Jump to content

Como evitar ovo preso.


Gutto De Castro

Posts Recomendados

Olá, hj presenciei uma coisa muito triste... a morte de uma calopsita por ovo preso. Realmente, mesmo não sendo minha chorei de verdade kkk 

Então pensei em pedir aos experientes para que me ajudem. Eu tenho aves fêmeas e, mesmo algumas sem macho vão colocar ovos, acho que é inevitável.

Gostaria de saber se existem formas de evitar, e tentar ajudar as pobres aves. Sabendo que obviamente devemos procurar um veterinário. Mas nem todos tem condições e nem todas as cidades tem veterinário.(o que causou essa fatalidade) e muitas vezes tem o médico, mas alguns não podem atender ou não dá tempo.

É só para saber o que fazer e o que nunca fazer nesses casos. 

Segue uma foto da pobrezinha, momentos antes do acontecimento 😔.

20190713_101302.jpg

Link para compartilhar
Share on other sites

Acho que o que dá pra evitar são os fatores de risco. Não chocar com fêmeas muito novas ou muito velhas, ou mesmo as que estiverem mais fraquinhas por algum motivo. Tentar oferecer um espaço onde ela possa se movimentar, se exercitar minimamente, isso ajuda na postura. Tentar reforçar a alimentação com osso de siba e farinhada durante a postura, diversificar a alimentação antes de iniciar a postura, dar bastante couve e verduras nas semanas antes de colocar os ninhos. Não fazer duas posturas seguidas, tomar muito cuidado com as fêmeas que começam a botar sem parar, eu quase perdi uma assim. Nesse caso tem que separar do macho temporariamente, tirar o ninho, trocar de gaiola e ambiente...

Enfim, uma vez com o ovo preso, acho arriscado tentar fazer qualquer coisa em casa. Já ouvi indicarem fazer nebulização, colocar compressa morna na cloaca, colocar umas gotinhas de azeite etc... mas é totalmente arriscado tentar tirar o ovo, vai acabar matando a ave. Já contei isso em outro tópico, mas o que já aconteceu comigo uma vez foi o ovo da fêmea quebrar ao sair, não sei se por falta de cálcio etc... Mas acabou saindo tudo e ela não tinha nenhum dos sinais de ovo preso antes disso acontecer, foi algo que deu errado na hora de botar mesmo. Mas se fosse o caso de eu notar que tá com ovo preso, encorujada e no fundo da gaiola, eu correria pro vet. rs

Editado por Malu
Link para compartilhar
Share on other sites

Ela deixou o macho com 3 ovos. Ela não parecia estar com ovo preso, porque estava empoleirada. Começou com sementes nas fezes, pedi pra que levassem ao veterinário, mas aí no outro dia ela estava pior.

Não era tão jovem, tinha 2 anos e meio. 

Conheço ela mais que o dono kkk ela nasceu aqui e ele comprou.

Por isso fiquei triste... literalmente eu vi ela nascer, eu cuidei desde os 15 dias kkk.

Link para compartilhar
Share on other sites

Deixe um comentário

Você pode postar agora e se registrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Seu link foi incorporado automaticamente..   Ou exibir como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...