar com corrente de ar  frio  pode ser pneumonia .... Pois ela esta com um chiado na respiração  que é um dos sinais de pneumonia   não sei o que vc pode fazer  o certo é passar em um veterinário para ele medicar com antibiótico.

Salete as fezes por enquanto normal, e ainda está se alimentando. A gaiola fica na varanda de casa, a noite costumo cobrir, mas ultimamente o tempo tem mudado muito aqui (ES). Ele já está dentro de casa, espero que corra tudo bem até amanhã. Obrigado 

Como esta as fezes dala ? poste foto para nos ver esta com diarreia  .   Ela esta se alimentando dirito ? pode ser tantas coisas mas se ela ficou em lugar com corrente de ar  frio  pode ser pneumonia .... Pois ela esta com um chiado na respiração  que é um dos sinais de pneumonia   não sei o que vc pode fazer  o certo é passar em um veterinário para ele medicar com antibiótico.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • Solução

Elisangela  o perigo é esta mudança do tempo   , calopsita são muito frajil   a mudanças bruscas do tempo corrente de ar é ai que ele pegam esta temível  doença que é pneumonia ... Deixe ela dentro de casa e proteja cobrindo a gaiola com uma coberta  deixando uma fresta par ela respirar  . se vc tiver inalador  faca inalação  com soro ficológico ,  vai ajudar na respiração  faça de uma boa distancia  para ela   não    se assustar .

Leve ela  bem ceda ao veterinário   quando tirar ela dentro de casa  cubra com um pano nem que seja fino para proteger do vento  .  

Se Deus quiser ela vai ficar bem até amanhã . De noticias depois que vc  passar no veterinário  vou ficar na torcendo pela recuperação dela ^_^

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

moço mas como pode ser pneumonia se ele esta tentando respirar mas a respiração  não sai direito, ele está fazendo bastante força o pior e que ele está com sono e se ele pegar no sono pode acabar morrendo asfixiado esse é o vídeo que acabei de gravar https://www.youtube.com/watch?v=4zAxdofEAXk  eu to com muito medo de perder ele, ele está ficando cada vez pior e eu não posso fazer nada! não tem outro jeito de ajudar ele na respiração? Eu nunca vou esquecer que hoje eu consegui dar carinho nele que foi hoje quase agora pois ele é meio arisco, me ajuda por favor!          By:Julia Lemos

Editado por Elisangela Lemos
  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

Como esta as fezes dala ? poste foto para nos ver esta com diarreia  .   Ela esta se alimentando dirito ? pode ser tantas coisas mas se ela ficou em lugar com corrente de ar  frio  pode ser pneumonia .... Pois ela esta com um chiado na respiração  que é um dos sinais de pneumonia   não sei o que vc pode fazer  o certo é passar em um veterinário para ele medicar com antibiótico.

moço mas como pode ser pneumonia se ele esta tentando respirar mas a respiração  não sai direito, ele está fazendo bastante força o pior e que ele está com sono e se ele pegar no sono pode acabar morrendo asfixiado esse é o vídeo que acabei de gravar https://www.youtube.com/watch?v=4zAxdofEAXk  eu to com muito medo de perder ele, ele está ficando cada vez pior e eu não posso fazer nada! não tem outro jeito de ajudar ele na respiração? Eu nunca vou esquecer que hoje eu consegui dar carinho nele que foi hoje quase agora pois ele é meio arisco, me ajuda por favor!          By:Julia Lemos

Elisangela  o perigo é esta mudança do tempo   , calopsita são muito frajil   a mudanças bruscas do tempo corrente de ar é ai que ele pegam esta temível  doença que é pneumonia ... Deixe ela dentro de casa e proteja cobrindo a gaiola com uma coberta  deixando uma fresta par ela respirar  . se vc tiver inalador  faca inalação  com soro ficológico ,  vai ajudar na respiração  faça de uma boa distancia  para ela   não    se assustar .

Leve ela  bem ceda ao veterinário   quando tirar ela dentro de casa  cubra com um pano nem que seja fino para proteger do vento  .  

Se Deus quiser ela vai ficar bem até amanhã . De noticias depois que vc  passar no veterinário  vou ficar na torcendo pela recuperação dela ^_^

Amigos infelizmente o Léo (minha calopsita) não resistiu e morreu durante a noite. Estou arrasada, eu estava deixando ele mais preso porque a fêmea estava com filhote e ele estava batendo muito nela, meu marido acha que foi stress, mas o tempo tava meio doido também, nem sei o que pensar, sei foi isso, se foi pneumonia. Minha filha está desolada. Estava com ele há 5 anos. E o estranho é que ele estava se alimentando normalmente. Teve uma festa de aniversário aqui do lado, e estourou muitos balões, não sei se isso pode ter prejudicado ele, se tinha algum problema cardíaco. Nesses 5 anos ele nunca ficou doente e vivia solto aqui em casa, passei a prender mais depois que nasceu filhotes.

Link para compartilhar
Share on other sites

Elisangela sinto muito pela sua perda, mas com certeza ele estava doente com doença respiratória e a mais provável é pneumonia.  Você disse que ele dormia na varanda e esse foi o grande erro, pois por mais que você cubra a gaiola a temperatura fria penetra dentro dela sob o pano e ele acaba adoecendo. Você disse que ai a temperatura estava oscilando entre dias mais frios e outros menos, esse foi o grande problema. Nunca devemos deixar passaro algum dormir fora de casa, pois como são muito frágeis acabam adoecendo. Esses sintomas que ele estava apresentando já são de um passaro em estágil final da doença, mesmo que você levasse ele a um veterinário dificilmente ele iria suportar. Normalmente começa com ele ficando mais quietinho, depois ele deixa de comer pois fica com a garganta inflamada, na sequência começa a ficar encorujado e a dormir mais, até que os pulmões ficam congestionados e começa essa chiadeira. Você tem que começar a observar melhor os seus passaros, pois ele demonstrou todo esse processo antes de chegar a esse ponto, mas você não se atentou a esses sintomas ou porque não observava ele durante o dia ou porque deixou ele lá fora e não via durante o dia. As vezes aprendemos com nossos erros também, não estou julgando e nem culpando você, pois sei que não foi intencional, mas como tem outras calopsitas procure se atentar a elas pois elas são como seres humanos, não adoecem da noite para o dia, sempre vão demonstrar algum sintoma no estágio inicial da doença e quando detectado precocemente o sucesso no tratamento é de quase 100%. Não deixe elas fora de casa em dias frios ou nublados e nem embaixo de sol direto, a noite coloque elas para dentro de casa e cubra com um pano, essa será a única forma de prolongar a vida delas além de outros cuidados básicos.

  • Gostei 1
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 anos depois...

Bom dia!! Preciso de ajuda!! Minha calopsita tem mais de cinco anos esta velinha!! Mas ultimamente tenho percebido que ela esta muito cansada. Estava  fazendo as fezes mole com bastante liquido!! Comecei a dar vitamina para ela, hj as fezes está normal, mas agora estou percebendo que a respiração dela esta um pouco ofegante, ela não consegue mais subir no poleiro, fica no fundo da gaiola. Estou com medo de perder ela. Não tenho veterinário na minha região que cuida de aves...!! Qual o melhor medicamento (antibiótico) que devo dar para salva-lá. Por favor!!!   

Link para compartilhar
Share on other sites

Inda .Sem exames fica difícil saber o que ela tem para dar medicação CORRETA. 

Tem duas soluções, ou leva num veterinário próximo a sua cidade que é o mais correto ou faz os exames via correio Ampligen ou Unigen 

Pra mim isso é problema respiratório e calopsita com 5 anos e nova ainda 

Editado por Ruz
Link para compartilhar
Share on other sites

Calopsita com 5 anos não é velhinha, pelo contrário, é nova ainda. E como disse o colega, só levando a um veterinário, mesmo que não especializado em aves, pra saber o que ela tem. Por conta própria, corre o risco de vc dar uma medicação errada e piorar a situação dela que já está debilitada.

Editado por Malu
Link para compartilhar
Share on other sites

  • 6 months later...

Bom eu particularmente em casos assim, acho que tem que entrar com medicação de antibióticos de 2 gotas (dependendo da marca) para aves e diretamente no bico para ter maior eficácia de 12 em 12 horas. E assim que possível levar ao veterinário, pois aves por terem seu metabolismo muito rápido podem vir a ter um quadro piorado do dia para noite e penso eu que até mesmo uma medida mais invasiva assim tem mais chances de salvar a calopsita do que piorar o quadro da doença.

Lembrando quando não é possível levar a um veterinário a tempo, medicação deve ser ministrada por conta própria só em casos extremos. No meu ponto de vista esse relato seria um caso que teria que ter entrado com a medicação.

Link para compartilhar
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...